quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A musa dessa edição do Musas do Rock, não é uma pessoa muito famosa, e pela sua posição no grupo que  participava, podemos afirmar que era uma mera coadjuvante, apesar de cumprir bem o seu papel. Estamos falando de Meg White, que foi baterista do White Stripes. Ela pode até passar meio despercebida no mundo da música, mas não pela Comissão do Rock, que trás todos os detalhes de sua carreira.


O nome dela é Megan Martha White e nasceu em 10 de dezembro de 1974 em Grosse Pointe Farms, Michigan.  Meg era uma garota muito tímida, desde a infância. Era tão tímida ao ponto de não falar, como ela mesma afirma. Isso explica o fato de ser bastante discreta e de não se sentir tão à vontade ao dar entrevistas.

A parceria com Jack White começou quando eles se conheceram na adolescência, em 1996, época em que Meg trabalhava como garçonete em uma lanchonete. Eles se tornaram grandes amigos e nesse mesmo ano se casaram. Jack aprendeu a tocar piano, guitarra e bateria desde cedo, em bandas como,The Go e Two Star Tabernacle. Já Meg, aprendeu a tocar por acaso, segundo Jack White.

"Um dia Meg foi na minha casa ver um ensaio e eu disse 'Ok, sente na bateria'" 
Ela não tinha nenhuma experiência com o instrumento mas mesmo assim, isso chamou atenção de Jack. Ele já tinha quase tudo formado em sua cabeça a idéia de como seria a banda. A bateria da Meg era muito primária mas soava muito bem. No mesmo dia, Jack criou a banda.

Ao ser perguntada pelo motivo que a levou tocar bateria naquele dia, Meg, na sua maneira meiga e tímida, responde:

"Muitos dizem que foi uma forma um pouco estranha de uma banda começar "Mas o que eu posso fazer? Eu gostava da bateria"


E pelo o visto a participação de Meg na bateria deixou Jack White encantado:

"Por mais infantil que fosse, soava muito bem. A idéia de uma linda garota, feminina e delicada estar tocando bateria em uma banda de Rock é muito 'cool'. O modo que a bateria soa em The Big 3 Killed my Baby é incrivel, eu adoro o modo que ela soa" diz Jack. 

Meg teve algumas participações especiais emprestando sua voz às seguintes canções: "Your Southern Can Is Mine" do álbum De Stijl, "In the Cold, Cold Night" do álbum Elephant, "Passive Manipulation", do álbum Get Behind Me Satan, "Who's a Big Baby?", single do álbum Elephant, "St. Andrew (This Battle Is in the Air)" do álbum Icky Thump e canta com Jack em "Hotel Yorba", "This Protector" ambas do álbum White Blood Cells. "Rated X" single, "Well It's True That We Love One Another" do álbum Elephant, "Little Ghost", do álbum Get Behind Me Satan e "Rag and Bone" do álbum Icky Thump.

Abaixo um vídeo da música "In the Cold, Cold Night", cantada por Meg

Projetos Paralelos

Meg e Jack no filme "Coffee and Cigarretes"

Além do The White Stripes, Meg já teve outros projetos paralelos. Teve uma pequena participação, com Jack, no filme "Coffee and Cigarettes" de Jim Jarmusch. Além disso, apareceu na capa do single da banda Whirlwind Heat, "Pink" e participou do clipe da música "Cha Cha Twist" do Detroit Cobras caracterizada de Chapeuzinho vermelho. Meg também foi modelo na Coleção de Outono de Marc Jacobs e posou para fotos, que apareceram apareceram na edição de Maio da Revista ELLE. Meg também foi indicada para compor um tema de um personagem no filme "Let's Go to Prison" de Bob Odenkirk e, em 2008 ainda foi homenageada, ganhando uma música de presente de Ray LaMontagne. A faixa "Meg White" aparece no álbum "Gossip in the Grain"

Curiosidades

Há uma teoria conspiratória no mundo musical que diz que a verdadeira Meg White morreu e que a Meg que tem tocado com Jack White é um robô que se chamaria "Megbot Version 2.0". Quando é perguntada sobre essa história, Meg responde brincando:  "Eles estão me atualizando. Para ser um robô deve se ter ritmo perfeito." Os rumores podem ter surgido por causa da capa de Elephant. Acreditam que a "Meg robô" chora a morte da "verdadeira Meg".

Em 2007, surgiu na web um suposto vídeo de sexo com Meg White que viralizou rapidamente, pois acreditava-se que era realmente ela. A assessoria de imprensa da banda negou que era Meg no vídeo, mas surgiram boatos de que a banda teria cancelado a turnê desse ano por esse motivo. Oficialmente a turnê foi cancelada porque Meg teve uma crise aguda de ansidedade.

Seguidores