domingo, 14 de julho de 2013

      
  A Finlândia é um país conhecido mundialmente por suas belezas naturais como florestas e lagos e também por ser uma das melhores e mais estáveis economias do mundo. Com aproximadamente 5,3 milhões de habitantes e tendo como capital a cidade de Helsinki, a Finlândia é um belo paraíso gelado no norte da Europa. Bem, a Finlândia é um ótimo lugar pra se viver (se você gosta de frio), mas tem algo que a torna realmente especial, e é o fato de ser o país com o maior número de bandas de Metal por habitantes no planeta. 

  Enfim, chega de babar ovo da Finlândia e vamos para o que interessa, o Metal!
Diferentemente de outros países europeus como a Noruega, por exemplo, onde a cena é focada quase que exclusivamente no Black Metal, a cena finlandesa é bem extensa e abrange praticamente todos os sub-gêneros do Metal, indo do Power ao Death Metal.

  As primeiras bandas de Rock finlandesas surgiram na década de 60 com os pioneiros do Rock Progressivo, Tasavallan Presidentti e Wigwam. A cena finlandesa foi crescendo de forma extraordinária ao longo das décadas e alcançando (como já foi dito antes) todas as vertentes do Metal que conhecemos. Foi a partir da década de 80 que enfim começou o domínio finlandês com as pioneiras Stratovarius (Power Metal) e Tarot (Heavy/Power Metal). De lá pra cá surgiu uma infinidade de bandas de todos os sub-gêneros.

  Algumas das bandas são: Ajattara, Ensiferum, Korpiklaani, Wintersun, Amorphis, Barren Earth, Children of Bodom, Insomnium, Swallow the Sun, Amoral, Stratovarius, Twilight Guardians, Sonata Arctica, Waltari, Finntroll, Wigwam, Tasavallan Presidentti, Omnium Gatherum e Dreamtale.


Amorphis

Ajattara
Korpiklaani

Barren Earth


Children of Bodom

Finntroll
Omnium Gatherum
Swallow the Sun
Insomnium

Nowen
Waltari
Stratovarius
Dreamtale

Witheria

Wigwam
Tasavallan Presidentti
Wintersun
Kalmah
Amoral

    

Eu fico imaginando como será viver em um país que respira Metal como a Finlândia, onde mais da metade da população se diz headbanger. Com toda a certeza deve ser fantástico entrar no seu carro, ligar o rádio e ter à sua disposição várias rádios em que só tocam Metal. É certo que os países europeus valorizam muito a sua música mas a Finlândia é um caso especial e é líder disparado quando o assunto é Metal. Muita gente por aí diz que o fato da Finlândia ser o primeiro em questão de Metal, é porque o país tem o melhor sistema de educação do mundo (sim, é isso mesmo), e por isso tem a população mais inteligente musicalmente falando (presunção talvez). Enfim, o Brasil tem inúmeras bandas boas mas em questão de divulgação é um dos piores do mundo, chegando ao ponto de diversas bandas alcançarem o sucesso em outros países antes de fazer sucesso aqui. Chega a ser ridículo o fato de que se não fosse a internet, muitas bandas nacionais nunca seriam descobertas. Resta saber se um dia o Metal será respeitado aqui tanto quanto é nos países europeus, e claro, em especial na Finlândia.
     
FONTE: WHIPLASH!




            
DMCA.com

3 comentários:

1 - Comentários com conteúdo ofensivo não serão aceitos

2 - Para denunciar algum comentário hostil, clique em "relatar" que ele será avaliado

Seguidores