quarta-feira, 23 de março de 2011

Todo amante do rock and roll, ame ou odeie Guns N' Roses, ouviu falar algo sobre Chinese Democracy, um disco polêmico e controverso, mas que acima de tudo, rendeu demissões, especulações, processos judiciais, brigas e também muito dinheiro durante 15 longos e obscuros anos. 
Nessa série, vamos acompanhar um pouco de tudo o que cercou Chinese Democracy, desde os seus primeiros ruidos em 1994, ao esperado lançamento em 2008. Os anos mais negros daquela que é uma das maiores bandas de todos os tempos, e também a minha preferida. Espero que gostem!

É janeiro de 1994. Por várias semanas, Slash tem mandado várias fitas com riffs de guitarras (e jam sessions com Gilby Clarke e Matt Sorum) para Axl, como sugestões de idéias para a banda começar a trabalhar em seu novo álbum de estúdio. Em 3 de janeiro, Axl Rose diz à Rockline Radio: "nós temos em mente o ano de 1996 (para lançar o álbum) e nós provavelmente vamos gravar muita coisa, vamos tentar fazer bastante coisa até lá... Talvez nós até trabalhemos com Brian May em um projeto futuro."

Nesse mesmo ano, Axl deu uma entrevista à revista Hit Pareder declarando que já tinham músicas prontas para um suposto novo álbum. Uma dessas músicas era This I Love, que 15 anos depois, virou a penúltima faixa de Chinese Democracy. "Eu compus e gravei uma nova música de amor que eu quero colocar no novo disco, chamada 'This I Love', que é a coisa mais pesada que já fiz." Disse Axl.

Em 19 de janeiro, Axl apareceu na cerimônia de indicação de Elton John ao "Rock'n'Roll Hall Of Fame". Ele também tocou "Come Together", dos Beatles, com Bruce Springsteen. Essas acabaram por ser suas últimas performances em público por vários anos.


                                                            Enquanto isso...

Slash começava a rascunhar e gravar demos daquelas que seriam as músicas do novo disco do Guns N' Roses.

No começo de 1994, Slash se encontrou com Axl para conversar sobre as demos que acabaram por se tornar músicas do Snakepit.

Como Slash contou em sua autobiografia: "eu comecei a andar com o Matt e gravar demos do material que a gente tocava só pra me divertir, e Mike Inez do Alice In Chains e o Gilby começaram a aparecer e tocar conosco. Nós três pegamos o embalo e começamos a tocar e a gravar toda noite. Nós não sabíamos sequer no que aquilo iria resultar. Em algum momento eu toquei esse material para o Axl, que demonstrou um profundo desinteresse por ele."

Como já foi dito antes, as demos gravadas por Slash e sua turma foram dispensadas por Axl, que a essa altura, estava se envolvendo com novas vertentes músicais, e segundo Slash, gravar um album solo.

"Houve um ponto em que Axl disse: 'eu vou gravar um disco solo, e eu vou chamar Trent Reznor e Dave Navarro, e o baterista do Nirvana...' e coisas do tipo. E isso é algo como - ele nem conhece metade desse povo, ele simplesmente está sacando esses caras do nada. A minha reação foi 'legal, faça isso, ponha isso pra fora e quando você voltar nós seremos apenas o Guns N' Roses." (Em 1995 o tablóide sueco Aftonbladet perguntou ao guitarrista o motivo pelo qual todos na banda lançaram um projeto solo menos Axl. "Axl acha que o Guns é o seu projeto solo", disse Slash.)

Confira no video abaixo duas das supostas músicas que Slash apresentou a Axl, e, por serem dispensadas, viraram músicas do Slash's Snakepit, projeto formado por Slash em 1995




Como ele também disse à revista Rock Hard: "eu toquei para o Axl uma demo com algumas de minhas idéias para músicas, e tudo o que ele disse foi: 'eu não tenho interesse em tocar esse tipo de música.' Eu respondi: 'mas esse poderia ser um excelente disco do Guns, 100% no estilo da banda.' Ele realmente não deu a mínima, ele só queria tocar industrial e umas porcarias no estilo do Pearl Jam."

Gilby deixou a entender, em uma entrevista para a Kerrang! na época, que Duff McKagan também não tinha gostado da direção das demos de Slash: "(Axl) não curtiu o que estamos fazendo, ele está repensando o que quer fazer. Ele meio que detonou tudo aquilo em que eu, Slash e Matt tínhamos trabalhado. E daí chegou o Duff. Duff e Axl têm uma idéia preconcebida de como o novo álbum deve soar, e o resto de nós tem uma outra idéia."

Em 1999, Axl deu sua própria versão sobre a idéia de que era ele e McKagan versus o resto da banda, dizendo à MTV: "o que as pessoas não sabem é que o álbum do Slash's Snakepit é na verdade o álbum do Guns N' Roses. Eu só não o gravei. O Duff saltou fora, eu também, porque eu não pude tomar parte do processo de criação. Foi algo do tipo 'não, você vai fazer isto, é assim que vai ser.' E eu não acreditei naquele material. Eu achava que havia alguns riffs ali e algumas partes e idéias que precisavam ser desenvolvidas. Mas eu não tinha problema algum em começar a trabalhar naquelas músicas."

A melhor conclusão que podemos tirar de tudo isso é a seguinte: Axl foi aos poucos inclinando o Guns para
uma sonoridade cada vez mais diferente. Não quero colocar o Axl como o vilão da história. Mas todo fã de
Guns N' Roses sabe que Axl sempre teve uma queda por outros estilos. Fato esse que pode ser comprovado
através dos jams que a banda fazia ao vivo, durante a Use Your Illusion Tour. E até mesmo na signifiativa diferença entre a sonoridade de Appetite For Destruction para os Illusions.

Segundo Slash afirma na sua biografia, após a mixagem das guitarras, baixo, bateria e teclado para o Use Your Illusion I e Use Your Illusion II, Axl passou dias trancados no estudio acrescentando todos os tipos de buzinas, sintetizadores e efeitos no disco. E ele parecia amar tudo aquilo.

Outra prova é a faixa ''My World'' do Use Your Illusion 2. Ouça ela no video abaixo e tire suas própias conslusões.


Sem falar que a idéia de acrescentar mais um membro na banda, tecladista Dizzy Reed foi ideia do Axl.

Isso não implica enquanto a genialidade de Axl Rose como músico. Mas sim um desejo dele de expandir os
horizontes do Guns N' Roses. Fato que não agradou o pessoal da velha guarda, como o Slash. Que apenas queria permanecer fiel a sonoridade original do Guns.

Assim termina a primeira parte da ''saga'' de Chinese Democracy! Aguardem as próximas postagens!

Seguidores