quinta-feira, 28 de abril de 2011




Paul David Hewson, conhecido mais pelo seu nome artístico, Bono Vox é o vocalista da banda U2, mais famosa banda irlandesa. Bono é oriundo da cidade de Dublin, situada na Irlanda, onde conheceu sua esposa e os integrantes da banda U2. Bono escreve todas as letras da banda, muitas vezes usando temas sociais, religioso e políticos.]Durante seus primeiros anos as letras de Bono contribuiu para o tom espiritual e rebeldia de U2. Como a banda amadureceu, suas letras se tornaram mais inspiradas por experiências pessoais compartilhadas com os membros da banda.


Fora da banda, ele colaborou e gravou com vários artistas, faz parte da diretoria da Elevation Partners, e possui um hotel, chamadoThe Clarence Hotel, em Dublin, junto com The Edge. Bono também é amplamente conhecido por seu ativismo relativos a África, para o qual ele co-fundou DATA, EDUN, a ONE Campaign e Product Red. Organizou e tocou em vários shows beneficentes e se reuniu com políticos influentes. Bono tem sido elogiado e criticado por seu ativismo e envolvimento com o U2. Foi nomeado para o prémio Nobel da Paz, foi concedido um honorário cavaleiro pela rainha Elizabeth II do Reino Unido, e foi nomeado como "Personalidade do Ano" pela revista Time, entre outros prémios e nomeações.

Início da vida

Bono nasceu no Rotunda Hospital, em Dublin, em 10 de maio de 1960. Foi criado em Glasnevin com o seu irmão, Norman Hewson, pela sua mãe Iris (nascida Rankin), membro da Igreja da Irlanda, e seu pai, Brendan Robert (Bob Hewson), um católico romano. Seus pais inicialmente decidiram que o primeiro filho seria criado na Igreja Anglicana e Bono, o segundo filho, na Igreja Católica. Apesar de Bono ser o segundo filho, ele também participou de serviços na Igreja da Irlanda com a mãe e o irmão.

Bono cresceu no norte de Glasnevin. Sua casa era uma casa típica de três quartos, sendo o seu o meno quarto. Ele estudou até o primário na "Escola Naconal de Glasnevin". Quando tinha 14 anos, sua mãe morreu em 10 de setembro de 1974, em decorrência de um aneurisma cerebral..Muitas músicas do U2, incluindo "I Will Follow", "Mofo", "Out of Control", "Lemon" e "Tomorrow", focam a letra sobre a perda de sua mãe. Muitos temas enfocam o tema da infância contra a maturidade, como "Into the Heart," "Twilight", e "Stories for Boys".
Bono estudou na Mount Temple Comprehensive School, uma escola multi-confessional em Clontarf. Durante sua infância e adolescência, Bono e seus amigos faziam parte de uma gangue de rua surrealista, chamada Lypton Village. Bono se encontrou com um de seus amigos mais próximos "Guggi" (mantendo o relacionamento de amizade nos dias atuais), em Lypton Village. A quadrilha tinha um ritual de apelido. Bono recebeu várias denominações: o primeiro foi Steinvic von Huyseman, então apenas Huyseman, seguido por Houseman, Bon Murray, Bono Vox da O'Connell Street, e finalmente, apenas Bono.

Bono Vox é uma alteração de Bonavox, uma expressão latina que singnifica "boa voz". É dito que ele foi apelidado de Bono Vox por seu amigo Gavin Friday. Inicialmente, Bono não gostou do nome. No entanto, quando soube que traduzido livremente como "boa voz", ele aceitou. Hewson foi conhecido como Bono desde finais dos anos setenta. Embora ele use Bono como seu nome artístico, família e amigos também se referem a ele como Bono, incluindo sua esposa e seus companheiros de banda.

Vida pessoal





Em 2002 foi feita uma votação para determinar quem o povo considera o maior britânico da história, no programa 100 Great Britons, E Bono ficou na 86ª posição entre o público geral.Bono é casado com Ali Hewson (nascida Stewart). A relação começou em 1975, e se casaram em 21 de agosto de 1982, em uma Igreja da Irlanda (anglicana) cerimônia na Igreja de All Saints, em Raheny, com Adam Clayton como padrinho de casamento.O casal teve 4 filhos: as filhas Jordan Hewson (nascida em 10 de maio de 1989, coincidentemente na mesma data que o nascimento do pai); Memphis Eve (nascida em 7 de julho de 1991) e os filhos Elijah Bob Patricius Guggi Q (nascido em 18 de agosto de 1999) e John Abraham (nascido em 21 de maio de 2001). Memphis Eve retratou a personagem Stella em 2008, no filme The Club 27. Bono vive em Killiney, no sul do Condado de Dublin, com sua família e compartilha de uma vivenda em Èze nos Alpes Marítimos, no sul da França, com The Edge.
Em 21 de maio de 2010, foi relatado que Bono tinha sofrido uma lesão durante a preparação para a turnê U2 360º Tour, e que ele tinha sido levado para uma clínica de neurocirurgia em Munique, na Alemanha, para cirurgia de emergência, o que incluía estar em observarvação médica. O médico do time alemão Bayern de Munique, disse Bono teve um bom prognóstico, mas que precisaria de 8 semanas de reabilitação física.

