sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


Eu sou daqueles caras que acredita que a palavra e o significado de " poesia " se tornou algo muito mais do que apenas uma rima, versos, estrofes e métrica. Poesia pode ser considerado tudo o que desperta algo belo, bonito em nossas cabeças. Maneiras de agir, pensar, olhares, gestos.

Eis que surge mais um cara considerado poeta. A música quebrou a definição de poesia. Poesia é música ? de jeito nenhum. A poesia passou a fazer parte da música. Zuza Zapata é mais um jovem músico começando sua trilha. Em abril de 2009 lançou seu álbum homônimo com 12 faixas autorais. É difícil encontrar por ai um músico que tem seu disco inteiramente autoral. Normalmente a gente só encontra intérpretes, na verdade, meros intérpretes.

Em 2011, voltou ao estúdio para começar a trabalhar nas composições do seu próximo álbum. Crônicas de Ontem e Outras Saudades, que tem previsão de lançamento para inicio de 2013, certamente vai buscar uma sonoridade mais elétrica e tendo como base a guitarra, o baixo e a bateria. Sobre a MPB e com um foco em experimentalizações, suas canções apresentam um ar lírico, calmo e sutil. É mais ou menos como Vinicius de Moraes gostava ( provavelmente sua principal influencia ). Sentado, tranquilo, ouvindo, refletindo, tocando, tomando seu uísque falsificado ou original, como quisera.

Agora, nas palavras de Sérgio Natureza, renomado compositor com músicas gravadas por Lenine, Gal Costa, Ney Matogrosso e Zeca Baleiro.

Na cena viciada dos modismos e sotaques de ocasião, ouço uma voz que produz um necessário arejamento na estufa das mediocridades: Zuza Zapata chega nos trazendo bons (in)ventos".

Bom, está ai. Claro que o foco do blog é o Rock N ´Roll, mas o que vale e prevalece mesmo é a boa música.

Abraços !

Seguidores