terça-feira, 20 de novembro de 2012


Uma fila de pessoas vestindo camisetas estampadas com foto ou alguma alusão a seus ídolos, conversando entre si, dando vida à novas amizades. Depois, a imagem é de todos entregando seus ingressos e caminhando até seus lugares, aguardando ansiosamente pelo ofuscar das luzes. As conversas e risadas dão lugar a escuridão e aos segundos que antecedem a entrada dos músicos no palco, momentos que se tornam eternos em razão da expectativa. O resultado dessa fórmula? Fãs cantando, aplaudindo, se emocionando, solando uma guitarra imaginária e batendo os pés no chão, seguindo o ritmo da música.

Certamente, você diria que o cenário descrito é de uma grande casa de shows, de um estádio ou algo do tipo. Porém, esse é um resumo do meu último dia 13, quando assisti Coldplay Live 2012 no cinema. É isso mesmo, no cinema! Tais atitudes dos fãs poderiam soar surreais se levássemos em consideração o fato de estarem diante de uma tela gigantesca. Entretanto, hoje em dia esses fatores são um atrativo, uma experiência única e diferente, que chama a atenção de amantes de diversos estilos musicais. Cada vez surgem mais notícias informando que determinado show será exibido nos cinemas.


Além de tudo, quando se trata de shows de nomes como Queen, Led Zeppelin e Jimi Hendrix, a experiência se torna ainda mais poderosa, pois boa parte dos espectadores não teve a oportunidade de vê-los ao vivo e a cores. Enxergo isso como uma forma dos fãs se sentirem em uma apresentação da banda. Então você diz: mas os músicos não estão lá, não é a mesma coisa. De fato, não é, mas todos os ali presentes precisaram comprar um ingresso, entrar em uma fila e esperar o show começar. Ainda há algo muito mais forte que isso: a interação. Todos no mesmo local, entrando em sintonia, unidos por uma paixão. 


Vou aproveitar para abrir um parênteses sobre o filme do Coldplay. Assisti aqui no Rio de Janeiro, e a empolgação das pessoas da sala foi algo magnífico de se ver, parecia que muitos se sentiam como se estivessem cara a cara com a banda, o mais perto possível do palco, apoiados na grade de segurança. Particularmente, a sensação que tive foi a mesma. Fiquei sabendo que, em alguns lugares, fãs levaram pulseiras coloridas que brilham no escuro, para lembrar as que eram fornecidas para todos os que compareciam aos shows da turnê. Isso é incrível! A diferença é que as pulseiras das apresentações ao vivo eram controladas por computador e piscavam simultaneamente de acordo com determinadas músicas. Ressalto aqui minha admiração: o Coldplay está melhor do que nunca, a Mylo Xyloto Tour é espetacular, muito bem produzida e a banda está tocando formidavelmente.

O filme, já lançado em DVD, também está disponível na íntegra no Youtube:


O próximo registro que será exibido nos cinemas é o show de Jimi Hendrix no lendário festival de Woodstock. O gênio chegará à algumas salas no dia 26 de novembro, véspera do que seria seu 70º aniversário.

Set list:
Message to Love
Spanish Castle Magic
Red House
Lover Man
Foxy Lady
Jam Back at the House
Izabella
Fire
Voodoo Child (Slight Return)
The Star-Spangled Banner
Purple Haze
Woodstock Improvisation
Villanova Junction
Hey Joe

Confira o trailer: 
Deixo a sugestão, caros leitores. Quem já viveu essa experiência, sabe que vale a pena e, se puder, irá novamente. Quem nunca assistiu nenhum show no cinema, não irá se arrepender. Fica a dica de bons momentos de euforia.






Seguidores