segunda-feira, 12 de novembro de 2012



   Que se acalmem os espíritos mais impulsivos daqueles que ao lerem este título a boca começou a espumar.

   O meu motivo maior para escrever estas linhas mal esboçadas é a quantidade de observações idiotas que venho recebendo pelo facebook de palhaços que defendem ideologias muito duvidosas e pouco embasadas sobre suas preferências musicais.

   Certo dia, diante algumas críticas que teci nesta rede sobre a banda de indie rock Interpol, em que comentei que não gostava das letras de ensino fundamental que a banda escrevia e o clima forçadamente erudito que ela passava para o público, imediatamente fui alvejado por jovens que gostam de xingar muito no twitter como se eles estivessem defendendo a honra da própria mãe em uma briga de colegial. A professora Teteca sempre tem que separar.

   Posteriormente, ao postar vídeos sobre música eletrônica um ‘tr00’ metal warrior extreme br00tal veio me dando lições sobre o ‘metal verdadeiro’ e de como eu me rendi ao lado ‘sorry for party rockin’ da força. E no meu cotidiano eu sou diariamente surpreendido por esses fãs que levam pateta como adjetivo.

   É claro que você que está lendo deve ter alguma gênero musical preferido, ou no mínimo uma banda preferida. Isso ainda não te caracteriza como um fã. Até então você é um admirador do trabalho da banda, ou da imagem dela. O que te torna um fã são medidas extremas como os mulçumanos que matam em nome de Alá. Daí o termo fã, de ‘fan’ em inglês comumente uma abreviação da palavra ‘fanatic’, ou seja, aquele que xinga muito o Matias no facebook por criticar o trabalho do Interpol.

   Já passou da hora de as pessoas começarem a aprender a ouvir o trabalho de músicos e avalia-los criticamente de uma forma bem sóbria, em vez de fazerem da banda um deus do olímpo cujo o nome é intocável. Afinal quem lucra com o nome da banda é ela própria e não quem fica sem comer aguardando na fila pra pegar o melhor lugar no show.

   Aprender a avaliar criticamente qualquer coisa evita fazer de você uma pessoa que se comporta impulsivamente. Nem todos os trabalhos realizados por uma banda são perfeitos, e se você focar nisso, verá os muitos infelizes trabalhos lançados por aí tidos com bons, e outros que embora enxergado como lixo são muito consistentes.

    Para ilustrar melhor o que eu digo, veja essa matéria com o crítico musical Régis Tadeu entrevistando fãs (patetas) do Manowar, onde muitos, percebe-se, parece nem saber o que é ouvir música:

  

3 comentários:

  1. Mas é verdade. Cada um com sua patetisse. Eu sou pateta, que coleciona, que ficou 12h na porta de um hotel e tal. Felizmente eu não sou idiota, que é outra coisa.

    Mandy Savoy: Top 3 filmes: Christian Bale!

    ResponderExcluir
  2. Depende o conceito de de fã para você. Eu sou fã do Led Zeppelin e do Van Halen, mas não tenho todos os discos da banda, posters, não fico ouvindo os caras o dia inteiro, não vivo na sombra deles e muito menos brigo por eles. Todos tem que saber ser um verdadeiro fã, aquele que tem bom senso e limites....

    ResponderExcluir
  3. Quiz dizer por fã seu significado original: Fanatismo! Incluindo tudo o que a palavra fanatismo abrange. E quando no texto eu digo "admirador do trabalho" quero dizer que a pessoa tem um olhar crítico e atento sem discursos passionais.

    ResponderExcluir

1 - Comentários com conteúdo ofensivo não serão aceitos

2 - Para denunciar algum comentário hostil, clique em "relatar" que ele será avaliado

Seguidores