quinta-feira, 8 de novembro de 2012



Que mensagem a banda quer passar com os vídeos? Qual é a verdadeira história da trilogia? Perguntas como essas povoavam a mente dos fãs do Guns n' Roses no início da década de 1990. Eles analisavam, debatiam e queriam saber a resposta de tais questões. 

As canções fazem parte dos álbuns “Use Your Illusion I” (“Don't Cry” e “November Rain”) e “Use Your Illusion II” (“Estranged”), e foram baseadas em um conto chamado “Without You”, de Del James, amigo de Axl Rose, que se inspirou nos relacionamentos do músico.

Resumindo, o conto mostra a história de um rockstar (Mayne) que estava apaixonado por uma garota (Elizabeth), e o sentimento era recíproco. Um dia, Mayne pediu para que a moça o encontrasse no local em que se apresentaria com sua banda, mas ela disse que não poderia ir. Na verdade, queria fazer uma surpresa. O rapaz ficou deprimido e acabou na farra com algumas groupies. Elizabeth, que queria surpreender, acabou sendo surpreendida quando entrou e viu a cena. Saiu correndo daquele lugar, depois desapareceu. Por muito tempo, Mayne ligou para a casa dela, mas a garota não atendia. Ele resolveu, então, ir até lá. Quando chegou, ouviu um barulho de tiro e imaginou logo o que tinha acabado de acontecer. Assim que abriu a porta, a viu com metade da cabeça estourada. Perturbado, foi embora para sua casa e escreveu uma música chamada “Without You”, acreditando que sua amada, do céu, poderia escutá-lo cantar. Assim que terminou e foi tocá-la pela primeira vez, derrubou um cigarro, fazendo com que seu tapete se incendiasse. O músico não saiu do lugar até terminar a canção.

A primeira canção da trilogia é "Don't Cry":


Enquanto caminha na neve, Axl carrega uma garrafa em uma de suas mãos e, na outra, uma arma, assim começa o videoclipe. Depois aparece batendo em sua namorada, que tira a arma dele.

— No videoclipe de "Don't Cry", há uma cena em que apareço brigando com a Stephanie portando uma arma. Isso aconteceu comigo e Erin (sua ex-esposa) na vida real. Eu ia me matar. Nós brigamos pela arma até que eu finalmente deixasse Erin pegá-la de mim. Antes de gravar, eu disse: "Isso parece bem difícil, pois realmente aconteceu". Fazer essa cena foi um processo bastante doloroso — relatou.

A música conta a história de uma garota que ele e Izzy namoraram. O refrão representa o dia em que o vocalista estava sentado na calçada do clube “The Roxy” e terminou seu relacionamento. Ele disse: “não chore esta noite, eu ainda te amo, querida”.

Ao longo do clipe, são exibidas imagens dos integrantes da banda com suas respectivas namoradas passando por problemas nos relacionamentos, e Axl morre diversas vezes. Isso retrata um provável renascimento, o que muitos fãs entendem como uma representação das transições que ele passava naquela época.

Izzy Stradlin, guitarrista do Guns n' Roses, é creditado como co-autor de “Don't Cry”. Ele havia acabado de se desligar da banda e, por isso, não participou da gravação do videoclipe, razão que fez com que o tecladista Dizzy Reed aparecesse com uma folha presa à sua camiseta com a frase “Where's Izzy?” durante uma cena (aos 1:13).

No fim, Axl visita seu próprio túmulo, o qual marca sua morte em 1990. Seria um renascimento?

Depois disso, vem "November Rain":


Chegou a hora da festa, do casamento, de momentos alegres, enfim, tudo acontecendo conforme o planejado, perfeitamente. Como plano de fundo, havia uma modesta e aconchegante capela no alto de um penhasco, no meio do deserto no Novo México. Até que o clima muda completamente e tudo começa a dar errado. Durante a comemoração, aparecem taças quebrando, o bolo sendo detonado e uma garrafa de vinho tombando e manchando uma toalha branca, como se estivesse simbolizando a morte. Até que a noiva, misteriosamente, morre. Aí entra mais uma dúvida na mente dos fãs: qual foi a causa?

Existem diversas histórias e especulações a respeito do falecimento da personagem. Afinal de contas, foi suicídio, fatalidade ou assassinato? Quem aposta suas fichas em suicídio, provavelmente analisa o videoclipe de acordo com o conto “Without You”. E isso faz sentido, já que podemos notar um espelho cobrindo metade do rosto da moça, o que é uma técnica utilizada por funerárias para dar uma aparência de rosto completo à vítimas de traumatismo craniano. Porém, Del James não menciona nenhum casamento. Há quem diga que foi assassinato, pois, ao longo do vídeo, Axl passa por uma loja chamada “Guns”, o que pode ser considerado referência à banda. Ou não, já que ele aparece com uma das mãos no bolso, como se escondesse algo. Ainda existem aqueles que acreditam que ela foi morta por um raio, já que estava chovendo.

Em meio a tudo isso, em cenas deslumbrantes, entram os magníficos solos de Slash. Seja em cima do piano ou no deserto, ambas são memoráveis. Para a gravação da segunda, foi necessária a utilização de uma técnica de manobragem de helicóptero. Um guindaste estava com a câmera e ficava muito perto do guitarrista, a responsabilidade do cinegrafista era muito grande. O esforço rendeu uma das mais belas e marcantes imagens do clipe.



Muita chuva, funeral... E Axl acorda. Será que tudo aquilo foi um sonho? Assim termina a segunda parte da trilogia.

E chegamos ao gran finale: "Estranged"


Polícia em cena. Será que a explicação da misteriosa morte está aí? Teria Axl interpretado um assassino? Ou a moça se matou e ele foi dado como suspeito? Nada impede que a ela tivesse usado a arma que Rose segurava no clipe para se matar e incriminá-lo.

A banda aparece em um show gigantesco, com estádio lotado e imagens de bastidores. Tudo bem característico, bem rock n' roll. O evento termina e Axl sai de seu corpo vestindo uma camiseta estampada com o rosto do serial killer Charles Manson.

O vídeo vai se desenrolando até que a música fica mais calma e o branco invade a tela. Carro branco, pessoas de várias idades e etnias vestidas de branco, e Axl aparece com uma camisa da mesma cor, com a palavra “DEEP”. Ele estaria afundando? Vários homens (de branco) estavam dentro do automóvel e o levaram embora, o que pode ser um tipo de ajuda espiritual.

Agora o senhor Rose está em um navio enorme e resolve se matar, se atirando no mar. Seus companheiros de banda tentam salvá-lo, mas não adianta. Ele afunda até que surgem golfinhos (símbolo de transformação e salvação) e o resgatam. Eis que surge Slash. Novamente! Ele emerge do mar acompanhado por sua guitarra: mais um solo espetacular!

Enfim, Axl é resgatado por um helicóptero e seu tênis atinge o fundo do mar. E assim acaba a trilogia. Acaba? Para alguns fãs, a música “This I Love”, do álbum “Chinese Democracy” seria a continuação e que a história, na verdade, é formada por quatro partes, tendo em vista que ela foi escrita na época em que o clipe de “Estranged” foi lançado. Não consegui notar nenhuma ligação com os outros três videoclipes, e vocês? 















1 comentários:

  1. Cara, gostaria de saber a relação da saída do Slash da igreja com a aparente tristeza da Stephanie ao entrar no carro. Existe algo? Sempre me perguntei sobre isso.

    ResponderExcluir

1 - Comentários com conteúdo ofensivo não serão aceitos

2 - Para denunciar algum comentário hostil, clique em "relatar" que ele será avaliado

Seguidores