quinta-feira, 31 de janeiro de 2013



O quadro Segredos Musicais está de volta e o tema de hoje é uma obra do quarteto de Liverpool! “Lucy In The Sky With Diamonds”, assim como outras canções dos Beatles, ganhou diversas interpretações. Seu título foi visto como uma alusão ao LSD*. Porém, a história é outra, nada tem a ver com a droga.

Ela é uma das 14 faixas do lendário “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”, álbum que foi criado por Paul tendo em mente um show de uma banda de metais, eduardiana e fictícia, transportada para a era psicodélica. Os Beatles finalmente puderam se dedicar exclusivamente a um disco, já que estavam livres de compromissos e shows. Ele foi lançado em junho de 1967, durante o conhecido “Verão do Amor”. O contemplado “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band” foi um dos primeiros álbuns duplos da história e o primeiro que incluiu encarte com as letras das músicas, embalagem interna decorada e uma capa feita por um artista conceituado.  


Para escavar mais a fundo a história da música, fiz um resumo capítulo do livro “The Beatles: A história por trás de todas as canções”, de Steve Turner. Leitura super válida, não apenas para beatlemaníacos.  


Tudo começou numa tarde, no início de 1967, quando Julian Lennon, filho de John, voltou da escola. Ele trazia um desenho que havia feito de sua colega de classe, Lucy O'Donnell, que, na época, tinha quatro anos. Julian o explicou ao pai dizendo que era Lucy “no céu com diamantes”.


John ficou impressionado com a frase e começou a fazer associações que o levaram a compôr “Lucy In The Sky With Diamonds”. A canção tem um toque especial de sua admiração pelo surrealismo, pelos jogos de palavras e pela obra de Lewis Carroll.  

Quando notado que as iniciais do título formavam a sigla LSD, parecia surgir a comprovação: a música era a descrição de uma viagem provocada por ácido lisérgico. Tal teoria foi negada por Lennon, tanto em público quanto em particular. Ele insistia que o título fora baseado na interpretação de Julian sobre sua pintura. Julian recorda:

— Não sei por que eu dei aquele nome nem por que se destacou entre todos os meus outros desenhos, mas eu obviamente gostava muito de Lucy. Eu mostrava tudo o que fazia ou pintada na escola ao meu pai, e esse desenho levou à ideia de uma música sobre Lucy no céu com diamantes.

As alucinações que aparecem na canção tinham sido inspiradas pelo capítulo “Lã e água” de “Através do espelho”, de Lewis Carroll, em que Alice é levada rio abaixo em um barco a remo pela Rainha, que de repente se transforma em um carneiro, afirmou John.

Quando criança, Lennon tinha dois livros favoritos: “Alice no país das maravilhas” e “Através do espelho”. Certa vez ele declarou que, em parte, foi graças à leitura que ele percebeu que as imagens em sua cabeça não eram indícios de insanidade.

— Surrealismo, pra mim, é realidade. A visão psicodélica é realidade pra mim, e sempre foi.

O beatle adorava o programa de rádio britânico “The Goon Show”, com Spike Milligan, Harry Secombe e Peter Sellers, que era transmitido pela BBC entre meados de 1952 e o início de 1960. Os roteiros eram basicamente escritos por Milligan e satirizavam figuras do establishment, atacavam o conservadorismo do pós-guerra e popularizavam um humor nonsense. John disse a Spike que “Lucy In The Sky With Diamonds”, assim como outras canções, foi inspirada em diálogos do “The Goon Show”.

Assim que Paul chegou a Weybridge para trabalhar na música, John só tinha o primeiro verso e o refrão. Fora isso, só algumas frases e versos soltos, e imagens trocadas. Foi Paul quem inventou “newspaper taxis” e “cellophane flowers”, e John, “kaleidoscope eyes”.


“Lucy In The Sky With Diamonds” ganhou uma versão cover de Elton John em 1974, que foi lançada como single. A gravação aconteceu em Caribou Ranch e contou com a presença de ninguém menos que John Lennon, ou Dr. Winston O'Boogie (pseudônimo), deixando sua marca registrada nos backing vocals e na guitarra. A versão chegou ao número 1 da Billboard e foi o único cover de uma canção dos Beatles que conseguiu alcançar esse título.

A eternizada Lucy Vodden morreu aos 46 anos. Ela sofria de lúpus e lutava há anos contra a doença, que fazia com que seu sistema imunológico atacasse os tecidos do corpo.


Para encerrar, deixo vocês acompanhados por toda a psicodelia de “Lucy In The Sky With Diamonds”:




* Vale lembrar que a Comissão não faz e não tem como objetivo fazer nenhum tipo de apologia às drogas.

1 comentários:

  1. Eu já conhecia mais ou menos a história de " Lucy In The Sky Diamond " mas vi os detalhes hoje nesse post. Mesmo ainda não entendo a influência e o sentido da música ( John Lennon devia tar no efeito sobre algo pelo menos, que não seja o LSD ) o clássico é impressionante, como vai crescendo a cada medida até as vozes de paul e john se juntarem. clássico

    ResponderExcluir

1 - Comentários com conteúdo ofensivo não serão aceitos

2 - Para denunciar algum comentário hostil, clique em "relatar" que ele será avaliado

Seguidores