sábado, 13 de julho de 2013



13 de Julho de 1985 foi marcado pelo concerto do Live Aid. O evento foi organizado por Bob Geldolf e Midge Ure com o objetivo de além de proporcionar muito Rock, arrecadar fundos para a Etiópia,  país situado na Afríca.

Os shows aconteceram em diversos momentos, como no famoso Estádio Wembley na Inglaterra, ocorreu também no Estados Unidos, na Austrália, Rússia e Japão. O evento reuniu um público de mais de 1 bilhão de pessoas em todo mundo, ligado em seus televisores.

O evento trouxe grandes nomes como Led Zeppelin, Queen, The Who, U2, Judas Priest, Phil Collins, Bob Dylan, David Bowie, Mick Jagger, Eric Clapton, Sting, Neil Young e entre outros nomes. Superou as expectativas e faturou ao todo mais de 200 milhões.


Live Aid foi sensacional, por isso vamos retomar a velha rotina de sempre e ouvir Rock N Roll. Afinal, o bom Rock nunca parou e nem vai pensar em parar.

Começando da derivação do Blues com Jazz, surgiu o Rockabilly, seus primeiros passos são muito tímidos nos anos 50. Os pioneiros como Bill Haley, Elvis Presley, Chuck Berry, Jerry Lewis e outros começam suas primeiras batidas, com aquele bom e famoso Rock dos anos 50.

Muitos dizem que o Rock N Roll começou em 56, quando Bill Haley fez a gravação de Rock Around The Clock. Considerado o primeiro Rock da história, vejam e entendam do que estou falando.


Muito diferente do que estamos acostumados hoje em dia, Rock Around The Clock explodiu nas rádios e depois começou a surgir novos músicos com a mesma proposta, e não é a toa que Elvis influenciou grande parte de rockeiros que viriam a fazer sucesso na década de 60 e 70. Mas ai a história é outra, os Beatles foram os caras que dividiram as águas, mostraram o que é o certo e o que é errado.

O termo foi se valorizando. Os Beatles mostraram o som, o The Who a explosão, Jimi Hendrix a guitarra, o Led Zeppelin mostrou o peso, o Stones o clássico, e por fim o Sabbath, que demonstrou o lado mais obscuro, o Heavy Metal. Temos que agradecer esses e muitos outros caras, que antigamente criaram uma nação.

Foi se desenhando através de gêneros e de estilos que marcaram época , desde o Punk ao Grunge. O único gênero musical com um dia dedicado, o único com conspirações e mitos sobre sua morte. Falar de Rock, é foda. Os anos 50, 60, 70, 80 e 90 passam que nem vento, e junto com eles passam o legado de milhares fanáticos.

Hinos e gênios foram criados, e uma grande lembrança também.

Viva o Rock, viva essa filosofia !

--------------------------------------------

Post também publicado no blog Destroyer

Seguidores