segunda-feira, 10 de junho de 2013

   
   Depois de ter faltado com meus posts nas semanas que se passaram estou aqui, mesmo que tardiamente para apresentar pra vocês mais uma vergonha musical que eu carrego. Vou pegar pesado na escolha da banda de hoje.

   Aqueles que acompanham semanalmente minhas postagens que não são mais que meramente críticas em alguns casos, informativa em outro, não conseguirão entender como é que eu fui gostar da banda CSS, mais conhecida como Cansei de Ser Sexy. Ainda mais pelo fato de a banda se encaixar no estilo indie e eu sempre alfineto por aqui as bandinhas indies.

   Antes quero deixar claro que o termo "Vergonha Musical" não é nada pejorativo. É apenas como me refiro aquela música ou banda que apesar de ser boa, em alguns casos é muito subestimada pelas pessoas, em outros, possui uma produção irregular e inconsistente mas continua tendo um atrativo, e por isso, quando dizemos que gostamos de determinada banda é possível que nos tornaremos alvos de piadas babacas. Já fiz um post sobre outra banda que assim considero aqui.

   CSS é uma banda de indie/rock eletrônico formada 2003 em São Paulo por jovens que não trabalhavam nem faziam nada de útil a não ser beber na praça. Com excessão do batera Adriano Cintra, ninguém sabia de música, ou mesmo tocar instrumentos. Esses jovens se tornaram conhecidos através do fotolog da banda na época. Fizeram algumas apresentações em festivais como o Tim Festival lançando um EP logo depois em 2004 pela Trama.

   A imagem hipster da banda com certeza foi a principal forma de alcançar espaço entre os jovens, porém, Adriano Cintra e sua inquestionável capacidade de compor mostram logo nos primeiros álbuns que a banda era muito mais que apenas pose.

   Por que diabos eu considero essa banda uma vergonha musical que carrego? É pelo fato de que em todas as suas apresentações ao vivo, Lovefoxxx aparece completamente desafinada. Pelo fato de nenhum integrante saber dominar seus instrumentos mesmo depois de todos esses anos tocando. As apresentações ao vivo são todas muito igual às músicas de estúdio pois ninguém, excluindo-se Adriano, sabe fazer improvização. Porém uma coisa eles sabem muito bem. A pronúncia certa e perfeita do inglês, e não essa farofada que a maioria dos brasileiros fazem. Parecem mais o Borat falando.

  Ao contrário de muitas outras bandas indies xexelentas, as letras do Cansei não são nada pretensiosas com aquele impregnação de poesia de ensino médio misturada com erudição muito duvidosa que a maioria das bandas desse gênero fazem.


   Desde o álbum "La Liberación" o Cansei vem se curvando para um gênero mais eletrônico que rock, que acabou se mostrando mais evidente no "Planta", lançado muito recentemente cujas as músicas não ouvi ainda. Não todas pelo menos. E este último vem dividindo opiniões. Eu particularmente não gostei devido ao fator Adriano Cintra, o guru musical da banda que meteu o pé e deixou as meninas do Cansei completamente desamparadas e perdidas.

Essa todos conhecem:

Uma das mais fodas:
   
Uma ao vivo pra reforçar o que eu disse:



Seguidores