segunda-feira, 29 de outubro de 2012



 
Se você for como eu que nasceu nos anos 90, é possível que tenha tomado conhecimento de quem é Vanusa depois daquele episodio infeliz em 2009 na assembléia legislativa em São Paulo, onde a cantora aparece completely high e comete então uma sucessão de imprevistos, que a meu ver nada patriótico, trouxe uma estética bem legal para o hino. Nada demais, nada através, Vanusa esclarece que seus medicamentos para labirintite lhe causaram algumas confusões que resultaram em um pacote de pilhérias televisivas. E como a lei da entropia reina em nosso mundo, no ano seguinte outro episodio parecido ocorre com ela em Manaus, sabe-se lá em que contexto.

   O fato, é que para quem conhece o trabalho de Vanusa há mais tempo, como nossos pais, por exemplo, bem sabem que a cantora não chega mais aos pés de quem ela foi no passado. Nossa musa tinha os pés no rock n’ roll mesmo que você não considere a jovem guarda como rock.

   Não posso falar com propriedade sobre a carreira da autora porque eu conheço muito pouco do trabalho dela. Mas mesmo em pouco tempo já pude dar de cara com ótimos trabalhos. Vejamos essa canção abaixo com uma pegada bem heavy:

   E pasmem-se. Observem a semelhança entre essa música da Vanusa e Sabbath Bloody Sabbath:


   Pesquisando na internet percebi que há diversas discussões, porém não se sabe ao certo quem plagiou quem. O fato é que não consegui achar a data de lançamento do álbum da Vanusa, a não ser o etéreo 1973. Porém, não me espantaria se o plágio tivesse partido do Sabbath, uma vez que gringos vez ou outra copiam os riffs da terra do pau brasil.

   De qualquer forma, faz-se notar a qualidade musical que Vanusa já não mostra gana para possuir. E hoje, só podemos esperar mais um tropeço dela a ser explorado por programas saturados de humor pobre e repetitivo.

Seguidores