segunda-feira, 22 de abril de 2013



   Eis que finalmente o Sabbath libera seu single "God is Dead?" na última semana. Logo que acabei de escutar a música eu queria de imediato postar as minhas impressões. Porém, segurando a emoção e analisando que eu ainda precisava ouvir a opinião do público, dos amigos e ouvir repetidamente tal obra, preferi deixar pra depois este breve trabalho.

   Uma coisa é certa. Me arrependi por ter esperado a rasteira e risível opinião popular. Coisas como "Você quer ouvir heavy metal britânico de verdade? Ouça 'Temper Temper' do Bullet of My Valentine". Essa pequena frase já me aborrece pelos erros de categoria que apresenta, e ainda por cima possui uma inverdade bastante questionável. Algumas pessoas realmente estavam pensando que o Black Sabbath voltaria fazendo alguma tipo de Metalcore xexelento?

  De fato a única mudança que eu esperei aconteceu, que foi a qualidade da produção proporcionada pela evolução da tecnologia do ramo musical. Não existe mais aquele som abafado, por vezes "abelhudo" da década de 70.

   Em contrapartida ao fulaninho autor da célebre colocação ali em cima, alguns admiradores como eu puderam notar que os tiozões do Sabbath não perderam nada da pegada do passado. Conseguiram em quase 9 minutos mostrar ao mundo que o peso provocativo característico deles ainda está lá. Não é preciso riffs executados na velocidade de uma bala disparada por um fuzil para fazer de uma música algo pesado. É preciso na verdade ser sábio o bastante pra criar a atmosfera negra que o público deseja.

   Agora, eu percebo que o "Heaven & Hell", pelo menos por este tempo, me aparece como um esboço do que é o Sabbath hoje apresentado nesse "God is Dead?". Os riffes do Iommi e o baixo do Geezer Butler são executados de forma que me fazem retornar à este trabalho, que, diga-se de passagem, é formidável.

   Somente nos resta esperar sair o muito esperado "13".

Seguidores