segunda-feira, 28 de janeiro de 2013





   No fim do ano passado quando foram confirmados os lugares por onde a banda Eluveitie iria passar em sua turnê latino-americana eu tive que guardar meu lugar rapidamente. Confesso que não me agrada a genérica safra mais nova de folk metal – e outras derivações como o celtic. Porém, bandas consistentes como Eluveitie salvam nossos dias. E finalmente ontem à noite pude conferir de perto o som que essa galera faz.

   Muito embora Anna Murphy tenha passado mal ainda na Argentina, antes de chegar ao Brasil e ter voltado para a Suíça, a turnê continuou. Gostaria de ter ouvido “A rose for Epona”, “Omnos”, “Brictom” e outras canções interpretadas por ela. Além de poder ter conseguido vê-la tocar o estranho e intrigante instrumento, hurdy-gurdy.

   E, além disso, ainda com um novo guitarrista, a banda pode ter engessado um pouco seu set list por conta de ainda serem os primeiros meses de Rafael Salzmann. O fato é que mesmo assim, na sua terceira turnê pelo Brasil, Eluveitie não fez feio. Muito pelo contrário. Sua base sólida de fãs foi ao delírio com tanta presença de palco e carisma dos integrantes. Carisma? Salvo aqui mais ainda a carismática violinista Meri Tadic, que por sorte pude conhecer enquanto pedia uma cerveja em um bar.

 "Linda Meri!"

   É preciso salientar também o grande respeito que a banda tem pelos fãs, tanto no interesse em produzir um show em cidade pequena da mesma forma que se apresentariam em uma capital quanto nas saudações e conversações com seu público.

   “Inis Mona”, “Thousandfold”, “Havoc” são canções que nunca podem faltar, não é preciso nem comentar sobre elas. Principalmente Inis Mona que quando executada leva a galera ao êxtase. “Helvetios” e outras músicas do álbum homônimo muito bem executadas.

 "Esses caras são muito fodas! E eu estava em algum lugar bem ali na frente."

   Uma ótima atividade observar os músicos tocando seus instrumentos nativos. Flautas pra todos os lados soltando sons muito peculiares.

   Recomendo que você aproveite a passagem de Eluveitie aqui no Brasil. Ainda temos 02/02 em São Paulo e 03/02 em Catanduva. Isto é, se ainda há ingressos.

Seguidores