segunda-feira, 26 de novembro de 2012



   No ano de 2000 Dorsal Atlântica sai de cena e não se ouve mais nada da banda a não ser uma regravação em 2005 ou algum relançamento em 2006. Pouca coisa. Para quem acha que o metal brasileiro se resume em Sepultura saibam que Dorsal Atlântica surgiu em 1981 como uma banda de colegial fazendo cover de Made in Brazil e Black Sabbath para alguma festividade de ensino médio. Desde então decidiram botar o pau na mesa e deram inicio a emergência de bandas de thrash no cenário brasileiro, onde imperavam ainda um gosto hippie remanescente da década de 70.

   Vendendo suas coleções de bugigangas diversas conseguiram pagar pela gravação de sua primeira demo em 1984. Sepultura ainda estava sendo formada durante esse ano pelos irmãos Cavalera, vale a pena lembrar. Mas o vinil só foi efetivamente lançado na primeira edição do Rock in Rio em 85.

   Daí pra lá temos diversas nuances genéricas características das bandas de tal gênero que culminam no término do grupo em 2000. Porém o mais importante é que os caras VOLTARAM em 2012 para gravar um novo álbum e um documentário, que a esta altura do campeonato já devem estar pronto há muito tempo.

   Admirador do trabalho da banda posso dizer que tive a sorte de começar ouvindo o trabalho dos caras com o Antes do Fim/Depois do Fim, onde as guitarras possuem um timbre bem redondo nos solos e riffs bastante originais, mas além disso, as músicas são em português. Melhor do que ter uma banda de thrash brasileiro que canta em português é saber que os caras adequaram as letras de acordo com a sonoridade de uma música originalmente construída para a língua inglesa, o que implica em uma sonoridade diferente. Se eu tivesse pego algum dos albums em que eles catam em inglês como o Straight, com certeza eu teria deixado de lado devido a mesmice.

   Sinceramente, os caras voltaram com tudo. Confiram a gravação do novo album:

   Pra quem ainda não conheçe o som dos caras, veja uma ou outra faixa do album que citei. Antes do Fim Depois do Fim:
   A insana Caçador da Noite:

Seguidores