quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Diante de alguns pedidos dos leitores, trazemos de volta o quadro Segredos Musicais, que desde o post da música Polly, do Nirvana, estava sem receber publicações. E não foi porque a gente quis acabar com esse interessante e esclarecedor quadro. Acontece que um quadro como esse, exige muita pesquisa, e nem sempre há tempo para a nossa equipe fazer isso.

No post de hoje temos os segredos musicais da música Layla
Layla foi escrita em dezembro de 1970, por um grupo de blues chamado Derek and the Dominos, que tinha como vocalista e guitarrista o próprio Eric Clapton. A música foi inspirada por uma paixão secreta que Eric Clapton tinha por Patty Boyd, esposa de seu amigo, o Beatle George Harrison. O romance até chegou a acontecer:

 Um dia Eric Clapton disse a George Harrison: "I am taking your wife". E George respondeu: "Take her". Eric se casou com Pattie, mas ela não era exatamente como ele imaginava... um caso típico de amor platônico que se concretiza e desaparece junto com a ilusão. Eric se separou de Pattie e continuou amigo de George Harrison. 

O nome Layla faz uma referência ao conto de amor persa "Layla e Mainum", escrito pelo poeta Nezami. E Clapton tinha o propósito de utilizar esse simbolismo para impressionar sua amada.

Majnun significa louco, e a lenda conta exatamente isso, a história de um homem que depois de ver Layla apaixona-se perdidamente por ela (sendo correspondido) e, devido ao impedimento que o pai dela fez ao relacionamento, o amante de Layla acabou enlouquecendo. Essa história se parece muito com um "Romeu e Julieta" do Oriente. No fim, Majnun vai viver com os animais selvagens repudiando toda a humanidade à sua volta e morre sozinho... vendo Layla somente mais uma vez.  
Mas a história, assim como a lenda fica para sempre. Na Turquia, a expressão "sentir-se como Layla" significa estar completamente fora de si -- dazed and confused. E a música é considerada uma das maiores canções de amor já compostas por um roqueiro.

Apesar de simbolizar história de amor, Layla ganhou o rótulo de "música maldita", já que todos os integrantes da banda Derek and the Dominos tiveram suas vidas associadas a tragédias.

- Outubro de 1971: o guitarrista Duane Allman que fazia participações especiais na banda, morreu em um acidente de moto

- O baterista Jim Gordon que sofria de esquizofrenia, se tornou alcoólatra e foi preso por matar a própria mãe com um martelo, em 1983

- O contrabaixista Carl Radle morreu de overdose de heroína em 1980

- O único que escapou da maldição, foi o pianista Bobby Whitlock, mas não chegou a ser considerado uma estrela da música. Mora em uma fazenda em Mississipi desfrutando de seu anonimato.

Depois de conhecer toda a história desse grande clássico do rock, veja o vídeo da música a seguir: 


FONTES:


Seguidores