segunda-feira, 16 de maio de 2011

Tamanha foi minha surpresa quando, vagando pelos becos sujos da boa música na internet, descobri que o nosso mestre e mago do Blues, Buddy Guy, havia lançado um álbum novo no ano passado. Simplesmente ridículo eu não ter ficado sabendo antes, e devo pedir perdão por isso.

Mas fui atrás, claro.
E amigos, devo dizer que não é nada menos que magnífico. Living Proof é uma amostra de paixão musical, colhões e força da idade e da experiência, tudo isso misturado ao som matador de uma Fender Stratocaster muito bem temperada, pentatônicas cheias de melodia. É o velho Guy mostrando a todos que o Old School do Blues ainda está aí, chutando bundas torrencialmente.

Destaques?
Tudo.

74 Years Young, com sua intro em violão, com um slide muito bem colocado, dá um ar de poeira e calor ao som. Mas o máximo do som vem com o solo. Matador é pouco. É como se a música fosse um vulcão, e entrasse em erupção na primeira no momento em que a Strato do velho Buddy grita num bend imundo. Essa faixa é excepcional!

On The Road é uma faixa muito bem produzida. Apresenta um cuidado especial com os detalhes. Reparem no bumbo com a pele frouxa na intro, e o trampo dos metais de sopro. O solo desta aqui também é estonteante. Uma música cheia de clima, para entrar no velho Cadillac e sair por aí. They see me rollin', mothafucker!

Stay Around A Little Longer, com o mestre B. B. King, é uma múscia belíssima, daquele tipo de Blues realmente melancólico. Tudo bem que a letra é mais uma daquelas que músicos velhos fazem sobre estarem velhos, mas mesmo assim a música é cheia de magia.

E outra participação que deixou esse disco com um brilho especial, foi Santana na música Where The Blues Begins. Basta ouvir os primeiros acordes da canção para saber que esta é diferente, com todo o gingado latino-americano do guitarrista mexicano. Seus licks e inconfundíveis e o timbre levemente mais encorpado de sua guitarra se fundem com a voz e de Buddy de um jeito todo especial. É uma canção muito boa de se ouvir num momento de fossa.

Esses são apenas alguns destaques, mas o álbum todo é repleto de fatores que o tornam mais do que atraente. Eu, que sou fã do Buddy Guy, considerei seu penúltimo álbum, Skin Deep de 2008, um item espetacular em sua discografia, uma cereja no topo do bolo, Living Proof me deixou ainda mais impresisonado.

Um álbum para curtir bebendo uma dose de whisky e fumando um charuto.



Álbum: Living Proof
Ano: 2010
Faixas:
01 74 Years Young
02. Thank Me Someday
03. On The Road
04. Stay Around A Little Longer (feat. B.B. King)
05. Key Don't Fit
06. Living Proof
07. Where The Blues Begins (feat. Carlos Santana)
08. Too Soon
09. Every Got To Go
10. Let The Door Knob Hit Ya
11. Guess What
12. Skanky

1 comentários:

1 - Comentários com conteúdo ofensivo não serão aceitos

2 - Para denunciar algum comentário hostil, clique em "relatar" que ele será avaliado

Seguidores