sábado, 26 de janeiro de 2013



Jack Endino, produtor musical e conhecido mundialmente com a produção do primeiro álbum do Nirvana ( Bleach ) fez uma declaração nada infeliz que causou muita polêmica com os roqueiros do Brasil. Bandas brasileiras.  Porque vocês estão cantando em inglês ? Eu nunca consigo entender uma palavra ! ".

E completou : 

Qual o sentido disso? Nunca vai dar o sucesso a vocês fora, e não vejo como isso pode ser um sucesso DENTRO do Brasil. Sim, eu conheço que Sepultura fez isso, mas o inglês deles era excelente, as letras deles eram boas e eles faziam parte de uma gravadora internacional de Metal. Quem mais conseguiu isso? Eu estou perplexo e intrigado com isso "


Parabéns Endino, finalmente alguém falou a verdade. Primeiramente, permitam - me ir mais longe. A questão que quero tomar não é o inglês em si, mas sim, o valor que devemos dar ao nosso pais. Bandas brasileiras na minha opinião, devem tocar em português. Ta certo que idolatramos bandas internacionais, mas seguir carreira em inglês, é um verdadeiro tiro no pé. O nosso antigo e bom Rock Nacional merece uma continuação de seu legado.

Não estou dizendo que não é certo tocar em inglês, pelo contrário, é super legal ( quem não toca ? ) mas acho que o Brasil não precisa e não merece ir la no Google Tradutor e traduzir a letra, sendo que  tem a  chance de não ser boa.

Que fique a lição.




------------------------------------------

Post também publicado no blog Destroyer


Respondendo críticas.

O que nós falamos sobre vocês:


11 comentários:

  1. Tabom cara.... so ke eskeceram de te dizer ke vida de rockeiro aki nesse brejo e dureza... ese povo daki so gosta de futebol,carnaval, e muita musica sertaneja...ou seja: E UM SACO SER BRASILEIRO!! e feliz dakeles ke cnseguem sair daki e se dar bem la fora com o rock,KE E MUSICA DE VERDADE!

    ResponderExcluir
  2. Deixa de ser retardado. Se Scorpions cantassem em alemão fariam sucesso por acaso??

    ResponderExcluir
  3. Ixe... e o Angra? Não acho o inglês deles ruim não... mas, vai saber...

    ResponderExcluir
  4. Cantar em inglês não pode mas escutar conselhos de um produtor musical de Seattle que não tem a menor ideia da realidade do "terceiro" mundo pode.
    Rock no Brasil nunca fez sucesso e isso não tem nada de errado é o estilo brasileiro e pronto.
    Seria ridículo gravar sertanejo, axé e bossa nova em inglês, mas cantar em inglês um estilo musical notoriamente inventado pelos americanos e ingleses não é nenhum absurdo, ainda mais quando almeja-se conquistar um mercado internacional.

    ResponderExcluir
  5. A questão de cantar inglês não pode ser encarada como algo do simplório como você fez e até mesmo ufanista. O produtor se referiu a bandas de heavy metal, gênero musical que nasceu nos EUA e Inglaterra, ou seja, países que falam inglês, logo toda sua sonariedade foi montada para a fonética deles, por isso, cantar heavy metal em inglês costuma ser a tendência, da mesma maneira que bossa nova e samba canta-se em português, ou você ia achar bonito cantar samba em inglês? Na minha opinião, esse produtor falou uma enorme besteira e muito preconceituosa. E na minha opinião, você não deve entender muito de heavy metal pra ter escrito isso que você escreveu.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que a resposta do André Matos mostra um outro lado da história.

    http://wikimetal.com.br/site/resposta-de-andre-matos/?utm_source=facebook.com&utm_medium=TdHJackEndino&utm_campaign=TdHJackEndino

    ResponderExcluir
  7. bom,sou suspeita pra falar sobre rock mas concordo plenamente com o post.mas olha só,em se tratando de dance music,eurodance e bla bla bla nossos brasileiros fizeram sucesso cantando em ingles.exemplos?Corona,Dalimas,kasino,Ramada e mais algum que não me lembro nome agora.mas sinceramente senti um pouco de preconceito do povo brasileiro ao saber que o dono de tal hit em ingles,era brasileiro,tipo kasino.era famosinho pra caramba,mas bastou o povo saber q era brasileiro nunca mais se ouviu falar dele.

    ResponderExcluir
  8. Vá chupar um pau , seu nacionalista de merda

    ResponderExcluir
  9. tudo que falar mal deste país de merda e seu povo horroroso eu sou a favor

    ResponderExcluir
  10. Qual é o problema de vocês caralho ?Falam que o povo daqui é de merda ,houvem o que um babaca fala que você não pode cantar em inglês?
    O cara escreve 16 linhas sem conteúdo nenhum e vocês dão moral e falam mal dos brasileiros de
    verdade???
    Vão tudo toma no CÚ cambada de filha da puta racistas do inferno.E se esse pais é de merda SOME
    DAQUI SEUS FILHA DA PUTA PORQUE QUEM NÃO MERECE É NOSSO PAIS PESSOAS QUE NEM VOCÊS .

    ResponderExcluir

1 - Comentários com conteúdo ofensivo não serão aceitos

2 - Para denunciar algum comentário hostil, clique em "relatar" que ele será avaliado

Seguidores