quinta-feira, 21 de julho de 2011

Olá, amigos da Comissão do Rock


Voltamos a publicar aqui no blog, mais um post da série A Formação do Gosto Musical. Para não está acompanhando, essa é uma sequência de publicações que foi cedida à Comissão do Rock, pelo blog Sons Filmes & Afins, que publicou anteriormente essas matérias. Nós chegamos a publicar três capítulos dessa série, mas acabamos interrompendo-a devido a variações constantes no conteúdo do blog. Hoje reprogramamos as três edições anteriores, além dessa quarta. Ao longo dessa semana teremos mais posts da série A Formação do Gosto Musical


Para a boa compreensão deste artigo, é imprescindível a leitura prévia dos artigos anteriores, caso ainda não tenha lido, utilize os links abaixo:










  • A Formação do Gosto Musical - Introdução















  • A Formação do Gosto Musical - Parte 2: Os Primeiros Padrões Musicais















  • A Formação do Gosto Musical - Parte 3: A Estrutura Básica da Música











  • No meu entender, existem 4 grandes agentes formadores do gosto. Claro que há uma infinidade de possibilidades que podem ser responsáveis pela formação do gosto musical de uma pessoa, mas creio que todos eles gravitam em torno dos "quatro grandes" que passarei a abordar com maior profundidade a partir do artigo de hoje.

    O leitor atento já deve ter percebido quais são esses agentes através dos artigos anteriores, pois apesar de abordarem os primeiros contatos do ser humano com o universo musical, tais princípios acompanharão o indivíduo durante toda sua existência, aumentando apenas em complexidade e quantidade.

    Cabe ressaltar que esses princípios não agem individualmente, mas sim em conjunto, e tudo isso com um objetivo comum: a formação desses padrões cerebrais, ou seja, do gosto musical em si, tanto para o que será apreciado quanto rejeitado.

    1º Costume

    Nosso bebê agora já é uma criança. Nesse estágio, o ser humano tem apenas os rudimentos de um "mundo próprio", então se ele fosse escolher uma música para ouvir, provavelmente seria uma canção infantil ou alguma música que seus pais apreciam. As canções de ninar não seriam totalmente descartadas, mas ficariam reservadas aos momentos de mimos dos parentes ou à hora de dormir.

    Isso porque aqui cabe o velho ditado que diz "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!" Como é da natureza do homem apreciar música, não seria incomum que no ambiente em que vive a criança, ela, a música, esteja presente por incentivo dos pais que acreditam que as canções infantis sejam apropriadas, pois têm uma linguagem (musical e textual) para o estágio em que se encontra seu filho. Então não se cansam de reproduzir quase que diariamente as tais musiquinhas. O resultado é óbvio: algumas delas acabam sendo apreciadas. Da mesma maneira repetitiva, o jovem não tem como escapar da influência do gosto de seus familiares, pois eles não se cansam de reproduzir as músicas que apreciam, de forma que esta constância fatalmente contribuirá no início da montagem do gosto musical da criança. É muito fácil constatar esse fenômeno, basta você caro leitor, pensar um pouco naquele cantor ou conjunto que tem pouco ou nada a ver com seu gosto atual; aqueles de quem seus pais gostavam e lá no fundo você também gosta (no meu caso logo vem à mente o Taiguara, lembra dele? "Universo no seu corpo" e outras cafonices?). Outra "fonte" de repetição musical dos dias atuais, sem dúvida é a televisão e ela realiza uma verdadeira lavagem cerebral até nos adultos, o que dirá nas crianças!




    Uma frase muito comum que escuto das pessoas sobre determinada música é: "quando a ouvi pela primeira vez nem gostei, mas depois, ouvindo mais vezes mudei de ideia!"

    Tudo isso graças ao primeiro dos "grandes agentes formadores do gosto" - O COSTUME - Você gosta da música quando se acostuma com ela.

    Contudo, para gostar de uma música ou estilo musical, não basta reproduzi-los à exaustão, isso pode causar o efeito contrário e transformá-los em insuportaveis e torturantes. Sem contar que uma pergunta que você poderia estar se fazendo é: se o costume/repetição é uma das chaves para o gosto, por que no texto acima apenas algumas canções infantis são apreciadas e não todas as que são repetidas? Analogamente, por que apenas algumas músicas do gosto dos pais são compartilhadas pelo jovem e não todas?

    Porque o COSTUME é apenas um dos "quatro maiores agentes do gosto musical", no próximo artigo abordarei o segundo, até lá!


    Rodrigo Nogueira foi professor de teoria e percepção musical, história da música e saxofone e atualmente é administrador de empresa e estudante de filosofia na USP





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