quinta-feira, 7 de abril de 2011

Olá novamente, caros amigos da Comissão!
Hoje vou trazer mais uma banda que muitos não conhecem, mas que devem conhecer!
"Ow véy! Como assim, deve conhecer?"
Ué! Música boa é música boa, cara!

Trago hoje Metal Industrial.
E antes que menininhos e menininhas torçam os narizes, e chorem, e xinguem, pois eu sou feio e bobo de falar desse tipo de música, já vou avisando que música boa é universal, meus camaradas! E se é bom, eu vou falar sobre!
O material de hoje é o Emigrate, projeto musical do nosso amiguinho Richard Z. Kruspe.

E para quem não sabe, Kruspe é guitarrista  e um dos fundadores do Rammstein.

Em 2005, aproveitando um momento de repouso de sua banda, Ricardinho decidiu sair pelo mundo em busca de aventuras musicais diferentes, pessoais, mais dele.
O resultado foi uma banda chamada Emigrate, que apesar de apresentar uma proposta diferente do Rammstein, consegue preservar boa parte dos fatores que caracterizam a banda alemã.
Temos aqui um industrial bem "enxugado", que se foca mais nos riffs duros, secos, pesados, do que nos efeitos de teclado e sintetizadores.
O Emigrate também traz um pouco mais de melodia.

Outra coisa interessante é o vocal, que ficou por conta do próprio Richard. Imaginava algo meio bizarro, mas me surpreendi. A voz do rapaz ficou perfeita nesse som próprio, remetendo a Sisters Of Mercy e Depeche Mode, que, como todos sabemos, fazem parte das muitas influências do R+.

Infelizmente, para mim que sou grande fã do Rammstein, ficou difícil ouvir o Emigrate com "ouvidos limpos", sem pensar no som do R+, e sem fazer comparações.

Pensando nisso agora, e tentando me livrar da sombra da banda de Berlim, posso dizer que o som do Emigrate é um pouco diferente do muita coisa que existe por aí, e apresenta um cuidado especial no que diz respeito a efeitos, sons sintéticos e exageros tecnológicos, o que o torna um Metal Industrial menos forçado que o Oomph, por exemplo.

É importante deixar claro que não é apenas a genialidade de Kruspe que faz desse álbum um dicso sensacional, mas também a competência dos demais integrantes, que são Olsen Involtini na guitarra, Henka Johansson, do Clawfinger, na bateria, e Arnaud Giroux, do Axel Bauer, no baixo.


Confira abaixo dois clipes do único álbum que a banda lançou, o Emigrate, de 2007, e me digam o que acham.
Detalhe: é todo cantado em inglês, e sem sotaque!





Membros:
Richard Z. Kruspe – vocal, guitarra solo
Olsen Involtini – guitarra rítmica
Arnaud Giroux – baixo, vocal de apoio
Henka Johansson – bateria

Seguidores