sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Geralmente quando algum músico completa uma idade redonda, vários veículos fazem a famosa retrospectiva de sua carreira. Começam desde o início, passando depois, pelos álbuns que fez junto de sua banda, falando sobre shows de destaque... Aqui na Comissão do Rock não temos muito o costume de fazer isso, mas o aniversariante do dia merece todas as congratulações possíveis pelo grande exemplo de vida que ele dá aos fãs de rock. Parabéns, Ricky Allen!


Ricky Allen nasceu no dia 1º de novembro de 1963 na cidade de Dronfiel, Inglaterra. Começou a tocar bateria aos 15 anos de idade e tinha tudo para ter uma carreira normal. Não era um músico virtuoso, excepcional, mas dava conta do recado, tanto que entrou para o Def Leppard em 1978 e participou da gravação de três álbuns, incluindo o Pyromania, de 1983 que teve bastante destaque.

Tudo ia bem até que alguns fatores passaram a interferir na vida de Allen. Nessa época, passou a beber excessivamente e um acidente trágico deixou marcas em seu corpo. No dia 31 de dezembro de 1984, músico dirigia a caminho da cidade de Shefield quando tentou ultrapassar um outro veículo que não abria caminho. Em uma das tentativas, Rick Allen perdeu o controle do carro em uma curva; o veículo despencou ribanceira abaixo e Ricky foi lançado para fora do carro. Seu braço esquerdo, que ficou preso no cinto de segurança mal colocado e foi arrancado de seu corpo. Sua então namorada, Miriam Barendsen também estava no veículo, e apesar de ter ficado presa às ferragens, teve só ferimentos leves.

O braço de Ricky Allen chegou a ser implantado, mas devido a algumas infecções, foi rejeitado. Poderia ser o fim da carreira do músico. Enquanto não chegavam a uma definição, o Def Leppard interrompeu suas atividades num momento em que estava no auge. A banda teve até que desmarcar a apresentação que faria no Rock in Rio de 1985, além de vários shows. O Whitesnake foi a banda substituta no festival carioca.

Apesar da deficiência de Allen, o Def Leppard não estava disposta a colocar outro baterista na banda. Ele também queria continuar a tocar, então, a solução encontrada foi a montagem de uma bateria adaptada, para Rick Allen pudesse realizar a maioria dos movimentos com os pés, além de utilizar seu único braço.

Toda essa superação de Rick Allen fez com que ele se destacasse ainda mais musicalmente em comparação ao período anterior ao acidente. Joe Elliot, seu companheiro de banda afirmou: Rick é um melhor baterista agora do que quando tinha dois braços. Após continuar tocando, contrariando todas as adversidades que sua nova condição lhe proporcionara, Rick mostrou garra e dedicação para continuar seguindo seus sonhos, para continuar fazendo aquilo que gostava. Rick não só demonstrou isso tocando como também criou uma ONG com a sua esposa, Laura Monroe, chamada The Raven Drum Foundation para auxiliar por meio de aulas de bateria, pessoas com algum tipo de deficiência e traumas emocionais, como no caso de ex-guerrilheiros.

Veja Ricky Allen em ação:

Em abril de 2012, Rick Allen lançou na internet uma coleção de arte digital chamada Eletric Hand: Rhythm + Change, na qual as artes eram realizadas através de captura de seus ritmos de assinatura - um processo que envolve tempo e manipulação de luz. Em setembro deste ano, o baterista lançou sua segunda coleção, chamada Rock-On-Canvas que assim como a primeira, também pode ser encontrada em seu site: http://www.rickallenart.com/


FONTES:

Seguidores