Nota: Obviamente estou falando sobre a 1ª apresentação, um dia eu terei a oportunidade de assisti-la!
Concerteza esse foi um megaconcerto que eu queria ter ido (levando em conta que eu tinha quase 2 anos de idade). Mas eu vou começar contar como eu tive contato com este DVD.
Encontrei com um amigo, pra me mostrar uma coisas dessas só pode ser amigo, e perguntei a ele sobre as novidades. Automaticamente ele começou a me falar das coisas velhas, como eu estou querendo conhecer as bandas neandhertais do rock, despertando meu interesse. Pedi pra ele me mostrar, ele imaginou que eu não iria gostar, mas... Assim que assisti as primeiras musicas pedia a ele o DVD emprestado para fazer uma cópia (particular, nada de ganhar dinheiro) e assití-lo melhor.
Altamente psicodélico, são as duas palavras que resumem o show. Mas a produção desse megaconcerto que é bem mais interessante.
The Wall Live in Berlin foi um concerto realizado em 21 de julho de 1990. A organização foi de Roger Waters, ex-lider da banda Pink Floyd. É considerado um dos maiores espetáculos da história da música, tanto pela gigantesca estrutura e organização, como pela presença de bandas, corais, orquestras e até bandas militares. No Brasil, o show foi transmitido ao - vivo pela TV Bandeirantes e, em 2003, foi lançado e remasterizado um DVD do evento pela Mercury (Universal Music).
O Show é considerado um dos maiores e mais assistidos da história, com o imenso muro de aproximadamente 25 metros de altura por 168 metros de comprimento, que como em toda apresentação do The Wall, ao final do show, é destruido. O concerto teve 250.000 ingressos vendidos e depois foi permitida a entrada gratuita, aumentando em mais 100.000 pessoas. O show foi transmitido ao vivo por 52 países.
Contexto Histórico
Em 1989, ocorreu à queda do Muro de Berlin, que marcou o fim da divisão entre o mundo capitalista e o socialista. Na história do álbum The Wall (O Muro) há um muro imaginário que aos poucos isola o protagonista da vida real, o que afasta seus amigos e familiares. A queda deste muro representa não só o fim da divisão, mas como o fim de um medo - o medo de se revelar, equiparado ao medo de uma guerra nuclear que assolava todo o mundo, a Guerra Fria.
Roger Waters e sua trupe
Para efetuar o espetáculo, Roger Waters contou com a seguinte formação:
- Roger Waters - Vocais e baixo
- Graham Broad - Bateria
- Rick Di Fonzo - Guitarra
- Andy Fairweather Low - Guitarra & baixo
- Nick Glennie Smith - Teclados
- Snowy White - Guitarra
- Peter Wood - Teclados
- Backing vocals: Joe Chemay, Jim Farber, Jim Haas, John Joyce.
Convidados
Waters convidou vários músicos para a concretização de seu espetáculo. Tivemos altos e baixos. Podemos destacar a estupenda participação de Cyndi Lauper, cantando Another Brick in The Wall (part 2). Abaixo, segue a lista de convidados:
Músicos convidados: Bryan Adams, A Banda (Levon Helm, Rick Danko, Garth Hudson), Paul Carrack, Thomas Dolby, James Galway, Jerry Hall, The Hooters, Cyndi Lauper, Ute Lemper, Joni Mitchell, Paddy Moloney, Van Morrison, Sinead O'Connor, Scorpions
Orquestra: A Orquestra da Radio Leste de Berlin (principal: Hans Dieter Baum) O coro da Rádio Leste de Berlin (Prinicipal: Dietrich Knothe), Orquestra Militar do Exército Soviético (principal: Wiktor Afanesjew) Maestro: Michael Kamen
Personagens de The Trial:
- Tim Curry - Promotor
- Thomas Dolby - Professor
- Ute Lemper - A esposa
- Marianne Faithful - Mãe
- Albert Finney - O Juiz
Músicas executadas e seus respectivos convidados
- 01 - In The Flesh - Scorpions
- 02 - The Thin Ice - Ute Lemper & Roger Waters
- 03 - Another Brick In The Wall, Pt.1 - Roger Waters (Sax Solo - Garth Hudson)
- 04 - The Happiest Days Of Our Lives - Joe Chemay, John Joyce, Stan Farber, Jim Haas & Roger Waters
- 05 - Another Brick In The Wall, Pt.2 - Cyndi Lauper (Solo 1 - Rick Difonzo, Solo 2 - Snowy White, Solo 3 - Peter Wood & Thomas Dolby)
- 06 - Mother - Sinead O-Connor & The Band (Accordian - Garth Hudson, Backing Vocals - Rick Danko, Levon Helm)
- 07 - Goodbye Blue Sky - Joni Mitchell (Flute solo - James Galway)
- 08 - Empty Spaces - Bryan Adams & Roger Waters
- 09 - Young Lust - Bryan Adams
- 10 - One Of My Turns - Roger Waters
- 11 - Don't Leave Me Now - Roger Waters
- 12 - Another Brick In The Wall, Pt.3 - Roger Waters
- 13 - Goodbye Cruel World - Roger Waters
- 14 - Hey You - Paul Carrack
- 15 - Is There Anybody Out There? - The Rundfunk Orchestra & Choir (Classical Guitars - Rick Difonzo & Snowy White)
- 16 - Nobody Home - Roger Waters (Guitar Solo - Snowy White)
- 17 - Vera - Roger Waters & The Rundfunk Orchestra & Choir
- 18 - Bring The Boys Home - The Rundfunk Orchestra & Choir & The Military Orchestra Of The Soviet Army
- 19 - Comfortably Numb - Van Morrison, Roger Waters & The Band (Guitar Solos - Rick Difonzo & Snowy White)
- 20 - In The Flesh *
- 21 - Run Like Hell *
- 22 - Waiting For The Worms *
- 23 - Stop * (Roger Waters, The Bleeding Heart Band, The Rundfunk Orchestra & Choir & The Military Orchestra Of The Soviet Army)
- 24 - The Trial - The Rundfunk Orchestra Tim Curry - The Prosecutor Thomas Dolby - The Teacher Ute Lemper - The Wife Marianne Faithful - Mother Albert Finney - The Judge
- 25 - The Tide Is Turning – Everyone
Toda a renda do show foi destinada a instituições de caridade.
Atualmente o Roger Waters se encontra me turnê com a apresentção de The Wall novamente, você pode ver os locais de onde irão se apresentar aqui.
Obs.: Se você possui uma internet muito boa, e não se importa em acessar sites em russo (wtf?) você pode assistir o show inteiro nesse link