sexta-feira, 14 de dezembro de 2012



Você já havia pensado na possibilidade de ver Sir Paul McCartney cantando com o Nirvana? Algo que poderia ser inimaginável se concretizou em um momento histórico. No apocalíptico 12/12/12, pessoas de diversos cantos do planeta acompanharam a transmissão do “121212 - The Concert For Sandy Relief”, evento beneficente que aconteceu no Madison Square Garden, em Nova York. 

Foram escalados vários nomes de peso para fazer parte do evento que arrecadou fundos para o "The Robin Hood Relief Fund", organização que, nos primeiros momentos, ajudou as vítimas do furacão Sandy doando comida, água e cobertores, entre outras coisas, aos moradores de Red Hook, Coney Island, The Rockaways e outras áreas da região.


A abertura do espetáculo ficou por conta de Bruce Springsteen & The E Street Band, que fizeram o público cantar em coro com a canção "Land of Hope and Dreams", seguida por "Wrecking Ball", um breve discurso sobre a destruição causada pelo furacão e, em sequência, uma performance de "My City in Ruins".

The Boss encerrou a apresentação chamando Jon Bon Jovi ao palco e, juntos, cantaram “Born to Run”, um dos maiores e mais belos sucessos de Springsteen. Foi incrível ver a energia que os dois conseguiram transmitir, ainda mais desfrutando da banda esplendorosa que acompanha Bruce.



Confira o vídeo:



Roger Waters foi o segundo artista a se apresentar. “In the Flesh” foi o primeiro sucesso, no qual ele emendou “Another Brick in the Wall”, com direito a crianças no palco, como na turnê “The Wall”, que passou pelo Brasil em março. Ainda seguindo algumas características da turnê, Jean Charles de Menezes, brasileiro assassinado pela polícia no metrô de Londres, em 2005, ao ser confundido com um terrorista, foi homenageado.

O britânico continuou no palco e interpretou “Money” e “Us & Them”, de forma incrível, harmoniosa e contagiante, como sempre. Para encerrar, Waters convidou Eddie Vedder ao palco e fizeram um dueto.


O sucesso escolhido foi “Comfortably Numb”. Vedder assumiu de forma impecável os vocais que, na canção original, eram cantados por David Gilmour. O vocalista do Pearl Jam demonstrou uma grande sintonia com Roger Waters e, como sempre, emocionou com sua voz. 


Jon Bon Jovi voltou ao palco, mas agora com sua banda. “It's my Life”, “Wanted Dear or Alive” fizeram parte de um belo set list. Outro sucesso que levou ao público foi “Livin' on a Prayer”, que fez todos os que estavam ali presentes cantarem e, creio eu, que também invocou o coro de milhões de telespectadores ao redor do mundo. 


A dupla de Nova Jersey se encontrou no palco do Madison Square Garden novamente. Bruce Springsteen e Bon Jovi cantaram “Who Says You Can't Go Home”.


O próximo astro da noite foi Eric Clapton, que começou sua apresentação em companhia de seu violão, interpretando “Nobody Knows You're Where Down and Out”. As outras músicas que entraram no set de Clapton foram “Got to Get Better in a Little While” e “Crossroads”. 


Os Stones subiram ao palco e tocaram duas músicas: “You Got Me Rockin e “Jumpin' Jack Flash”, míticos, para variar. A apresentação da banda ainda teve direito a uma piada de Mick Jagger, dizendo que essa foi provavelmente a maior reunião de velhos músicos ingleses tocando juntos no Madison Square Garden. 


Após a performance da cantora nova iorquina Alicia Keys, a próxima banda de rock que se apresentou foi The Who. Impossível ficar parado ao som dos britânicos, não tem como não vibrar com algumas músicas e introduções, como a do clássico Baba O'Riley. 


Foi uma apresentação cheia de gás e energia, com a participação da platéia que cantou junto, seguindo os comandos de Roger Daltrey. Foi uma apresentação cheia de gás e energia, com a participação da platéia que cantou junto, seguindo os comandos de Roger Daltrey.


Após o magnífico show do Who, o rapper Kanye West fez sua participação no concerto. Depois, chegou a vez de Billy Joel e ele foi espetacular. “Miami 2017”, “Movin' out”, “New York State of Mind”, “The River of Dreams”, “You May Be Right” e “Only the Good Die Yong” foram as canções escolhidas. 


O vocalista do Coldplay, Chris Martin deu continuidade à maravilhosa sequência de performances. Ele subiu ao palco impecavelmente vestido em seu terno, carregando um violão em mãos para uma bela e agradável versão de “Viva la Vida”. 
 
Em seguida ele anunciou uma surpresa mais que especial: Michael Stipe, do R.E.M.. Eles cantaram “Losing my Religion”, um dos maiores sucessos da banda de Stipe. Chris encerrou com “Us Against the World”, no piano.



Eis que chega o gran finale! Sir Paul McCartney sobe ao palco com o carisma e a simpatia de sempre, acompanhando por sua “fantástica banda”, como ele mesmo gosta de chamar. Acompanhando por seu Hofner, ele iniciou seu show com a lendária “Helter Skelter”, seguida por “Let Me Roll It”, “1985”, “My Valentine” e “Blackbird”.


Paul estava comandando a festa, animando o público de um jeito que só ele sabe fazer, até que convocou alguns músicos para dividir o palco com ele: Dave Grohl, Krist Novoselic e Pat Smear. Era o Nirvana liderado por McCartney. Fantástico! Juntos, mostraram ao mundo a nova canção “Cut Me Some Slack”, que será trilha sonora do documentário de Grohl, “Sound City”.


Confira o vídeo:


Você deve estar perguntando: que instrumento é esse nas mãos de Paul? É uma guitarra de caixa de charutos (Cigar Box Guitar), primeiro instrumento do blueseiro Blind Williw Johson. 


A banda do beatle voltou e eles continuaram com “I've Got a Feeling” e finalizaram com a literalmente explosiva “Live and Let Die”. Quem disse que o Sir saiu do palco? Alicia Keys retornou para encerrar o concerto com “Empire State of Mind” enquanto alguns oficiais foram chamados. Vale a pena assistir ao vídeo, é impagável vê-lo se divertindo, fazendo essa farra, como se fosse o mesmo garotão de 50 anos atrás. 


Ao longo do concerto, alguns humoristas, estrelas do cinema e da TV também pisaram no palco. O ator e comediante Adam Sandler fez uma paródia da música “Hallelujah”. 


Billy Crystal brincou com os espectadores, dizendo que muitos deles estariam preocupados com o final da série “Homeland”,que terá sua segunda temporada encerrada domingo (16). Leonardo DiCaprio, Chris Rock, Whoopi Goldberg e Susan Sarandon subiram ao palco e falaram sobre a tragédia, e também atenderam telefonemas de doadores em um salão, ao longo da noite. 

Os ingressos para o “121212 - The Concert For Sandy Relief” se esgotaram rapidamente e alguns foram revendidos na internet por até 10.000 dólares. Milhares de pessoas ainda vivem sem energia elétrica e água quente na região de Nova York. O número de moradores que perderam suas casas é grande e a situação torna-se preocupante com a aproximação do inverno. Os prejuízos estão em torno de U$82 bilhões.

Para quem quiser assistir pela primeira vez, rever e/ou baixar, encontrei algumas apresentações na íntegra:


                                                                 Paul McCartney
                                                                
                                                                  Roger Waters

                                                                  Rolling Stones

                                                                   Chris Martin


Seguidores