No post de hoje temos os segredos musicais da música Layla
Um dia Eric Clapton disse a George Harrison: "I am taking your wife". E George respondeu: "Take her". Eric se casou com Pattie, mas ela não era exatamente como ele imaginava... um caso típico de amor platônico que se concretiza e desaparece junto com a ilusão. Eric se separou de Pattie e continuou amigo de George Harrison.
O nome Layla faz uma referência ao conto de amor persa "Layla e Mainum", escrito pelo poeta Nezami. E Clapton tinha o propósito de utilizar esse simbolismo para impressionar sua amada.
Majnun significa louco, e a lenda conta exatamente isso, a história de um homem que depois de ver Layla apaixona-se perdidamente por ela (sendo correspondido) e, devido ao impedimento que o pai dela fez ao relacionamento, o amante de Layla acabou enlouquecendo. Essa história se parece muito com um "Romeu e Julieta" do Oriente. No fim, Majnun vai viver com os animais selvagens repudiando toda a humanidade à sua volta e morre sozinho... vendo Layla somente mais uma vez.
Mas a história, assim como a lenda fica para sempre. Na Turquia, a expressão "sentir-se como Layla" significa estar completamente fora de si -- dazed and confused. E a música é considerada uma das maiores canções de amor já compostas por um roqueiro.
Apesar de simbolizar história de amor, Layla ganhou o rótulo de "música maldita", já que todos os integrantes da banda Derek and the Dominos tiveram suas vidas associadas a tragédias.
- Outubro de 1971: o guitarrista Duane Allman que fazia participações especiais na banda, morreu em um acidente de moto
- O baterista Jim Gordon que sofria de esquizofrenia, se tornou alcoólatra e foi preso por matar a própria mãe com um martelo, em 1983
- O contrabaixista Carl Radle morreu de overdose de heroína em 1980
- O único que escapou da maldição, foi o pianista Bobby Whitlock, mas não chegou a ser considerado uma estrela da música. Mora em uma fazenda em Mississipi desfrutando de seu anonimato.
Depois de conhecer toda a história desse grande clássico do rock, veja o vídeo da música a seguir:
FONTES: