sexta-feira, 28 de maio de 2010



O Soundgarden foi uma das bandas mais importantes da cena Grunge, nascida em Seattle, na década de 90. O som da banda era mais pesado que o dos outros grupos que faziam parte desse movimento como o Nirvana e Pearl Jam e suas músicas, tecnicamente superiores.
Mas a história do Soundgarden começou na verdade em Illinois, em 1981, quando Kim Thayil (guitarrista), Hiro Yamamoto (baixista) e Bruce Pavitt estudavam juntos. Após terminarem o colegial, resolvem dar continuidade aos estudos em Seattle, mas quando chegaram, foram atraídos pelo underground local e passaram a tocar em várias bandas.
Em 1984, Hiro conheceu o vocalista Chris Cornell e, junto a Thayil e o baterista Scott Sundquist formaram o Soundgarden. Bruce não entrou em nenhuma banda e sim, fundou um fanzine que viria a ser o selo Sub Pop.
Após dois anos tocando em pequenos lugares por toda a cidade, o baterista Scott deixa o grupo e é substituído por Matt Cameron (hoje no Pearl Jam). Já em 1987, o selo de Bruce, o Sub-Pop, estava começando a render bons resultados e ele assinou um contrato com seus amigos da época de colégio.
No mesmo ano, saiu o primeiro EP "Screaming Life" e, em 1988, o segundo "Fopp". Com esses primeiros lançamentos e os constantes shows, começam a ganhar fama dentro dos EUA, assinando com outro selo, o SST Records. Foi lançado então, ainda em 1988, o primeiro álbum, Ultraomega OK. Muitas gravadoras se interessaram pelo grupo e eles acabam aceitando uma proposta da A&M Records.
Em 1989, chegou Louder Than Love. Esse disco fez muito sucesso na época, chegando a receber uma indicação ao Grammy. O baixista Yamamoto abandona a banda e é substituído por Jason Everman. Após uma turnê com o Voivod e Faith No More, Everman é substituído por Ben Shepperd e ainda os dois primeiros EPs são relançados em um único álbum, chamado Fopp/Screaming Life.
Em 1991, alguns integrantes do Pearl Jam junto com Cornell e Cameron, montam um projeto paralelo batizado de Temple Of the Dog. As músicas são uma homenagem ao amigo Andy Wood, vocalista do Mother Love Bone, que havia morrido de overdose. A faixa "Hunger strike" vira hit, sendo tocada exaustivamente nas rádios e na MTV.
O Soundgarden entra em estúdio novamente e, ainda em 1991, é lançado Badmotorfinger. Esse álbum consolidou de vez a fama da banda. Fizeram grandes turnês, abrindo inclusive para o Guns N' Roses, sendo reconhecidos mundialmente. O grupo só voltou a lançar material inédito em 1994, no clássico Superunknow. A faixa "Black hole sun", virou um dos vídeos mais pedidos da MTV, inclusive no Brasil e o álbum faturou 3 Grammies.
Dois anos depois, chega Down on the Upside que, apesar de não ter feito tanto sucesso quanto os anteriores, foi muito bem aceito pelos fãs. Boatos sobre brigas internas e problemas com as cordas vocais de Cornell começaram a surgir e após a turnê desse, que acabou sendo o último disco da banda, o Soundgarden anuncia, em 1997, o fim de suas atividades. A gravadora ainda soltou uma coletânea intitulada A-Sides, com os maiores hits do grupo.

Chris Cornell se lança em carreira solo e logo depois, em 2002, forma o Audioslave junto aos integrantes do Rage Against The Machine, uma das bandas de maior sucesso da atualidade. Como vocalista, Cornell gravou três álbuns até sua saída em 2007, ano em que a banda terminou.
Em 2009, houve vários boatos de que a banda Soudgarden voltaria a se reunir e isso realmente aconteceu. Estão tocando até hoje.



Spoonman




Black Hole Sun



Tradução
Black Hole Sun (Sol do Buraco Negro)

Em meus olhos
Indisposta
Disfarçada
Como ninguém sabe
Esconde a face
Jaz a cobra
O sol
Na minha desgraça
Calor fumegante
Fedor do verão
Sob o preto
O céu parece morto
Chame meu nome
Através de um sonho
E ouvirei você
Gritar de novo
Sol do buraco negro
Você não vem?
E arrasta essa chuva
Sol do buraco negro
Você não vem?
Você não vem?
Gaguejando
Frio e enevoado
Rouba o vento morno
Amigo cansado
O tempo passou
Para os homens honestos
E às vezes
Até demais
Para as cobras
Em meus sapatos
Um sonâmbulo
E minha juventude
Rezo para manter
O céu manda
O inferno para longe
Ninguém canta
Como você
Mais
Levante minha cabeça
Afogue meu medo
Até vocês todos só desaparecerem
DMCA.com

Seguidores