quarta-feira, 9 de janeiro de 2013



Quem nunca ouviu falar do Rei do Rock? Quem não conhece um grande fã de Elvis? Mesmo quase 36 anos após sua morte, ele continua conquistando ouvidos e corações de pessoas de todas as idades, sua música ultrapassa gerações. Quando pensamos em ícones e nomes de peso, que fizeram parte da cultura popular do século XX e, que, até hoje, continuam vendendo discos e sendo alvo de especiais em qualquer tipo de veículo de comunicação, logo lembramos de Elvis Presley.  


Elvis Aaron Presley nasceu no dia 8 de janeiro de 1935, na cidade de East Tupelo, no estado do Mississipi. Caso estivesse vivo, completaria 78 anos na última terça-feira (8). A morte de Presley pegou o mundo de surpresa, chocou fãs dos quatro cantos do planeta e gerou uma comoção muito grande, como pouquíssimas vezes foi vista, nas mesmas proporções, em nossa cultura. As linhas telefônicas de Memphis congestionaram e as floriculturas tiveram seus estoques esvaziados.


A Comissão não poderia deixar essa data passar em branco. Preparamos uma pequena seleção com alguns dos maiores sucessos de Elvis Presley.  


Começamos resgatando uma música super dançante do fim da década de 1960: “A Little Less Conversation”. Vale um salve para versão remix da canção, feita pelo DJ holandês Tom Holkenborg. Ela foi muito bem trabalhada, conseguiu um resultado moderno e um ritmo surpreendente, e, diga-se de passagem, ficou impecável! Quem quiser conferir, pode clicar aqui.


Seguimos com a trilha do terceiro filme de Elvis, de 1957: “Jailhouse Rock”. No vídeo, está contida a cena antológica, onde é apresentado um número de dança na prisão, que foi coreografado pelo próprio. Alguns o consideram como o primeiro vídeo clipe da história do rock.


A próxima da lista é “Always On My Mind”. Mais uma das belíssimas composições de Elvis.


In The Ghetto” é um dos grandes e mais aclamados sucessos do Rei. A mensagem que ela traz é um reflexo da pobreza no mundo. A canção, que já foi regravada por atristas como Barry White e The Cranberries, é vista como uma das melhores da carreira de Elvis.  


Kiss Me Quick” é uma das músicas de Elvis Presley que mais fez sucesso aqui no Brasil. Ou até mesmo a que mais esteve presente nos ouvidos dos fãs brasileiros quando foi lançada.


It's Now Or Never” é uma versão de “O Sole Mio”, clássico italiano composto em 1898 e gravado por Giuseppe Anselmi em 1907. A canção foi indicada pela Billboard como o melhor single vocal de 1960.  


Na sequência, temos a faixa título do primeiro filme de Elvis: “Love Me Tender”. O filme é um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema.  


Hound Dog” foi composta por dois adolescentes — Jerry Lieber e Mike Stoller — para a cantora Willie Mae "Big Mama" Thornton. A música se tornou um sucesso e foi regravada por vários artistas. Elvis já era famoso por cantá-la antes mesmo de gravar sua versão.



My Way” é o título em inglês da canção francesa “Comme d'habitude”, lançada pela primeira vez em 1967. Ela foi regravada pelas vozes de Frank Sinatra, Gipsy Kings e de nosso querido Presley, em 1971. Porém, o lançamento da última foi apenas em 1995, no disco “Walk A Mile In My Shoes”. Existe uma versão ao vivo do show do Hawaii — Aloha from Hawaii, lançada em 1973 — e outra de 1977, que saiu em um compacto simples com “America The Beatiful” no lado B.


Uma das mais belas canções românticas de todos os tempos. Assim pode ser descrita “Can't Help Falling In Love”.


Para fechar com chave de ouro: “Suspicious Minds”. Ela também está na lista das “melhores canções de toda a carreira de Elvis Presley”. É uma das mais aclamadas tanto pela crítica quanto pelo público. Foi a última música do Rei a atingir o número um da “Parada Pop” da Billboard. 


Um legado como o de Elvis é algo que raríssimos artistas conseguem construir ao longo de suas carreiras. Ele é praticamente unânime: além de conquistar milhões de fãs ao redor do mundo, obteve o respeito da crítica e é reverenciado por inúmeros ícones da música. Não é fácil agradar fãs de rock, de música clássica, pop e metal, entre outros gêneros, ao mesmo tempo, mas Presley o fez.  

Elvis Presley é o Big Bang do rock n' roll, o começo de tudo.” (Bono, U2)




Seguidores