quarta-feira, 14 de agosto de 2013


Tenho visto por aí e até publicado algumas vezes no quadro Clipe Lixo da Semana, alguns casos de gente nova que quer investir na carreira musical, mas nem sempre estão preparados para tal investida. Hoje em dia isso se tornou muito comum e é muito fácil perceber isso, porque temos uma excelente ferramenta social que se chama YouTube, que o músico precisa saber usar a seu favor. Caso ele não tenha uma experiência musical suficiente e fazer feio no vídeo, pode se tornar o meme da semana.

As tecnologias estão aí para isso, para auxiliar as bandas e cantores a divulgarem seus trabalhos na internet, (inclusive aqui na Comissão do Rock temos o quadro Brazilian Bands, com essa finalidade) dar todo o apoio técnico na gravação de CD's, dentre outros fatores. Também, com o desenvolvimento que ela vem tendo nas últimas décadas, pode proporcionar aos músicos uma qualidade melhor no que diz respeito à qualidade do instrumento, qualidade do som, efeitos que podem ser utilizados tanto instrumentalmente quanto na parte vocal, coisas que antigamente não existiam. Lembro que uma vez meu professor estava falando justamente sobre isso, exaltando que a tecnologia ajudou bastante o ramo musical, assim como fez transformações no mundo todo, em diversas áreas. Dizia ele que antigamente, quando os alunos tinham alguma música para aprender a tocar, era preciso que levassem os discos de vinil às aulas. Enquanto isso professor adiantava e voltava a agulha para pegar todas as partes da música, sem ter a mesma precisão que um player de vídeo proporciona dos tempos atuais, por exemplo. Quando o aluno não tinha o disco o jeito era ouvir na rádio e ficar ligando várias vezes pedindo para a música tocar de novo. Ao escutarmos histórias assim, parece que essas coisas aconteciam há muito tempo, mas a internet ainda é jovem, tem cerca de 20 anos e durante esse tempo a velocidade da tecnologia se tornou imensurável para nós.

Agora que eu estou por cima, danem-se vocês!

Porém, apesar de possuirmos todas as ferramentas nos tempos atuais, muitas pessoas não a utilizam da melhor forma, ou da forma que seria adequada para a elaboração de músicas de qualidade. Os recursos digitais acabam se tornando uma muleta para apagar erros, editar voz, som... em algumas ocasiões esses meios são até importantes para reparar uma falha ou outra, mas construir a fama às custas da tecnologia não parece ser uma maneira inteligente de ser reconhecido mundo. Infelizmente isso tem acontecido constantemente, porque é mais fácil usar um "aparelhinho" de edição do que aprender as técnicas, e se muitos dos cantores pop que fizeram sua fama nos últimos tempos tem se "robotizado", quem se inspira neles, quem é fã e sonha em um dia ser famoso, certamente utilizará a mesma estratégia para ter sucesso mais rápido. Assim a fórmula se repete, com vários jovens mandando seus vídeos para o YouTube, na tentativa de se tornarem os novos Justin Bieber's da vida, achando que sabem cantar alguma coisa, mas quando vão ver, acabam pagando mico se não souberem, tal como aconteceu com "Para nossa alegria" e mais recentemente "Max Bieber". Experiências como essas podem gerar uma grandes decepções para essas pessoas, porque elas descobrirão de alguma maneira que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. O mundo da fama é injusto, mas só é assim porque os fãs alimentam esse sistema, tornando-o lucrativo para os empresários e para quem desfruta desse tipo de vida.

Seguidores