terça-feira, 16 de abril de 2013



"Muddy Waters e os Rolling Stones em concerto, together."

  Se você não curte Blues, eu espero sinceramente que um pentagrama de fogo vindo direto de "Doom 3" apareça ao seu lado agora, e com ele um demônio encarnado em um cadáver de bebê te leve para o inferno. Mas que antes disso você possa ler todo o post.

 Brincadeiras à parte, a intenção de hoje é dizer que se não fosse pelos negros, o rock and roll teria se tornado rock mais cedo ainda. Não, eu não quis ser preconceituoso. Na verdade eu quis evidenciar uma período que realmente aconteceu nos Estados Unidos. O período das leis Jim Crow, que começaram nos idos de 1876 até 1965, e que segregavam e limitavam a vida de negros, asiáticos e alguns outros grupos. Nesse contexto nasce o Blues. Obviamente que as origens relatadas são da África, mas não é minha intenção aqui descrever históricamente o desenvolvimento do Blues, mas sim desenvolver uma retórica com base no que li dia desses: "A primeira vez que uma mulher tirou a calcinha e a jogou em um palco foi por causa de um cara negro que cantava blues. Quando uma garota branca jogou sua calcinha no palco, chamaram isso de 'rock'n'roll " Não tenho muita certeza, mas acho que essa colocação foi do Willie Dixon. 

Pegaram? Se não fosse pelos estigmas criados e propagados pelas leis Jim Crow, Chuck Berry seria o Rei do rock e não Elvis Presley, afinal, foi Chuck quem primeiro apresentou aquele material inovador com canções como "Little Queenie" e "Johnny B. Goode". Há também o fato curioso de a banda Beach Boys terem usado uma música de Sr. Berry com uma outra letra. É possível observar em "Surfin' – USA" dos Boys completamente "Sweet Little Sixteen " do Berry. 

Quem seria Rolling Stones no inicio de carreira perto de Muddy Waters? Arrisco ser até mais inconsequente ao dizer que, talvez, nem mudariam o nome para rock n' roll. Já pensaram nisso?

"Ahh vida injusta!"

Até mesmo o Led Zeppelin com "Bring it Home", "The Lemon Song" e "Whole Lotta Love" (esta última foi um plagio de "You Need Love" do Willie Dixon). Bom, o Zeppelin negou todos os plágios, porém, mesmo assim aceitaram pagar os direitos autorais aos devidos autores.

Pode ser que essa estrutura músical finita do Blues e do Rock seja complacente com plágios, uma vez que, em algum momento, não dá pra se inventar muita coisa nova. E a questão de referenciação e influências podem levar ao equivoco de se ter cometido um plágio. Mas não se pode negar o peso que as leis Jim Crow tiveram na determinação do curso dos papéis atribuídos aos nossos antigos ídolos.

Seguidores