segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Você que é fã de rock deve ter ouvido falar sobre vários casos de plágio nas músicas. Nessa nova série da Comissão do Rock iremos dedurar várias bandas de Rock que se "consagraram" nessa prática de se basearem em algum riff ou de copiarem praticamente a música inteira. 



THE OFFSPRING


Podemos dizer que os californianos do The Offspring são mestres em imitações. É uma banda que faz muito sucesso e que eu particularmente admiro bastante, porém, não podemos deixar de citar algumas músicas que eles copiaram. Vejam essas três:


No vídeo anterior vimos que Why Don’t You Get a Job de The Offspring e Ob-La-Di Ob-La-Da dos Beatles são bem parecidas, mas eles não pararam por aí, outra vítima deles foi a banda Def Leppard.



2 – THE OFFSPRING VS DEF LEPPARD


         

Podemos reparar, que a voz dessa introdução, da música Rock of Ages, da banda inglesa Def Leppard, é idêntica a usada no hit Pretty Fly (For A White Guy) de The Offspring.

3 – THE OFFSPRING VS Nirvana


         

Smells Like Teen Spirit, o famoso hino do Nirvana, e Self Esteem tem até uma certa semelhança, mas isso é apenas um capítulo de uma grande e confusa história. Segundo uma publicação do blog Lavoisier na Música, o riff de Smells Like Teen Spirit é clichê no mundo da música, pois várias bandas já fizeram composições parecidas usando a mesma fórmula.


Já imaginaram cinco músicas parecidas? Pois é, existe. O caso será melhor explicado abaixo.

Muitos já ouviram falar que a canção do Offspring, "Self-Steem", presente no terceiro álbum da banda, de 1994, chamado "Smash", é muito parecida com o grande hit do Nirvana, "Smells Like Teen Spirit", presente no álbum "Nevermind", de 1991. O início das duas são realmente muito parecidos. Porém, o que muitos não sabem é que a história é mais longa ainda (e mais longa do que possam imaginar).

Em 1970, a banda norte-americana Boston lançou o disco com o mesmo nome e nele continha também o maior hit do grupo, "More than a feeling". Após o início da música, vemos a semelhança com o começo de "Smells Like Teen Spirit".

Contudo, a banda de Boston parece ter se inspirado em outra canção para compor a sua. O mesmo trecho se parece em muito com a canção "Tend My Garden", do grupo The James Gang. A música está presente no álbum "Rides Again", de 1970.

Cronologicamente, a última banda lançou antes do Boston.

A última banda do título é uma banda de rock americano do começo da década de 60, chamada The Kingsmen. Ela gravou a canção "Louie Louie" em 1963, que foi inicialmente composta por Richard Berry em 1955. O riff é um clássico do rock e se tocada mais rápida trará muita semelhança com a guitarra das outras músicas.

A miscelânea está pronta. A música do The James Gang que se parece com a do Boston que tem o mesmo riff que a do Nirvana que se parece em muito com a do Offspring. E por fim, tudo se parece com a música do Richard Berry.

Kurt Cobain, cantor do Nirvana, disse que o riff era um clichê e tanto poderia se parecer com a música do Boston quanto do The Kingsmen.

As melodias das guitarras que são muito parecidas tornam as coisas muito evidentes. 



(Texto retirado do blog Lavoisier do Rock)






O primeiro capítulo da série "Coincidências" Musicais fica por aqui. Mês que vem tem mais!

Seguidores