sábado, 2 de julho de 2011

Dou as caras após meses de total inatividade no Comissão. Dou as caras após algumas reformulações da staff. Dou as caras até mesmo agora que já não faço parte oficial do grupo de postadores.

Mas sinto-me em dívida com este blog, com Pedro e ao mesmo tempo que tenho um carinho por este espaço. Não me acostumei, talvez, por ser um blog que foca o rock. Poderia ser apenas material indie, underground, melancólico ou mainstream, porém o meu prazer é poder chegar em algum lugar e falar sobre outros sons.
Mas o Comissão acertou neste ponto. Existem muitos blogs que se dão bem por serem realmente específicos. Já outros, se dão bem pela diversidade.

Porém não é sobre isso que vim tratar, pois hoje irei trazer cinco projetos musicais — majoritariamente independentes — que entraram em contato comigo ou com o Ignes Elevanium, e que considero extremamente bons.

Tive de filtrar para somente rock, embora tenha recebido também projetos de noise, electronic, ambient, e por aí em diante, de qualidade até superior.

Mas vamos começar com as apresentações (clique  nas capas para página do download).


______________________________________________________________
[ 01 ]__________________________________________________________
Mazoon Drive - Mazoon Drive [EP]
Brasil | 2010 | classic rock

Tracklist:
1. Black Bones
2. A Day at the River
3. Miss Gypsy
4. Streets Again
5. Ahead

O que se pode esperar de uma banda da capital paulista? Mais uma bandinha sem sal entre tantas que surgem? Ou talvez um som moderno demais?
Bom, da capital podem sair muita coisas. Coisas estupidamente boas, e outras bem ruins, mas Mazoon Drive se destacou, mesmo sendo uma banda nova e com uma proposta que nem sempre dá certo: Vintage & Revival.
Sim, Mazoon Drive executa um rock clássico de primeira, com letras em inglês e até mesmo um apelo visual simpático e coerente com a proposta.
Não parando por aí, nota-se também uma certa influência grunge, rock alternativo e blues rock nos rapazes, dando ao seu som exatamente o aspecto de 'viajem ao passado feito por 4 músicos do futuro'.

Ouça: Black Bones e Miss Gpsy.


______________________________________________________________
[ 02 ]__________________________________________________________
Fura - Mustela Putorius [EP]
Espanha | 2010 | post-rock / shoegaze / ambient

Tracklist:
1. Calima
2. Norai
3. 7 Lagos

Mais que a emoção de ouvir um belo projeto de post-rock, shoegaze e ambient, é receber um e-mail deste mesmo pedindo para o divulgarmos.
Fura, formada em 2008, aparece como uma banda espanhola, especificamente de Mallorca, porém é formada por quatro músicos de diferentes direções do mundo. Direções estas que desconheço, mas que certamente trouxeram boas inspirações.
De fato, Fura, assim como tantas bandas que se entrelaçam pelo ambient, shoegaze, e que usam os prefixos post- e math-, possuem normalmente uma parcela de apreciadores mais seletivos e em menor escala. É uma sonoridade que vai se construindo aos poucos, e é magnífico acompanhar isso, embora existam aqueles que achem este processo cansativo.

Ouça: se possível por inteiro, e na seqüência.


______________________________________________________________
[ 03 ]__________________________________________________________
Mechanica Sundown - 3 [EP]
Portugal | 2010 | thrash / death /groove-metal

Tracklist:
1. Monolith
2. Legacy of Cain
3. Mesmer(0)

Nossa viajem agora é para terras portuguesas. Sim, de Portugal, nossos colonizadores. Mas fora isso a banda não demonstra sua nacionalidade em seu som. Com letras em inglês e brutalizando um groove/thrash/death, é impossível ao menos chutar sua localidade. Mas são sim portugueses, da linda Lisboa.
Seu som também agrega um pouco de HC e uma linha mais alternativa, o que dá ao thrash/death — estilos muitas vezes massacrados pela falta de inovação — mais dinâmica e descompromisso.

