quarta-feira, 6 de março de 2013



O Brasil acordou com uma triste notícia: Chorão foi encontrado morto em seu apartamento.

O tempo foi passando e cada vez mais pessoas ficaram sabendo do fato. A morte do líder do Charlie Brown Jr. caiu na boca do povo, foi se espalhando e, agora, é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, quiçá o mais falado. De fato, ele marcou a adolescência de muitas pessoas, inclusive da que vos escreve. De forma discreta, mas sempre ouvi algumas músicas da banda.

Como não poderia ser diferente, posts e mais posts sobre o Chorão tomaram conta dos trending topics, no Twitter, do feed de notícias de nossas contas do Facebook, enfim, fomos bombardeados por frases, fotos e textos que faziam alguma referência ao músico. Muitos fãs estão lamentando a perda do ídolo. Também há quem preste homenagens simplesmente porque o admirava, ninguém precisa ser nenhum fã enlouquecido para enviar sua coroa de flores via redes sociais, com uma mensagem de adeus.  

Porém, há uma coisa que sempre acontece quando um artista morre: ele ganha vários admiradores. Isso não pode acontecer? Pelo contrário, quem me dera que todos procurassem ouvir músicas de pessoas que não pertencem mais a este planeta! A questão é o amor repentino que surge no coração de algumas pessoas, que passaram a idolatrar o Charlie Brown Jr. e suas músicas na manhã de hoje. “Amor” que semana que vem, provavelmente, não existirá mais. Algumas pessoas começam a endeusar artistas após sua morte.

Obviamente, não dá para ficar apontando quem é fã e quem está falando algo única e exclusivamente porque o assunto do dia é a morte do Chorão. Porém, sempre tem gente que quer se passar por fã sem saber nada a respeito da banda e não faz a menor questão de pesquisar para saber se está falando besteira ou não. Vejam uma das pérolas do Facebook:

E 15 pessoas curtiram!

São atitudes lamentáveis. Infelizmente, existem pessoas que perdem a oportunidade de não publicar um post. A frase mais conhecida é: “todo mundo vira fã depois que um artista morre”. Entretanto, não é verdade. Nem todo mundo se torna fã. É claro que existem pessoas que semeiam uma admiração, surge uma curiosidade, uma vontade de ouvir músicas de determinado cantor que faleceu ou de assistir filmes, quando se trata de um ator. Mas não é uma regra, muitos esquecem do trabalho da pessoa semanas depois.

Pior que isso, são os pré-julgamentos. “Ah, o cara era tatuado e skatista, só podia ser maconheiro, morreu de overdose!”. Em partes, é um assunto que tem uma relação com outro post da Comissão. Ele aborda a questão dos esteriótipos e da imagem de quem ouve músicas de Justin Bieber, por exemplo, e de quem ouve punk rock. É o velho preconceito: se você ouve músicas mais românticas, é uma boa pessoa; se você ouve rock, é drogado e não presta.

Por fim... Vá em paz, Chorão! Sua geração agradece pelas músicas e belas poesias que você deixou.









1 comentários:

  1. Como eu nunca gostei, não postei nada. Chatíssimo isso de todo mundo virar o melhor cantor do universo depois que morre. Claro, as vezes alguns cantores estão esquecidos e a gente acaba lembrando -Eita, eu gostava daquela musica tal. Mas, eu não viro fã de cantor depois da morte.

    BlogFacebookTwitter

    ResponderExcluir

1 - Comentários com conteúdo ofensivo não serão aceitos

2 - Para denunciar algum comentário hostil, clique em "relatar" que ele será avaliado

Seguidores