domingo, 27 de maio de 2012

Trazemos de volta mais um post da série O que esse nome quer dizer?, que teve sua última publicação no mês de janeiro. Naquela época ele teve que ser interrompido porque houve nossa promoção de aniversário, em seguida veio uma série especial, alguns planos de renovação do blog que ainda vão acontecer, e só agora estamos retornando com essa série.


Nesse post temos os nomes das bandas e artistas mais conhecidos, que iniciam com a letra D:


Danzig: O nome da banda veio do sobrenome do vocalista Glen Danzig



Dave Matthews Band:  Eram "Dave Matthews and his band" enquanto não achavam um nome melhor. Uma noite alguém anunciou erroneamente The Dave Matthews Band e foram deixando. Depois com a popularidade, ficou difícil mudar.


David Bowie: Bowie é um tipo de canivete. Seu nome verdadeiro é David Jones. Ele mudou o nome em 1966 para não ser confundido com Davy Jones dos Monkees. 




Dead Kennedys: Kennedys mortos era uma alusão aos assassinatos do presidente John Fitzgerald Kennedy e seu irmão senador Robert Fitzgerald Kennedy. Uma citação famosa de East Bay Ray (guitarrista) sobre este assunto: "Um Show dos Dead Kennedys no dia 22 de novembro, aniversário da morte de John Kennedy, não seria de mau gosto? Claro! Mas os assassinatos também não são de mau gosto?"


Deep Purple: A avó do Ritchie Blackmore gostava da música "Deep Purple" de Bing Crosby.



Def Leppard: Inspirado em um desenho que Joe Elliot fez de um leopardo sem ouvidos. Um leopardo surdo.


Detonautas: Segundo a versão oficial retirada do site da banda: "O nome Detonautas surgiu da junção de detonadores com internautas, afinal, nos conhecemos em salas de chat da internet. Acrescentamos o Roque Clube um tempo depois, utilizando o "qu" na palavra Roque para representar a nacionalidade do grupo e o Clube para todos que quiserem fazer parte do nosso grupo sejam bem vindos."

Dimmu Borgir: A banda é de black metal norueguês, porém o nome está em islandês e quer dizer "castelo negro". Existe também uma montanha na Islândia com este nome.
Dire Straits: A tradução literal é "terrível restrição", uma alusão à sua situação financeira antes do primeiro contrato. O termo "Dire Strait" é uma gíria chula, parte do vocabulário dos ingleses humildes, pobres e sempre desempregados. "I'm dire strait!" quer dizer "estou completamente duro, sem dinheiro e sem possibilidades"


 
Doors: Jim Morrison quando cursava a faculdade de cinema da UCLA resolveu fazer um duo musical com Dennis Jakob, que mais tarde trabalharia com Francis Ford Coppola (que por sua vez era colega de turma de Morrison), chamado "The Doors: Open and Closed (As Portas: Abertas e Fechadas)", inspirado em versos de William Blake. A citação em questão segue assim: "If the doors of perception were cleansed, everything would appear to man as it truly is, infinite.", "There are things that are know and things that are unknow; in between are doors." ("Se as portas da percepção forem limpas, as coisas irão surgir como realmente são, infinitas", "Entre as coisas conhecidas e as coisas desconhecidas existem as portas"). Uma possível fonte pode ser também o livro "As Portas da Percepção ou O Céu e o Inferno", de autoria de Adoulx Huxley (autor do famoso "Admirável Mundo Novo"), onde ele relata suas experiências com a mescalina (tal substância, semelhante ao peiote e ao LSD, produz um efeito alucinógeno tão forte que as reações da pessoa oscilam rapidamente entre paz ou terror espiritual, daí o sub-título "Céu e Inferno). Este livro era muito lido e comentado nos anos 60 e certamente influenciou Morrisson na escolha do nome: The Doors. Mais tarde quando Jim conheceu Ray Manzarek sugeriu o nome The Doors (As Portas). (Colaborou: Maurício Antunes Ariede)


Dream Theater: Originalmente chamados de Majesty, mudaram o nome para o de um teatro na vizinhança em Los Angeles.




Duran Duran: Vilão do filme "Barbarella" estrelado por Jane Fonda.



FONTE:


Se você conhece mais algum significado de alguma banda que não citamos nesse post, publique nos comentários!

2 comentários:

  1. Muito interessante cara. Você ouve essa bandas, é fã delas, conhecem tudo sobre os integrantes, mas quando alguem te pergunta: Por que Deep Purple? Por que Dire Straits? Você fica sem reação. Muito bom saber desses detalhes sutis da história deles. Parabéns.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que interesante, não sabia a o Dire. Bom, eu sou apaixonada pelo Duran Duran então essa não tinha como eu não saber, por que inclusive um dos singles é electric barbarella, então, mas logicamente eu adoro os outros artistas citados.

    ResponderExcluir

1 - Comentários com conteúdo ofensivo não serão aceitos

2 - Para denunciar algum comentário hostil, clique em "relatar" que ele será avaliado

Seguidores