sábado, 21 de setembro de 2013




Diversas culturas e mitologias de todas as partes do mundo são usadas como temas para gerar letras de músicas das bandas dos mais variados subgêneros do Metal. Cultura celta, inca, indígena, viking e egípcia são alguns dos temas abordados por bandas do mundo inteiro para conduzir estórias em seus álbuns que prendem o ouvinte até a última faixa.

Claro que utilizar esse tipo de tema requer estudos aprofundados sobre os mesmos para que sejam evitados equívocos. Equívocos esses que podem fazer de uma obra de arte musical se tornar uma “bola fora” de proporções gigantescas. 

Chega de papo a vamos ao que interessa, as bandas.


Ex Deo
O Ex Deo é uma banda canadense de Symphonic Death Metal formada em 2008. Trata-se de um projeto paralelo do vocalista da banda Kataklysm. Na verdade, poderíamos dizer que é um projeto paralelo da banda inteira pois todos os membros do Kataklysm fazem parte do Ex Deo, mas como a ideia partiu apenas do vocalista, ele leva os créditos pela formação da banda. O principal tema da banda é a História romana antiga. O som, apesar da banda ser de Symphonic Death, beira muitas vezes ao Technical e até mesmo ao Brutal Death. A fusão do som brutal com a fluência dos arranjos orquestrados, somados às belas letras baseadas na cultura romana, fazem dessa banda, um das melhores do estilo.




-

Aquaria

O Aquaria é uma banda nacional de Symphonic Power Metal formada em 2002 com o nome de Uirapuru (o pássaro sagrado) e que infelizmente encerrou as atividades em 2010. Com a proposta de levar até os seus ouvintes, letras que falassem sobre o folclore brasileiro, a banda cumpria muito bem esse papel e lançou dois ótimos álbuns, o Luxaeterna em 2005 e o Shambala em 2007.




-

Furor Gallico

A banda foi formada em 2007 na Itália e traz um Folk Metal poderoso com instrumentos clássicos do Folk Metal, como flauta, violino e harpa. A banda possui apenas um álbum, auto intitulado. O principal tema das suas canções é a cultura celta, que por sinal é muito bem utilizada pela banda.




-

Gwydion

Banda portuguesa de Symphonic Black/Folk/Viking Metal formada em 1995 que traz para os seus ouvintes a cultura escandiva. A banda tem bastante influência do Black Metal e possui vocais guturais poderosos aliados aos acordes típicos do Folk.




-

Heidevolk

A banda foi formada em 2002 na Holanda com o nome Hymir mas logo mudaram de nome. A banda faz um Folk/Viking Metal de primeira com tudo o que os fãs podem esperar de uma banda desse estilo. Suas músicas são inspiradas na cultura e História holandesa e na mitologia germânica como um todo.




-

Manegarm

Banda sueca formada em 1995 com o nome Antikrist, mas no mesmo ano alteraram o nome para Manegarm (provavelmente porque a proposta não era passar a imagem de uma banda profana, apesar de ser uma banda pagã). O paganismo e a História viking são os temas abordados por essa banda que consegue se superar em cada álbum com as suas fantásticas  estórias.




-

Nile

Banda formada em 1993 nos Estados Unidos. Eles conseguem como ninguém unir a brutalidade do Death metal com temas fantásticos, como a mitologia egípcia. E eles realmente levam isso muito a sério e muitas vezes você se vê obrigado a pesquisar sobre um determinado tema pra conseguir entender por completo as letras, pois eles se aprofundam muito no tema.




-

Rotting Christ

O Rotting Christ é uma banda grega formada em 1987. No começo eles tocavam um som mais voltado para o Black Metal, com o passar do tempo foram mudando de estilo até que chegaram no Gothic e enfim acharam o seu melhor momento tocando um Extreme metal brutal e ao mesmo tempo virtuoso. Entre os seus temas líricos está a mitologia grega, muito bem trabalhada pela banda.




-

Tierramystica

Mais uma banda brazuca. Dessa vez é o Tierramystica. A banda foi formada em 2007 e traz um Power/Folk Metal de qualidade excepcional. O som regado a muitas flautas, gaitas, violinos, charango (instrumento parecido com um alaúde) Entre os temas abordados está a cultura inca. Hoje, a banda é considerada um dos maiores expoentes do Folk Metal nacional.




-

Lemuria
É uma banda belga de Symphonic Black/Folk Metal. A banda foi formada em 1999 com o nome de Spinal Chill, mas em 2001 eles mudaram o nome para Lemuria. A sonorida, como o estilo pede, é um som pesado, com vocais guturais e rasgados intercalados, aliados a sons típicos do Folk Metal. A temática da banda é o que a torna superior a outras do mesmo estilo. Músicas sobre as Crusadas e sobre mitologia como um todo, são o carro chefe da banda.




-

Chthonic

Banda de Melodic Black/Death Metal de Taiwan. A banda foi formada em 1995 e posso dizer que além de ser uma banda diferente, é também altamente competente. A sonoridade é algo extraordinário, passando pelo Death, Black e Folk. A ambientação criada pela banda em cada álbum é totalmente imersiva e você se sente lutando em batalhas reais ao lado de exércitos feudais. O principal tema da banda são as lendas e também o próprio folclore taiwanês. O visual dos membros também é um show a parte.





Bem, muita coisa que hoje eu conheço sobre mitologia e culturas diversas, se deve ao fato de eu ouvir Metal praticamente a minha vida toda. É uma maneira bem interessante de se aprender sobre culturas variadas, enquanto se ouvi um som de qualidade e altamente viciante. Existem centenas de bandas que fazem uso desses temas (e muitos outros) para abordar suas canções, o que as torna verdadeiras obras de arte. O cuidado com que as bandas trabalham as suas letras, é algo muito importante. Deve-se evitar alterar ou inventar quando se lida com esse tipo de assunto para que se possa se abster de problemas com os respectivos representantes dos mesmos.

Seguidores