quarta-feira, 20 de abril de 2011




Banda: Satyricon
Álbum: Now, Diabolical
Gênero: Black Metal
País: Noruega
Ano: 2006

Resenha (retirada do Antro Musical):
Para começo de conversa, o Satyricon é uma banda de Black Metal da Noruega, o que significa som agressivo, extremo, malévolo.

Acontece que o som que temos no Now, Diabolical não é tão malévolo quanto os discos mais antigos da banda. É um Satyricon desacelerado.
Ainda temos instrumentos imundos, vocais grunhidos e fungados, rugidos. Mas cada parte da sujeira do som se destaca da maneira correta, a voz de Satyr, ainda que grunhida, apresenta uma dicção louvável (estamos falando de Black Metal, oras!).
Mas um destaque merecido vai para a bateria de Frost, que apesar de estar pelo menos 50 km/h mais lento do que de costume, fez um trampo de baquetas exemplar.

Pauladas nos momentos exatos, e riqueza de detalhes nas partes mais calmas. E até mesmo nos momentos de porrada solta, esqueça a predominância dos famosos blast beats, pois o cara varia bastante.

Os riffs são diferente do tradicional trato que o Black Metal tem com a guitarra, estão mais ricos e menos atmosféricos. Algumas vezes até se aproximam de um Rock N' Roll mais tradicional, o que é de se espantar.

No geral, é um álbum para deixar os Black Metallers mais tradicionalistas de cabelo em pé, pois aqui o Satyricon apresenta músicas mais acessíveis, mais "pops", digamos assim, mesmo que ainda estajem longe do termo, claro.
A meu ver é um disco que mostra como uma banda consegue romper as correntes do rótulo, e apavorar por aí, fazendo um som original, para banguear nervoso, e que mesmo sendo ligeiramente mais leve do que se espera de uma banda de Black Metal da Noruega, é um som porrada, de quebrar pescoço e assustar a avó.
Quer comparar? Coloque para rolar a faixa K.I.N.G., e em seguida ouça Mother North, clássico da banda do disco Nemesis Divina, de 1996, obrigatória em todos os shows até hoje.
A impressão que fica é de que mesmo sendo bom pra caramba, os caras conseguiram fazer melhor ainda, inovando e ousando.

Assita no fim do post os vídeos de K.I.N.G. (minha favorita no álbum) e The Pentagram Burns (cuja frase "Fight my friend" deveria ser bordada em alguma bandeira).

Faixas:
01. Now, Diabolical
02. K.I.N.G.
03. The Pentagram Burns
04. A New Enemy
05. The Rite Of War Cross
06. That Darkness Shall Be Eternal
07. Delirium
08. To The Mountains
09. Storm (Of The Destroyer)

Formação:
Satyr - Guitars, Keyboards, Vocals, Horns arrangements, Producer, Additional sound engineering, Art Direction
Frost - Drums

Músicos adicionais:
Lars K. Norberg - Bass
Øivind Westby - Horns arrangements

DOWNLOAD!

Este post é uma exclusividade dos blogs O Antro MusicalComissão do Rock.






Seguidores