terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


Se estivesse vivo, o “tímido” beatle George Harrison completaria 70 anos no último dia 25. Sem sombra de dúvidas, ele está no hall dos maiores músicos que o mundo teve o prazer de conhecer. Harrison deixou belíssimas canções através dos Beatles e de sua carreira solo. O tempo passa, mas elas continuam vivas dentro do coração de milhões de fãs ao redor do mundo e são transmitidas de geração para geração. 


Há um leque de opções para homenageá-lo. Entretanto, resolvi aproveitar a data para compartilhar belíssimas palavras de Rob Gordon. É um conto conhecido por alguns, mas desconhecido por muitos outros, que escolhi para ilustrar a data e fazer com que um filme de boas recordações invada a mente de cada leitor, relembrando tudo o que o músico nos deixou. 

Beatlemaníacos de plantão, preparem os lenços, pois será difícil conter as lágrimas!


Por trás dos cabelos longos e bigode, ele está olhando para baixo, observando algo fixamente. É surpreendido pela chegada do companheiro, que possui cabelos ainda mais longos que quase escondem os óculos de aro fino. O recém-chegado senta-se ao lado do amigo, olhando para baixo e apertando os olhos devido à miopia. Após alguns segundos, pergunta:
Ele já entrou no palco?
Já. Está tocando há alguns minutos – responde o amigo.
Onde é?
– No Brasil. Em São Paulo, acho.
Está cheio?
Muito.
O de óculos permanece em silêncio alguns segundos, tentando captar o som que vem de baixo, de longe.
O que ele está tocando agora? Jet?
Acho que sim, não dá para ouvir direito por causa da gritaria. Mas acho que é sim.
Eu gosto desta música.
Ele está falando com a platéia, mas não consigo entender nada.
Acho que é português. Não dá para ouvir direito, o público não deixa.
Com a gente era assim, também. Lembra no Japão? Ninguém ouvia nada.
Olhe! All My Loving!
Ambos começam a bater as mãos no joelho, de forma quase inconsciente, acompanhando o ritmo da música. “I’ll pretend that I’m kissing…”, o de bigode canta baixinho.
George! Você ainda se lembra da letra!
Tem como esquecer? Aposto que você se lembra também.
Eu me lembro de todas. Todas as músicas. Todos os versos.
Ele está afinado ainda, não?
Ele sempre cantou muito bem. Desde menino, ele sempre cantou muito.
Ficam em silêncio mais um pouco, olhando para baixo atentamente.
Qual é agora? Drive my Car? A platéia esta fazendo barulho demais.
Drive my Car. Essa é quase toda dele, sabia? Eu apenas ajudei em uns trechos.
Está no Rubber Soul, né?
Acho que sim. Sim.
A platéia está cantando a música inteira.
Como eles sabem a letra? Eles não eram nem nascidos quando lançamos isso.
Não sei… Mas eles estão cantando a música inteira, John. Dá para ver daqui.
Permanecem em silêncio por mais algum tempo. O de óculos, mesmo sem perceber, balança a cabeça para os lados discretamente, ao som da música.
Ele foi para o piano.
Eu nunca entendi como ele sabia tocar tantos instrumentos. Isso não é normal.
That leads to your door
Will never disappear
Qual ele está tocando agora? The Long and Winding Road?
Sim. Veja! As pessoas estão chorando!
Afastando os cabelos do rosto, o míope aperta ainda mais os olhos, vasculhando a multidão.
Não gosto dessa música – ele diz, mais para si mesmo que para o amigo.
É linda. Ninguém conseguia fazer baladas como ele.
Mas não gosto. Nós mal nos falávamos na época.
Acontece. Acontece com todo mundo, por que não iria acontecer com a gente?
Verdade.
Ele está tocando as nossas, olhe. Antes foi And I Love Her. Agora é Blackbird.
Eu não acredito que as pessoas ainda cantam junto, depois de tantos anos… A letra não está aparecendo no telão? – pergunta o de óculos, abaixando-se ainda mais e tentando ver o palco.
Não, elas sabem mesmo. Dá para perceber daqui.
Ele disse meu nome?
Sim. Você sabe qual ele vai tocar. Ele escreveu para você.
I still remember how it was before,
and I’m holding back the tears no more…
Você está legal, John?
Eu e ele perdemos muito tempo. Hoje eu sei disso.
Eu sei.
Sabe, George… Se nós soubéssemos que eu teria tão pouco tempo, talvez tivéssemos nos comportado de outra maneira.
Talvez não. Vocês sempre foram melhores amigos. Ele sabia disso. Ele faz questão de cantar essa, todo show. E ele sabe que você está vendo. Ele não canta para a platéia, ele canta para você. É a forma que ele encontra de matar a saudade um pouco.
Será?
Sim. Eu senti muito sua falta antes de nos reencontramos. Olhe as pessoas lá embaixo, estão soluçando. Todos sentem sua falta.
