quarta-feira, 22 de agosto de 2012


A notícia não é recente, porque o fato ocorreu na semana passada, mas muito se fala na mídia sobre os acontecimentos na Rússia, porém não se tem uma explicação sobre os motivos de tamanha revolta no país. Por esse motivo, iremos tentar explicar de uma maneira simples, tendo como gancho a manifestação da banda punk russa, Pussy Riot.

O fator principal para a revolta do povo russo foi a reeleição do presidente Vladimir Putin. Por mais que o líder reeleito pela terceira vez. tenha afirmado que "a eleição foi a mais limpa da história da Rússia" e oposição protesta, alegando que a votação teria sido fraudada. Segundo informações do site Terra, há um vídeo que mostra uma suposta fraude nas eleições presidenciais do país.

O premier Vladimir Putin venceria as eleições com 59,3% e 58,3%, segundo pesquisas de boca de urna. O candidado da oposição, Gennady Zyuganov do Partido Comunista, ficou com menos de 20%, o que impossibilitaria um segundo turno.

Muitos criticam o governo de Putin porque apesar de a Rússia viver em uma democracia, o presidente tem tido atitudes bastante autoritárias. O governo tem o controle dos jornais locais, por isso não há diários legalizados que sejam da oposição. A maioria das publicações contrárias ao governo são independentes e informais, sendo que os protestos e críticas ao governo tem sido organizadas pelas redes sociais. Mesmo assim a maioria da população russa não tem tido muita informação, já que as notícias estão sendo veículadas mais em jornais estrangeiros.

As três integrantes da punk Pussy Riot, foram processadas e sentenciadas a dois anos de prisão cada, por "vandalismo" motivado por ódio religioso. O grupo gravou um vídeo não autorizado que se chama "oração punk" em uma catedral russa.


Oração Punk

"Mãe de Deus, virgem, nos livre de Putin! Nos livre de Putin! Nos livre de Putin!

Veste negra, ombreiras douradas!

As crianças da paróquia rastejam para fazer reverência
O fantasma da liberdade está no céu
Os homossexuais se vão para a Sibéria
O líder da KGB é sua mais alta Santidade
Os manifestantes terminam na prisão
Para não ofender os santos
As mulheres devem parir e amar

Lixo de Deus, lixo, lixo! Lixo de Deus, lixo, lixo!

Mãe de Deus, virgem, torne-se feminista, torne-se feminista, torne-se feminista!

A igreja reverencia líderes podres, procissão de limusines pretas
Na escola, vem um pregador: vá à aula, traga dinheiro!
O patriarca acredita em Putin
Melhor seria acreditar em Deus!
O cinturão da Virgem Sagrada não impede as manifestações das massas
A Virgem Maria está conosco nos protestos!

Mãe de Deus, virgem, nos livre de Putin! Nos livre de Putin! Nos livre de Putin!"



Além da Pussy Riot, o famoso enxadrista Garry Kasparov, que também fazia parte dos grupos de protesto que a banda, chegou a ser preso. Kasparov, que é reconhecido como um dos maiores jogadores de xadrez da história, foi investigado por uma suposta mordida em um policial, o que ele mesmo alega que é mentira. "Quero ver o agente. O que diz que eu lhe mordi. Isso é uma mentira grosseira. Certamente, tentei escapar do jeito que pude, mas meus dentes estavam completamente cerrados. Pode ser que fora o cachorro policial que lhe mordeu? Que façam uma análise",

O ex-campeão do mundo de xadrez, é comprometido há anos com a oposição liberal russa. Em fevereiro, liderou um protesto com o líder de extrema-esquerda Sergei Udaltsov e o advogado Alexei Navalny, um líder nacionalista carismático e lutador contra a corrupção, em São Petersburgo.


FONTES:
Rede Brasil Atual
Terra
Veja
SporTV News

Seguidores