segunda-feira, 17 de dezembro de 2012



    Se você é aquele tipo de imbecil que não gosta “dos rock di tiozão” nem venha com garfo que hoje é dia de sopa meu caro.

    Para aqueles que querem fugir da rija e previsível estrutura musical das bandas atuais hoje eu tenho que apresentar para você uma banda de rock progressivo do mesmo naipe de Gentle Giant. A sensacional e nada copiosa banda King Crimson.

    O fascínio que a banda nos provoca já começa quando olhamos para a capa dos álbuns que em alguns casos se tornaram bastante famosas como a capa do “In the Court of the Crimson King”.

    Carregam, assim como o Giant, bastante influência da música clássica e do jazz. O único elemento fixo durante a carreira da banda foi o guitarrista Robert Fripp, e muito embora a rotatividade dos integrantes fosse enorme a consistência da proposta da King Crimson fez com que os vários discos lançados mantivessem a linha, sempre impressionando pela criatividade da banda em integrar diversos elementos musicais de forma inteligentíssima.

    Durante os anos 80 a banda lança uma triologia de discos com influência da new wave devido a novos integrantes, triologia esta que particularmente só consegui salvar o “Discipline” e penso que a banda tomou essa postura devido a pressão das gravadoras dando entrada de vez na era das bandas comerciais – lixo, muito embora Fripp tenha dito que foi mesmo a influência dos novos integrantes com uma nova proposta pra o Crimson.

   Direto do álbum “Red” temos aqui uma bem conhecida que posto aqui na tentativa de seduzi-los de primeira. Ela possui uma melodia tão esplendorosa quanto a letra, onde o triste se  torna belo:

    
    Uma que para muitos será de difícil digestão mas que é a identidade da banda:

    Vamos intercalar com mais uma de fácil digestão e muito boa música:
     
E esta da era new wave, do "Discipline":
 

Seguidores