Eu sinto muito a falta dele. Eu sinto muita saudade da gente. Especialmente do começo. Lembra da Alemanha?
A gente ainda era menino… Tudo era o máximo, tudo era novidade. Nós éramos novidade.
Nós ainda somos novidade. Olhe, essa é sua!
You’re asking me, my love will grow?
I don’t know, I don’t know
Eu me lembro de quando escrevi. Era difícil escrever algo com vocês ali.
Essa música é linda.
Olhe! No telão! Ele colocou uma foto minha!
A gente gostava demais de você. Você era mais novo, víamos você como uma espécie de caçula.
Eu sei – concorda o de bigode, rindo alto.
Esperam em silêncio a plateia aplaudir. Ao final da música, ambos estão visivelmente emocionados, cada qual com suas lembranças. Os acordes de uma nova canção parecem despertá-los.
Eu gosto dessa!
Essa é dele, não é nossa.
Band on the Run? Mas poderia ser nossa.
Se dependesse de mim, seria.
Ah, sim. De todos nós, você sempre foi o mais roqueiro, essa música é a sua cara.
Ele fez muita coisa boa, né?
Sim.
Enquanto o de óculos bate os dedos no joelho, o de bigode, sentado de pernas cruzadas transforma sua própria coxa no braço de uma guitarra imaginária. Ambos parecem distantes, talvez pensando não no que foi, mas no que poderia ter sido.
I read the news today oh boy
About a lucky man who made the grade
Enquanto o de bigode tamborila os dedos no ritmo, seu amigo remove os óculos rapidamente. Está chorando.
Você sempre chora nessa.
Foi uma das últimas que escrevemos juntos. Mesmo separados. Metade é minha, metade é dele. É estranho, hoje, vê-lo cantando minha parte, e eu aqui.
Ele não está cantando sozinho.
Como não?
Olhe o estádio. É uma voz só, uma voz de sessenta mil pessoas.
O que são aquelas coisas brancas? Balões de gás?
Sim.
Como isso fica bonito, vendo daqui de cima.
Espere… Give peace a chance? Isso não era da música, certo?
Não.
Isso é seu!
Sim.
O estádio inteiro está cantando! Olhe os balões de gás! As pessoas estão chorando, se abraçando.
O de óculos resmunga um palavrão, sorrindo. Seus óculos estão embaçados, molhados de saudade.
Let it be. Essa não poderia faltar.
Eu não me conformo com isso, com as pessoas ainda saberem as letras inteiras.
But in this ever changing world
in which we live in
Eu gosto dessa também.
Uau! Você viu aquilo, John? São fogos?
Ficou demais, né?
Nós não tínhamos isso no nosso tempo.
Nós não precisávamos.
Mas ele também não precisa. Mesmo assim, ficou lindo.
O que as pessoas estão cantando, agora? Hey Jude?
Sim… Estão abraçados, cantando junto com ele.
É engraçado, George… Eu sei que nós éramos bons… Mas acho que nunca entendi a importância que temos na vida das pessoas, até pouco tempo atrás. Quando eu assisto aos shows dele, e vejo as pessoas cantando junto, chorando… Mexe demais comigo.
Nós éramos bons, John. Você sabe disso.
Aparentemente, ainda somos. As pessoas ainda…
Ainda o quê?
Sabe, eu estava errado.
Oi?
Quando eu disse que o sonho acabou. Eu estava errado.
Nós três sempre soubemos disso, que você estava errado. Você sempre falou demais. Lembra aquela confusão de sermos maiores que Deus?
Sim… Mas o sonho… O sonho não acabou nunca. Eu errei.
John?
Sim?
O sonho nunca vai acabar. Não enquanto as pessoas se lembrarem. E elas vão se lembrar para sempre.
Sorrindo, John Lennon levanta-se e oferece a mão a George Harrison.
Você está com sua guitarra?
Eu sempre estou com minha guitarra, você sabe.
Vamos tocar um pouco?
Qual?
Qualquer uma. Deu saudade.
Milhões de quilômetros abaixo, Paul McCartney, emocionado, agradece à platéia.”




3 comentários:

  1. Só queria saber quem escreveu isso, por acaso quem escreveu esteve entrevistando eles em outra vida e voltou prá divulgar essa entrevista?
    Gente os Beatles foram e sempre serão o maior fenômeno cultural, musical, comportamental do planeta, difícil substituí-los, porém tudo tem limites, vamos viver a realidade e não fantasias e suposições, ok?

    ResponderExcluir
  2. É uma fanfic, uma história escrita por um fã sobre (ou com personagens) de bandas, filmes e outros, ou seja, uma história como a de um livro ou de uma crônica. Não tem problema nenhum em fazer uma história dessas, que foi linda, às vezes fica fica melhor do que muitos livros por aí :)

    ResponderExcluir
  3. Isso é absurdamente lindo. Chorei aqui de verdade.

    ResponderExcluir

1 - Comentários com conteúdo ofensivo não serão aceitos

2 - Para denunciar algum comentário hostil, clique em "relatar" que ele será avaliado

Seguidores