quinta-feira, 9 de junho de 2011

Aqui na Comissão do Rock, nossos Clipes da Semana são um dos quadros que mais fazem sucesso. Para que continue assim, nós temos inovado um pouco nesse nosso quadro, fazendo Clipes da Semana informativos e junto com as Dicas da Semana.

No post de hoje e provavelmente nas próximas publicações, iremos escolher um assunto e reunir vários clipes de bandas diferentes que tenham a ver com ele, além de fazer comentários para buscar uma melhor interpretação desses vídeos.

O tema dos clipes de hoje é sobre Críticas à Sociedade e iremos dar alguns exemplos de bandas que aproveitaram suas letras para fazer um apelo sobre algumas situações sociais críticas.


The Angry Mob - Kaiser Chiefs



(Clique duas vezes no quadro para ampliá-lo)

A música The Angry Mob, da banda inglesa Kaiser Chiefs, faz uma crítica à passividade das pessoas pelo o que é abordado pela mídia. Isso é perceptível em um dos versos, que diz Se você faz o que os outros fazem/Não é desculpa dizer que você é manipulado, ou seja, os indivíduos que fazem a mesma coisa sempre, só porque a mídia diz que é bom, em tese, seriam uma pessoas facilmente influenciáveis. Em tese, porque que cada um tem a sua capacidade para discernir o que é verdade do que é falso, o que é bom do que é ruim, logo, observando o fato por esse ponto chegamos à conclusão de que só é manipulado aquele que permite que os meios midiáticos "façam sua cabeça".

Outro fato que teve destaque no clipe foi a luta de classes. Pessoas querendo chegar ao topo, outras com maior "poder" tentando rebaixar as de classe inferior e no final quem sempre sai em vantagem são as que tem maior poder aquisitivo.

Análise do Clipe

No início do vídeo aparecem um grupo de prostitutas bebendo em um restaurante, enquanto pessoas de uma classe superior olham com estranheza. A cena parece incomodá-las, causam um certo constrangimento para o local, por isso uma das clientes do restaurante solicitou ao garçom que retirassem esse grupo de mulheres do local.

Aparece em seguida outro grupo de prostitutas, vestidas de vermelho, saindo de uma limusine. Elas tentam entrar e são barradas, provavelmente devido à confusão do grupo anterior, que não estavam agradando muito os frequentadores do recinto.

Depois de não poderem entrar, essas mulheres se revoltam, o tempo fecha, a música toma um clima mais pesado, ambos os grupos começam a se encarar, frente a frente, até que começa a agressão, para delírio dos clientes do restaurante, que se divertem com satisfação. Para finalizar todos os clientes ficam de pé cantando o refrão. Enquanto isso a câmera abre, mostrando o pessoal do restaurante Noblesse (nobreza em inglês) encarando o grupo de prostitutas.


Testify - Rage Against The Machine





A música da banda Rage Against The Machine fala sobre a repressão do governo americano, na maneira como os fatos são distorcidos, na forma como o povo é deixado de lado enquanto os poderosos só pensam em ganhar dinheiro. Na época o presidente George W. Bush estava se candidatando à releição enquanto a oposição lançava o candidato John Kerry. Porém, a visão da banda sobre eles, é de que, os discursos eram os mesmos e que não fazia muita diferença o atual presidente Bush ao aspirante John Kerry. Não mudaria muita coisa, pois o povo continuaria sofrendo com a obsessão pelo terrorismo, caça ao Bin Laden, guerra do Iraque etc. 

Uma observação bem parecida temos na música Society da banda Pennywise. As imagens do vídeo são chocante e retratam a situação de pânico das sociedades mundiais.



Society - Pennywise





Essas informações foram tiradas do Comissão Letras.
Visite o mais novo blog de letras de música da Comissão do Rock


(Clique no banner)


1 comentários:

  1. Muito obrigado!
    O conteúdo, a cultura que retiramos dessas postagem, sobre assuntos do dia-a-dia, beneficiará e muito os estudantes na hora de fazer a redação do enem. Estarei sempre acompanhando.
    Abraço.

    ResponderExcluir

1 - Comentários com conteúdo ofensivo não serão aceitos

2 - Para denunciar algum comentário hostil, clique em "relatar" que ele será avaliado

Seguidores