terça-feira, 26 de março de 2013



Do que uma música precisa para ser ouvida 50 anos depois? Poucos são os artistas que têm a receita que une um talento grandioso com a oportunidade de mostrar seu trabalho aos quatro cantos do planeta e, os Beatles, estão nessa seleta lista. O quarteto inglês se infiltrou por diversas gerações e, meio século depois, ainda é parte da vida de muita gente.  

Menos de dez horas foram necessárias para que “Please, Please Me” fosse gravado e mixado, ao vivo, nos estúdios de Abbey Road. Precisamente, foram nove horas e 45 minutos. O álbum, que surgiu na sequência do sucesso do single homônimo, que levou os Beatles ao topo das paradas britânicas, foi lançado em 22 de março de 1963.


A banda tinha uma carta na manga: quando gravaram, já eram artistas experientes, versados em soul, gospel, r'n'b, blues americano e rock and roll. Os garotos sabiam como as canções eram feitas porque, como não tinham dinheiro para comprar partituras, decifravam letras e descobriam as harmonias ouvindo os discos repetidas vezes. Eles também já sabiam como conquistar uma platéia, carregavam na bagagem muitas apresentações para adolescentes deslumbradas, eles sabiam o que fazer em cima do palco.


Como todos os outros álbuns de estúdio da banda, ele chegou ao primeiro lugar das paradas logo após o lançamento. Produzido por George Martin, ele buscou reproduzir a sonoridade dos shows dos Beatles no Cavern Club. Entre as faixas estão algumas das melhores composições de Lennon e McCartney e alguns covers que ilustravam as influências que guiavam os rapazes naquela época.

Quando os rapazes se juntavam na casa de Paul para escrever suas músicas, reagrupavam acordes familiares e transformavam em algo que fosse deles. Dessa forma, o riff de baixo de uma música de Chuck Berry foi incorporado a “I Saw Her Standing There”. Outra inspiração foi o som da voz de Roy Orbison, presente na faixa título.
Em comemoração aos 50 anos do primeiro álbum dos garotos de Liverpool, a Comissão vai mostrar fatos e curiosidades existentes por trás de algumas faixas.

I Saw Her Standing Here
Ela fincou de vez os Beatles nos salões de baile adolescentes. A contagem “one, two, three, four” foi mantida para dar a impressão de um registro ao vivo. Originalmente, a canção era intitulada “Seventeen”.

Misery
A faixa foi escrita para Helen Shapiro, uma estrela teen britânica, porém, seu produtor, Norrie Paramor, recusou.

Ask Me Why
Lançada como lado B de “Please, Please Me”, foi escrita na primavera de 1962 e tem John como principal compositor. Foi uma das quarto músicas que os Beatles levaram para a primeira sessão de gravação em 6 de junho do mesmo ano, nos estúdios da EMI em Abbey Road, mas George Martin não achou que a canção fosse boa o bastante para se tornar o single de estréia.

Please, Please Me
Alguns críticos enxergavam a música como um pedido de igualdade no prazer sexual. O editor do Village Voice, de Nova York, deu ênfase à polêmica dizendo que ela falava sobre sexo oral. Anos depois, Paul comentou: “Se eles quisessem, poderiam ter encontrado diversos duplos sentidos no começo do nosso trabalho. E quanto a 'I'll Keep You Satisfied' ou 'Please, Please Me'? Tudo pode ter duplo sentido, se você procurar o bastante”

Love Me Do
Foi o primeiro grande sucesso da banda na Inglaterra. No início da década de 1960, Bruce Channel alcançou o sucesso no Reino Unido com “Hey Baby”, que trazia um solo de gaita do músico de Nashville Delbert McClinton. Ele chamou a atenção de John e, quando eles se conheceram, o beatle pediu para que o músico o ensinasse a tocar.

PS I Love You
Composta em forma de carta, foi a percursora de outras canções no mesmo formato compostas por Paul, como “Paperback Writer” e “When I'm 64”. Dorothy Rhone (Dot), namorada de McCartney naquela época, achava que a canção havia sido escrita para ela, o que foi desmentido por ele mais tarde.

Do You Want To Know A Secret?
O segredo em questão era que John estava apaixonado. Da mesma forma que “Please, Please Me”, a gênese era uma música que sua mãe costumava cantar para ele, que, no caso, fora tirada do filme da Disney “Branca de Neve e os Sete Anões”, de 1937. Em uma das cenas, a Branca de Neve canta para os pombos: “Wanna know a secret? Promise not to tell? We are standing by a wishing well”.

There's A Place
Revelava sentimentos de isolamento e rejeição que se tornariam uma marca nas canções de John, ela apresentava o que se tornaria um tema recorrente: a busca por conforto em seus pensamentos, sonhos e memórias.

Twist and Shout
É um cover de uma música de Phil Medley and Burt Russell. Foi a última faixa a ser gravada porque Lennon ficou resfriado no dia da gravação. Martin temia que os vocais estragassem a qualidade da canção, já que a voz de John estava alterada.


Os jovens músicos ao lado do empresário Brian Epstein
Vale ressaltar mais duas curiosidades:

- O vinil original de “Please, Please Me” é o único álbum dos Beatles no qual as canções são creditadas como “McCartney-Lennon. Depois, todas as composições da dupla, são creditadas como “Lennon-McCartney”.
- “Please, Please Me” não foi lançado na América até que o catálogo dos Beatles fosse padronizado para CD, em 1987.





Seguidores