quinta-feira, 24 de janeiro de 2013



Preparem suas guitarras que o samba vai começar! Não, não estou ficando maluca, é isso mesmo! A escola de samba do Rio de Janeiro, Mocidade Independente de Padre Miguel, levará o Rock in Rio para a Sapucaí no carnaval 2013. Ela será a quinta a desfilar no domingo de carnaval (10 de fevereiro). A agremiação tem como objetivo “conseguir o casamento de guitarras e bateria, e fazer o rock cair no samba”.

Vista como “extremamente ousada” pelo idealizador do festival, Roberto Medina, a ideia consiste em contar a história do maior festival brasileiro de música. Ídolos de diversos estilos que já tiveram a oportunidade de subir no palco do Rock in Rio estarão presentes na Marquês de Sapucaí, seja com referências feitas a partir de alegorias ou em carne e osso, como os guitarristas Andreas Kisser (Sepultura), Marco Túlio (Jota Quest) e Yves Passarell (Capital Inicial).


Elvis Presley, John Lennon, Cazuza, Raul Seixas, Jimi Hendrix, Renato Russo, Michael Jackson e Dona Summer, são alguns dos nomes de peso que "desfilarão" na passarela do samba ao som do enredo “Eu vou de Mocidade com samba e Rock in Rio — por um mundo melhor”. Ele começa com ídolos de várias gerações do rock nacional e internacional, convocando diferentes tribos para a festa. A apresentação de todos ficará por conta de Serguei, que estará na comissão de frente da Mocidade, representando a doideira do rock e conduzindo a cerimônia.  

Até o Eddie vai participar da festa!

O desfile começa unindo todos os ritmos: do jazz ao heavy metal, passando pelo reggae, punk e blues. Em seguida, o primeiro festival entra em cena. Ele será caracterizado por um carro decorado com calças jeans. O segundo festival, que foi realizado no Maracanã, será representado pelo terceiro setor. Os quarto principais times cariocas — Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo — também serão destacados: uma bola de futebol, feita com Cds, vai compor a alegoria.

O lema do Rock in Rio, “por um mundo melhor”, ganha destaque no quarto setor. É o momento em que a escola entra na fase da conscientização da necessidade da busca da sustentabilidade do planeta, em investimentos na reciclagem e na proteção do meio ambiente. Este ano será o primeiro no qual a Mocidade não vai usar plumas durante o desfile, e muito material reciclado está sendo utilizado.

As edições internacionais do festival também serão representadas. No quinto setor, poderemos ver uma referência aos portugueses — Rock in Rio Lisboa. Já no sexto setor, entrarão os touros, ciganos e outras referências espanholas, fazendo uma alusão ao Rock in Rio Madri. O gran finale do desfile será a parte em que o festival sente saudades do Rio e volta agregando novos ritmos como hip hop, funk, axé, música eletrônica e BRock.

Ficha técnica da Mocidade (fonte: G1)


Samba Enredo 2013 – “Eu Vou de Mocidade Com Samba e Rock in Rio — Por Um Mundo Melhor”
G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel

Em verde e branco reluziu
Um sonho de amor e liberdade
Da lama então, a flor se abriu
Cantei a paz, a igualdade
A minha popstar chegou rasgando o céu
Num big bang musical
Faço meu carnaval, eu sou Padre Miguel
A vida é um show, marca é vibração
É o samba-rock meu irmão

Pandeiro e guitarra, swing perfeito
Não tem preconceito, a nossa união
Meu baticumbum é diferente
Não... Não existe mais quente

A música me leva...
O meu destino é a alegria desse mar
Vou pra Lisboa, eu vou na boa
E numa só voz ecoar
Muito mais que um som pra curtir
Conquistei a arena de Madrid
Meu Rio... Voltei morrendo de saudade
Na apoteose é nova edição; overdose de emoção

Uma onda embala, invade a alma
No peito explode a minha paixão
Um mundo melhor... Que felicidade
No Rock in Rio eu vou de Mocidade



Seguidores