Ouça: Monolith


______________________________________________________________
[ 04 ]__________________________________________________________
Adramma - The Uncurable Disease [EP]
Brasil | 2009 | melodic death metal / metalcore

Tracklist:
1. In Vain
2. Enclosure
3. The Facebreaker
4. Heart Of Glass
5. The Uncurable Disease

Aproveitando a deixa do disco anterior, trago Adramma, banda do interior de São Paulo que dá uma embromada entre o melodic death metal e o metalcore, trazendo também uma sonoridade mais alternativa se formos olhar para o lado death da coisa. Adramma tem bastante potencial, embora seja um banda bem jovem. Também não faltam influências, como Soilwork, Dark Tranquillity, Scar Symmetry e Disarmonia Mundi, passando por Lamb of God, The Haunted e buscando complexidade de bandas como Meshuggah e Sikth.
Com um vocal em inglês, e uma sonoridade bem semelhante à de bandas norte-americanas, Adramma pode conquistar os gringos, embora não se veja muita contemplação por aqui.

Ouça: The Facebreaker, Heart of Glass e The Uncurable Disease


______________________________________________________________
[ 05 ]__________________________________________________________
Kepsah - Stack
Itália | 2010 | post-rock / post-hardcore / alternative rock / experimental

Tracklist:
01. Damiens (05:31)
02. Mind Check atto primo (06:30)
03. Mind Check atto secondo (02:55)
04. Monossido (04:44)
04. Oltre (07:33)
06. Videocrazia (00:36)
07. T.N.B. (04:02)
08. Nuanda (06:57)
09. Analogie (07:23)
10. Katàbasis (04:57)

Finalizo esta lista com uma das bandas mais inesperadas que tive contato via e-mail. Kepsah, banda italiana, faz um som tão confuso e cheia de elementos que nem eles próprios possuem uma definição para seu som. Com músicas que viajam pelo post-rock, ambient, alternative rock enquanto se perde num experimentalismo incrível que é enriquecido com narrações, sons de instrumentos de sopro e pelo seu idioma, já que, dispensam o inglês e abusam de sua língua natal. Nesta mistura toda entra de tudo um pouco, até mesmo nosso samba!
Outra coisa bonita na banda é seu disco físico. Ele trás uma capa retangular, bem semelhante a uma bíblia, aparentemente rugosa e o encarte conta com desenhos negros à combinar com toda a branquidão do papel.
Como a banda usa bastante as narrações irei deixar uma prévia enviada por eles que, mesmo o disco  possuindo faixas bem diferentes entre si, pode resumir todo o trabalho.

Ouça: Mind Check atto secondo, Oltre, T.N.B., Nuanda e Katàbasis

______________________________________________________________

Assim me despeço e volto algum dia com uma segunda parte. Espero ter ao menos cutucado a curiosidade de vocês.

3 comentários:

  1. Fala Damien,

    Primeiramente gostaria de deixar claro que você não está devendo nada para a gente. Sabemos que é difícil administrar um blog, mas imagina coordenar um de grandes proporções como o Ignes. É complicado, requer bastante tempo e às vezes a gente precisa abrir mão de se dedicar em alguns projetos interessantes para cuidar do nosso blog.Sei muito bem disso porque já passei por essa situação.

    Fico feliz com o seu interesse em continuar fortalecendo essa nossa parceria e deixo as nossas portas abertas para que você possa postar aqui quando bem entender, quando tiver algum tempo sobrando.

    Quanto a sua participação na Comissão do Rock, você pode não estar entre os nossos colaboradores principais, mais aqui você é o nosso "12º jogador", aquele que fica no banco e entra no decorrer da partida para desequilibrá-la com o seu talento. Suas participações no blog não são tão frequentes mas quando acontecem, dão origem a posts excelentes, com uma forma clássica de usar as palavras, transmitindo aquela paixão pela música que em poucos blogs a gente encontra.

    A equipe da Comissão agradece pela sua contribuição.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Legal. Achei a proposra do seu post bem interessante e legal.

    Além de divulgar suas " bandas ", contribui com a comissão a grandes textos e a uma parceiragem entre blogueiros !!!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, Pedro e Guilherme.

    Ultimamente estou com um certo bloqueio para textos longos, então quem gosta de mim terá de se contentar com simples apresentações como estas (embora eu tenha prazer em fazê-las).

    Vou procurar trazer mais coisas para cá, claro, e fortalecer a idéia destacada pelo Guilherme.

    E, levando em conta os dois posts anteriores que fiz, vou tentar manter uma regularidade neste blog, me encarregando da parte independente, dos músicos que não dependem de grandes gravadoras.

    Abraço!

    ResponderExcluir

1 - Comentários com conteúdo ofensivo não serão aceitos

2 - Para denunciar algum comentário hostil, clique em "relatar" que ele será avaliado

Seguidores