Do que uma música
precisa para ser ouvida 50 anos depois? Poucos são os artistas
que têm a receita que une um talento grandioso com a
oportunidade de mostrar seu trabalho aos quatro cantos do planeta e,
os Beatles, estão nessa seleta lista. O quarteto inglês
se infiltrou por diversas gerações e, meio século
depois, ainda é parte da vida de muita gente.
Menos de dez horas
foram necessárias para que “Please, Please Me” fosse
gravado e mixado, ao vivo, nos estúdios de Abbey Road.
Precisamente, foram nove horas e 45 minutos. O álbum, que
surgiu na sequência do sucesso do single homônimo, que
levou os Beatles ao topo das paradas britânicas, foi lançado
em 22 de março de 1963.
A banda tinha uma carta
na manga: quando gravaram, já eram artistas experientes,
versados em soul, gospel, r'n'b, blues americano e rock and roll. Os
garotos sabiam como as canções eram feitas porque, como
não tinham dinheiro para comprar partituras, decifravam letras
e descobriam as harmonias ouvindo os discos repetidas vezes. Eles
também já sabiam como conquistar uma platéia,
carregavam na bagagem muitas apresentações para
adolescentes deslumbradas, eles sabiam o que fazer em cima do palco.
Como todos os outros
álbuns de estúdio da banda, ele chegou ao primeiro
lugar das paradas logo após o lançamento. Produzido por
George Martin, ele buscou reproduzir a sonoridade dos shows dos
Beatles no Cavern Club. Entre as faixas estão algumas das
melhores composições de Lennon e McCartney e alguns
covers que ilustravam as influências que guiavam os rapazes
naquela época.
Quando
os rapazes se juntavam na casa de Paul para escrever suas músicas,
reagrupavam acordes familiares e transformavam em algo que fosse
deles. Dessa forma, o riff de baixo de uma música de Chuck
Berry foi incorporado a “I Saw Her Standing There”. Outra
inspiração foi o som da voz de Roy Orbison, presente
na faixa título.
Em comemoração
aos 50 anos do primeiro álbum dos garotos de Liverpool, a
Comissão vai mostrar fatos e curiosidades existentes
por trás de algumas faixas.
“I Saw Her
Standing Here”
Ela fincou de vez os
Beatles nos salões de baile adolescentes. A contagem “one,
two, three, four” foi mantida para dar a impressão de um
registro ao vivo. Originalmente, a canção era
intitulada “Seventeen”.
“Misery”
A faixa foi escrita
para Helen Shapiro, uma estrela teen britânica, porém,
seu produtor, Norrie Paramor, recusou.
“Ask Me Why”
Lançada
como lado B de “Please, Please Me”, foi escrita na primavera de
1962 e tem John como principal compositor. Foi uma das quarto músicas
que os Beatles levaram para a primeira sessão de gravação
em 6 de junho do mesmo ano, nos estúdios da EMI em Abbey Road,
mas George Martin não achou que a canção fosse
boa o bastante para se tornar o single de estréia.
“Please,
Please Me”
Alguns
críticos enxergavam a música como um pedido de
igualdade no prazer sexual. O editor do Village Voice, de Nova York,
deu ênfase à polêmica dizendo que ela falava sobre
sexo oral. Anos depois, Paul comentou: “Se eles quisessem, poderiam
ter encontrado diversos duplos sentidos no começo do nosso
trabalho. E quanto a 'I'll Keep You Satisfied' ou 'Please, Please
Me'? Tudo pode ter duplo sentido, se você procurar o bastante”
“Love
Me Do”
Foi o primeiro grande sucesso da banda na Inglaterra. No início
da década de 1960, Bruce Channel alcançou o sucesso no
Reino Unido com “Hey Baby”, que trazia um solo de gaita do músico
de Nashville Delbert McClinton. Ele chamou a atenção de
John e, quando eles se conheceram, o beatle pediu para que o músico
o ensinasse a tocar.
“PS I Love You”
Composta em forma de carta, foi a percursora de outras canções
no mesmo formato compostas por Paul, como “Paperback Writer” e
“When I'm 64”. Dorothy Rhone (Dot), namorada de McCartney naquela
época, achava que a canção havia sido escrita
para ela, o que foi desmentido por ele mais tarde.
“Do You Want To Know A Secret?”
O segredo em questão era que John estava apaixonado. Da mesma
forma que “Please, Please Me”, a gênese era uma música
que sua mãe costumava cantar para ele, que, no caso, fora
tirada do filme da Disney “Branca de Neve e os Sete Anões”,
de 1937. Em uma das cenas, a Branca de Neve canta para os pombos:
“Wanna know a secret? Promise not to tell? We are standing by a
wishing well”.
“There's A Place”
Revelava sentimentos de isolamento e rejeição que se
tornariam uma marca nas canções de John, ela
apresentava o que se tornaria um tema recorrente: a busca por
conforto em seus pensamentos, sonhos e memórias.
“Twist
and Shout”
É
um cover de uma música de Phil Medley and Burt Russell. Foi a
última faixa a ser gravada porque Lennon ficou resfriado no
dia da gravação. Martin temia que os vocais estragassem
a qualidade da canção, já que a voz de John
estava alterada.
Os jovens músicos ao lado do empresário Brian Epstein |
Vale ressaltar mais
duas curiosidades:
- O vinil original de
“Please, Please Me” é o único álbum dos
Beatles no qual as canções são creditadas como
“McCartney-Lennon. Depois, todas as composições da
dupla, são creditadas como “Lennon-McCartney”.
- “Please, Please Me”
não foi lançado na América até que o
catálogo dos Beatles fosse padronizado para CD, em 1987.