domingo, 10 de novembro de 2013


Sei que não é apropriado generalizar nada, porém, quando uma pessoa ouve música (eu pelo menos faço isso), sempre procura por algo que a chame a atenção. Seja esse algo um assunto de seu interesse ou um ritmo que a acalme ou a deixe empolgada. Na minha opinião, o Metal é o estilo mais diversificado que existe, pois fala sobre tudo o que se pode imaginar e ainda pode ser tão calmo quanto uma brisa e tão agressivo quanto uma tempestade.

Quando se fala em Metal não é possível especificar um assunto apenas. Existem músicas sobre amor, sexo, estupro, necrofilia, ódio, violência, drogas, guerra, paz, sentimentos, amizade, morte, vida, sonhos, literatura, fantasia, lendas, folclore, História, religião (várias), ficção, universo, dimensões paralelas, terror, mitologia e até alguns temas bem inusitados como frutas, contos de Natal, ursos e bodes (isso mesmo).

Cada pessoa se interessa por estilos e assuntos diferentes, mas isso não importa, pois o Metal está aí pra todos, com os seus inúmeros subgêneros e combinações. E é sobre isso que vamos falar agora. Vamos caminhar entre alguns dos estilos mais conhecidos e outros nem tanto e aproveitando para falar sobre os principais temas abordados por cada um deles. Vamos ao que interessa.




Aborda temas como: vida, sexo, drogas e jogos de azar. É o gênero pra quem curte um som pesado e tradicional. Um grande destaque na minha opinião é o Chrome Division





Aborda temas como: violência, sexo, batalhas e Metal. Gênero que ajudou a dar origem ao Thrash e ao Power Metal. Às vezes é confundido com o Thrash por ter elementos praticamente idênticos. Um grande destaque na minha opinião é o Primal Fear.





Aborda temas como: guerra, morte, vida, álcool e sociedade. Popularizou-se nos anos 80 com as suas letras sobre os problemas da sociedade e o seu som agressivo. Um grande destaque na minha opinião é o Testament.





Aborda temas como: fantasia, literatura, magia, mitologia e Metal. Esse gênero é muito famoso entre fãs de literatura fantástica, jogos de RPG e mitologia. Um grande destaque na minha opinião é o Blind Guardian.






Aborda temas como: sonhos, filosofia, sentimentos e fantasia. Gênero que conta com composições extremamente complexas e técnicas. Foi influenciado pelo Jazz e pela Música Clássica. Um grande destaque na minha opinião é o Epysode.






Aborda temas como: poesia, filosofia, amor, depressão e literatura antiga. Como o próprio nome já diz, tem forte influência da Música Clássica, conta geralmente com vocais femininos, com algumas exceções. Um grande destaque na minha opinião é o Haggard.






Aborda temas como: folclore, mitologia, culturas diversas e batalhas. Surgiu da fusão do Heavy Metal com a Música Folk tradicional. Utiliza-se instrumentos variados como, gaita, alaúde, harpa, bandolim e violino. Um grande destaque na minha opinião é o Trollfest.






Aborda temas como: tristeza, depressão, desespero e suicídio. Gênero que conta com uma atmosfera sombria nas suas composições. É um dos subgêneros mais antigos, figurando junto com Heavy. Um grande destaque na minha opinião é o Funeral Circle.





Aborda temas como: morte, sangue, violência e humanidade. Uma das vertentes mais extremas do Metal, conta com vocais guturais e composições complexas. Um grande destaque na minha opinião é o Blood Red Throne.






Aborda temas como: satanismo, blasfêmia, morte, sangue, guerra e anti-cristianismo. Vertente extrema do Metal que conta com vocais guturais e composições atípicas que parecem ter sido mal produzidas. Um grande destaque na minha opinião é o Impaled Nazarene.





Além desses estilos que eu citei, temos ainda algumas subdivisões dos mesmos, como por exemplo, o Death Metal pode ser subdividido em Melodic, Technical e Symphonic Death. Essas subdivisões interferem não somente na sonoridade como também nos temas líricos que podem ser totalmente alterados dependendo da banda.

Isso tudo mostra como o Metal pode ser variado. Tudo depende da vertente que você escolherá para apreciar. Seja qual for o seu gosto, o Metal vai satisfazê-lo. Espero que tenham gostado. Até mais.

Seguidores