sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Durante essa semana, recebemos por meio da nossa caixa de sugestões de post, um pedido de um leitor que queria que a gente fizesse uma análise da música Serve the Servants do Nirvana. Já tivemos alguns "mistérios" desvendados de algumas músicas do Nirvana, no nosso quadro Segredos Musicais, porém é difícil chegarmos a uma conclusão a respeito do significado de Serve the Servants. Primeiro porque Kurt sempre criticava quem tentava interpretar suas canções, segundo porque os significados que dão para essa música são tão vagos e interpretativos, que não podemos interpretar como verdade.


Reza a lenda que Serve the Servants pode significar várias experiências da vida de Kurt, sendo assim uma canção autobiográfica. As primeiras linhas dizem Teenage angst has paid off well/Now I'm bored and old ("Angústia adolescente pagou muito bem/Agora estou entediado e velho"). Segundo uma das fontes esse trecho tem referência ao estado de espírito de Kurt no auge do Nirvana.

Outra questão bastante simbólica na vida dele foi o divórcio de seus pais que provocou alguns "efeitos colaterais" na sua psiqué. o trecho That legendary divorce is such a bore ("O lendário divórcio é tão chato") pode ter alguma relação com essa situação; além disso há outro verso no qual é interpretado como uma abordagem direta ao pai de Kurt Cobain: I tried hard to have a father/But instead I had a dad/I just want you to know that I don't hate you anymore/There is nothing I could say that I haven't thought before ("Eu tentei muito ter um pai / Em vez disso tive um papai / Eu só quero que você saiba que eu Não te odeio mais / Não há nada que poderia dizer / Que eu não disse antes"). Kurt não odiava seu pai, mas não queria vê-lo por perto. Esse trecho pode retratar isso.


Outro trecho que é interpretado é o seguinte: If she floats than she's not A witch like we had thought ("Se ela flutua então ela não é Uma bruxa como nós pensamos"). Esse fragmento é descrito como uma crítica à forma como a mídia tratava Courtney Love. Até hoje Courtney é tratada como a vilã da história do Nirvana por ser vista como "mulher horrível", "péssima mãe" e "viciada em drogas", que de fato ela era. Há quem diga, principalmente os fãs, que ela teria encomendado a morte de Kurt, mas essa é uma visão fanática, ninguém tem provas a respeito disso.


FONTE: WIKIPÉDIA

Veja a seguir o vídeo da última aparição do Nirvana na TV, na emissora italiana RAI. Nessa gravação, a banda toca as músicas Serve the Servants e Dumb.



Quer sugerir algum post para a gente? Escreva na aba verde do canto da sua tela

Seguidores