terça-feira, 1 de janeiro de 2013


Que tal uma grande dose de criatividade e boa qualidade musical para começar bem o ano? O quadro Brazilian Bands está de volta e é com muito prazer que a Comissão apresenta a vocês, caros leitores, a banda Criadores de Acaso, resultado de uma união de fortes desejos de criar músicas, ideias e situações.


O grupo foi idealizado e formado por Alexandre Crof, um poeta, compositor, cantor e autor do livro “Sol e Lua embaixo da chuva”, e pelo multi instrumentista Augusto Manso, que já participou de baterias de bloco de carnaval à bandas do pop rock ao heavy metal.


Os Criadores de Acaso não têm um plano musical definido, não se prendem a estilos nem a uma formação única. Cada música tem sua particularidade e diversos instrumentos estão presentes: violões, teclados, piano, banjo, cordas, percussão, sopros, assobios e loops eletrônicos são alguns exemplos.  


O resultado final dessa receita é diferenciado e inovador, ele foge à regra da maioria dos trabalhos que vemos na indústria musical brasileira. E, cá entre nós, é sempre muito bom ver coisas boas e diferentes, saber que existem pessoas empenhadas, com novas ideias e uma grande vontade de mostrá-las ao mundo, que tomam frente, de forma independente, para que isso aconteça.  

Recentemente, eles lançaram o clipe de “Despedida em Liverpool”, canção que possui uma letra inteiramente composta por títulos de sucessos dos Beatles, traduzidos para a língua portuguesa. No vídeo, vemos várias referências à carreira do quarteto de Liverpool, assim como também é notória uma alusão ao cantor e compositor norte-americano Bob Dylan, que teve uma parcela de influência no trabalho dos ingleses.

É como diz o velho clichê: uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. Assim eles estavam armados. Confiram o fruto desse trabalho:  


Despedida em Liverpool
(Alexandre Crof e Mário Resende)

Uma noite de um dia difícil
Você não pode... não pode fazer isso
De uma janela a palavra adeus
O que você está fazendo, volte

A qualquer hora me abrace apertado
Não me desaponte, eu estou tão cansado
Vamos juntos, consertando um buraco

Quer saber um segredo, eu vou esperar
Aqui, lá e em qualquer lugar
Porque tenho que ter você na minha vida

Um dia na vida de mim pra você
Coisas que dissemos hoje eu quero te dizer

Boa noite eu vou seguir o sol
Mas se eu cair eu chamo o seu nome
Eu quero segurar a sua mão
Eu preciso de você com o velho sapato marrom

A qualquer hora me abrace apertado
Não me desaponte, eu estou tão cansado
Vamos juntos, consertando um buraco

Quer saber um segredo, eu vou esperar
Aqui, lá e em qualquer lugar
Porque tenho que ter você na minha vida

Um dia na vida de mim pra você
Coisas que dissemos hoje eu quero te dizer

Chuva amanhã nunca se sabe
Eu vou estar no meu caminho como sonhadores fazem


Vale ressaltar a origem do nome “Criadores de Acaso”. A expressão foi retirada do texto do poeta, amigo e primeiro Criador de Acaso, Julinho Terra:

Quero estar nesta vida
pro que der e vier.
Quero estar neste palco
de coração em pé.

Quero estar nesta vida
plantando o bom humor.
Quero estar neste palco
desfazendo o desamor.

Quem sou eu, quem somos nós?
Agora juntos numa voz...
Criadores de acaso...”

Para quem quiser acompanhar a banda:  










Seguidores