domingo, 19 de maio de 2013


Fala aí Rockeirada, Beleza?
Tendo a enorme Honra de ser convidado pelo Pete Sudray a colaborar com algumas matérias na Comissão do Rock, o Tio Jack aqui faz o seu debut, tentando manter o Nível das postagens das outras cabeças pensantes do Site... E este foi o Tema (até certo ponto polêmico) escolhido para Hoje!

Venho de uma época em que o conceito de 'disco pirata' era a captura de uma apresentação Ao Vivo de uma Banda. Estas gravações, geralmente feitas por fãs, com equipamentos de gravação rudimentares, serviam apenas para o Registro daquele Show, de tal Banda, naquela localidade e naquele dia. Com uma tiragem pequenina, uma vez que das fitas transformavam-se em LPs, tornavam-se raridades em muito pouco tempo. Essas gravações também eram conhecidas 'lá fora' como Bootlegs, termo Hoje associado definitivamente a estes tipos de registros.


Mas qual o porquê da ênfase em: "...termo Hoje associado definitivamente a estes tipos de registros"??
Simples!
Com o avanço tecnológico dos anos 90 para cá, o advento das gravações digitais em CD´s e DVD´s baratearam (e muito) o custo das gravações em série, economizando em tempo e dinheiro as cópias de todo e qualquer registro.

Uma rápida Análise Histórica

Vocês já imaginaram como eram feitas as gravações ditas "piratas" nas décadas anteriores aos anos 90? Digamos que nos dias atuais, o Glorioso Manager, Peter Grant, do Led Zeppelin, o mais combativo empresário anti-pirataria da época, simplesmente desistiria de qualquer investida contra as gravações, e até mesmo contra fotografias de sua Banda em seus Shows! Antigamente a gravação era feita em fitas K-7, portanto, quem quisesse ter tal registro deveria se municiar de um gravador K-7, tamanho médio na época, passar pela 'revista' antes de adentrar ao recinto, se posicionar bem diante dos P.A.´s e rezar para não ser visto pelos seguranças. Isto sem se falar de também rezar para não ficar em um local com fanáticos que cantavam as músicas o Show inteiro! Digo isto pois já tive a oportunidade de ouvir um pirata dos Beatles que era só gritaria insana das meninas e o som de fundo... The Beatles... Oh Raiva!! (rsrsss)...


Com o passar dos anos, o disco pirata (Bootleg), ganhou uma melhora significativa em sua qualidade a partir das gravações feitas das mesas de som. É... Alguém da Técnica ganhava algum para gravar a apresentação e depois 'vazá-la' para alguém que tinha condições de prensar o som transformando-o em um LP pirata do Show. Vocês já se deram conta de como é a produção de um simples disco (LP) de vinil? Tema para outra matéria a posteriori!!

Processo atual

Hoje ninguém precisa ter Muito dinheiro, como na época da prensagem em LP, para se lotar uma banca de camelô com vários CD/DVD´s piratas! *Notem que aqui Não usei o termo Bootleg* Ainda tomando o conceito de "Registro de Apresentações Ao Vivo", atualmente quase Todos os celulares do mercado podem gravar som e imagem. O fator limitante é apenas a sua capacidade de armazenamento. O seu tamanho é pocket. Isto para gravações a partir da platéia! Para as gravações 'soundboard' temos os MD´s e outros dispositivos via USB. Para a produção  em série destas gravações temos uma gama de equipamentos. Desde gravadores de DVD´s de R$50,00 que vão em qualquer micro até robôs de gravadores que conseguem a partir de uma só matriz gravar 8, 16, 32, 64 mídias ao mesmo tempo! Muito mais fácil, não?


Daí sim, agora diferenciarmos o Bootleg do Pirata. O termo "gravação pirata" foi descaracterizado nesta época da Informação (infelizmente). Hoje, o nosso antigo pirata é sinônimo de ladroagem! Está bem, não é que naquela época não fosse uma gravação "por debaixo dos panos" por assim dizer mas, a diferença está na distorção do conceito. Eu nunca comprei um Led Zeppelin Phisycal Graffiti, LP em vinil, pirata. Entenderam? Ninguém faria uma cópia pirata de um vinil original em formato vinil! Mas hoje, o que se vê por aí são CLONAGENS! Cópias no mesmo formato de prensagem, de Tudo que se puder copiar! Aí sim, isto é Ilegal!
Portanto, para mim fica claro a diferença entre Bootleg e pirataria nos dias de hoje:
- Bootleg: Registro Ao Vivo de Show ou Estúdio das Bandas. Gravações não oficiais.
- Pirataria: Clonagens de trabalhos oficiais para a venda.

Até a próxima,


E... Toca o Barco!!!



Jack Bracan é fundador, proprietário e um dos Editores do Blog Salada Rock ®.

Seguidores