terça-feira, 13 de agosto de 2013

Quem não conhece a foto na qual quatro rapazes atravessam uma faixa de pedestres? Certamente, você já sabe de que banda estou falando. Maiores detalhes são desnecessários quando se trata de um dos cliques mais icônicas do universo musical mundial, ele é facilmente lembrado.


Conhecida por milhões de pessoas dos quatro cantos do planeta, a foto da capa do álbum “Abbey Road”, dos Beatles, está completando 44 anos. Mesmo quase meio século depois, ela é conhecida, reconhecida e querida por pessoas de diferentes faixas etárias, raças, crenças e nacionalidades.  


Tudo aconteceu no dia 8 de agosto de 1969, sob as lentes do fotógrafo escocês Iain Macmillan, também amigo de John e Yoko. O quarteto de Liverpool se encontrou para um de seus últimos ensaios fotográficos — o último a ser utilizado em um álbum. Naquela época, reunir todos os membros da banda era uma árdua tarefa, que sempre acabava gerando um grande desgaste para os rapazes.  


A ideia de atravessar a rua, que também dá nome aos estúdio onde praticamente toda a obra foi gravada, foi de de McCartney. A sessão teve apenas seis fotos com os músicos sobre a faixa, e uma delas foi eleita para compor a capa do 12º álbum lançado pela banda. Linda McCartney também esteve presente e fez algumas fotos dos preparativos.




Rascunho original feito por Paul

Desde então, a Abbey Road nunca mais foi a mesma. A rua se tornou um famoso ponto turístico, parada obrigatória para beatlemaníacos do mundo inteiro, onde os pedestres fazem questão de repetir a famosa travessia.

Com o passar do tempo, inúmeros detalhes foram destrinchados por fãs. Paul Cole, velhinho parado ao fundo da imagem, já foi encontrado e entrevistado; a placa do Fusca, de número LMW 281F, foi roubada diversas vezes até o carro entrar em leilão em 1986 e ser vendido por £2.530. Hoje, ele está no museu da Volkswagen, na Alemanha.


  


































Seguidores