terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O clipe da semana especial de hoje vai agregar algumas das introduções mais marcantes, eletrizantes, arrepiantes e conhecidas de um universo chamado rock n' roll.


Para começar, temos um clássico do The Who. Particularmente, quando penso em introduções, a primeira música da qual me lembro é “Baba O'Riley”. O looping do sintetizador de Pete Townshend é genial e bastante pegajoso. Vale citar uma curiosidade sobre a faixa que, frequentemente, é designada a fazer parte da trilha sonora de algum produto audiovisual, como o seriado CSI New York: o título é uma homenagem a Meher Baba — guru indiano que fez voto se silêncio e nunca mais pronunciou uma palavra até o dia de sua morte — e Terry Riley — compositor californiano de música experimental, que inspirou a construção da canção.


Continuamos com “The Song Remains the Same”, do Led Zeppelin. É uma das obras que não podem ficar de fora de listas como esta, ela é fabulosa! Realmente, os anos se passaram e a canção continua a mesma.




Thunder! Mais uma que não poderia ficar de fora: “Thunderstruck”, do AC/DC. Que atire a primeira pedra quem nunca se pegou solando uma guitarra imaginária, junto com o riff de Angus Young, na introdução dessa música!


Fazendo um passeio pela década de 60, encontramos a agradável “California Girls”, dos Beach Boys.


É no frenético ritmo do Iron Maiden que “Aces High” descreve o discurso de Winston Churchill, convidando os ingleses para a batalha. As guitarras simulam os “mergulhos” das aeronaves nas lutas entre a Royal Air Force britânica e a Luftwaffe, de Hitler. Essa intro é ou não é excepcional?


While My Guitar Gently Weeps” traz os garotos de Liverpool à lista. A belíssima composição de George Harrison tem uma introdução que emociona beatlemaníacos de diferentes gerações.


O assunto da vez é pesadelo. E é assim que o Metallica aparece, com “Enter Sandman” e sua intro, dando um ar sombrio à música.


Mark Knopfler e companhia não poderiam ficar fora da lista. Os britânicos do Dire Straits entram com a memorável “Money for Nothing”. A mistura da voz de Sting com um teclado e uma explosiva entrada de bateria criou uma das melhores introduções da história do rock. Uma palavra que a resume bem é: empolgante. Vale ressaltar que o videoclipe foi um dos primeiros feitos utilizando computação gráfica e o primeiro clipe exibido pela MTV Europe.


Outra década que merece um destaque é especial é a de 1950, com “Johnny be Good”, de Chuck Berry.


A próxima é a orgasmática canção interpretada por Derek and The Dominos: “Layla”. A introdução abre as portas de um lugar mágico, que possui uma trilha sonora com uma melodia incrivelmente contagiante e, quando parece que a música vai acabar, ela dá outra pancada extasiante e a vontade é de ouvir mais e mais.  


O Rush também não poderia ficar de fora. O power trio canadense leva o público à loucura com “YYZ”. Prestem atenção na qualidade musical que está contida na introdução e, é claro, no restante da música.


Com vocês, o clássico dos clássicos! Mais uma vez, o Led Zeppelin entra na lista. Agora, com “Stairway to Heaven”. É, sem sombra de dúvida, a introdução que faz com que os fãs subam os degraus do paraíso. 


Outra introdução bem famosa é a antológica “Smoke on the Water”, do Deep Purple.  


Milhares de fãs pulando ao som de uma melodia contagiante. A emoção de ouvir a introdução de “Where the Streets Have no Name”, dos irlandeses do U2, é única. Difícil mesmo é não tirar os pés do chão!


Paul McCartney aparece novamente, porém, com os Wings. A introdução do clássico “Band on the Run” causa uma grande euforia até hoje, quando o Sir sobre no palco empunhando seu baixo e interpretando uma de suas canções que se tornaram trilha sonora de milhões de fãs ao redor do mundo.


O rock progressivo continua muito bem representado. Agora é a vez do Pink Floyd, com “Time”. Sua introdução é simplesmente arrepiante.  


Para encerar, deixo com vocês o sucesso dos Scorpions, “Rock You Like a Hurricane”.


Essas foram apenas algumas das que fazem parte da vasta lista das introduções mais aclamadas pelos fãs do bom e velho rock. É claro que você, leitor, conseguirá acrescentar mais algumas que não foram citadas. Quais músicas merecem destaque quando o assunto é introdução?

Seguidores