Carreira musical


U2


A banda passou pelo nome "Feedback" por alguns meses, antes de mudar para "The Hype" mais tarde. Após, Dik Evans deixou o grupo para participar de outra banda local, a "Virgin Prunes". Os quatro restantes, mudou oficialmente o nome de "The Hype" para "U2". Inicialmente, Bono cantava, tocava violão e escrevia canções da banda. Ele disse a sua forma de tocar guitarra, no início de uma entrevista de 1982: "Quando começamos, eu era o guitarrista, juntamente com o Edge, exceto que eu não poderia tocar guitarra. Eu ainda não posso. Eu era como um guitarrista ruim que um dia eles quebraram-me e que talvez eu deveria cantar em seu lugar. Eu já havia tentado antes, mas eu não tinha voz. Lembro-me do dia em que eu descobri que podia cantar. Eu disse, 'Oh, é assim que você faz'."Quando The Edge melhorava cada vez mais tocando guitarra, Bono foi relegado, principalmente, ao microfone, embora por vezes ainda toca guitarra e gaita. Em 2006, Bono tem feito aulas de piano desde criança seu professor de piano como um meio para melhorar a sua composição.Em 25 de setembro de 1976, Bono, The Edge, seu irmão Dik Evans e Adam Clayton responderam a anúncio em um mural na escola "Mount Temple", enviada por seu colega Larry Mullen Jr. para formar uma banda de rock. A banda teve sessões ocasionais em que faziam covers de outras bandas. Cansado de longos solos de guitarra e hard rock, Bono queria tocar canções de bandas como The Rolling Stones e The Beach Boys. Infelizmente a banda não poderia tocar covers muito bem, então eles começaram a escrever suas próprias canções.
Bono escreve as letras para quase todas as músicas do U2, que geralmente são ricos em política e temas sociais. Suas letras freqüentemente fazem alusão a uma ligação religiosa ou significado, evidente em canções da banda, como "Gloria" do segundo álbum de estúdio, October, e "I Still Haven't Found What I'm Looking For", do quinto álbum de estúdio, The Joshua Tree. 

Durante os primeiros anos da banda, Bono era conhecido por seu tom rebelde que virou a raiva durante a banda na era de WarThe Joshua Tree e Rattle and HumApós o atentado em Enniskillen, que deixaram 11 mortos e 63 feridos em 8 de novembro de 1987, o Exército Republicano Irlandês (I.R.A.) ameaçaram sequestrar Bono. Simpatizantes do IRA também atacaram um veículo que transportava os integrantes da banda.Esses atos foram em resposta a seu discurso condenando o "Dia da Lembrança Bombing" durante uma performance ao vivo de "Sunday Bloody Sunday".


O som da banda mudou drásticamente em 1991, com o lançamento do seu sétimo álbum de estúdio Achtung Baby. As letras de Bono tornaram-se mais pessoal, inspirados nas experiências relacionadas coma vida privada dos membros da banda..
Durante a turnê Zoo TV Tour, várias personagens foram apresentados, as que incluiam "The Fly", um estereótipo estrela do rock "Mirror Ball Man", uma paródia televangelista americana, e "Mr. MacPhisto", uma combinação de estrela de rock e o diabo.



"The Fly", personagem alter-ego de Bono
Durante a performance, ele tenta interagir com o público o mais rápido possível e é conhecido por puxar os membros da audiência para o palco ou movendo-se para baixo para o nível físico do público. Isso já aconteceu em várias ocasiões, inclusive no Live Aid em 1985, quando ele pulou para fora do palco e puxou uma mulher da platéia para dançar com ele enquanto a banda tocava a canção "Bad", sendo que, 20 anos depois, em julho de 2005, a mesma garota com quem Bono dançou, revelou que a verdade salvou sua vida. Ela estava sendo esmagada pela multidão que se aglomerava na frente do palco. O vocalista gesticulou freneticamente para que os seguranças a ajudassem, mas eles não entenderam, então Bono pulou do palco para ajudá-la; e em 2005, durante a Vertigo Tour em Chicago, onde ele puxou um menino no palco durante a música "An Cat Dubh/Into the Heart".Bono tem frequentemente permitido que os fãs para subir ao palco e cantar músicas com a banda.
Bono já ganhou inúmeros prêmios com o U2, incluindo 22 prêmios Grammy Awards, e em 2003 o prêmio Golden Globes Awards de melhor canção original, "The Hands That Built America", para filme "Gangues de Nova Iorque". Durante a transmissão ao vivo da a cerimônia, Bono chamou o prêmio de "muito, muito brilhante!". Em resposta, o "Parents Television Council" condenou Bono por sua irreverência e iniciou uma campanha para os seus membros a apresentação de queixas junto à FCC. Apesar da FCC ter violado os padrões de indecência, a FCC se recusou a pagar multa porque a rede National Broadcasting Company (NBC) não receberam aviso prévio das consequências de tal profanação de radiodifusão e os palavrões em questão não foi utilizado em seu sentido literal sexual, por ter usado o termo "fuck".


Bono e sua banda foram criticados em 2007 por passar parte de seu catálogo de música valendo milhões de euros, da Irlanda para Amsterdão, seis meses antes da isenção fiscal terminado em músicos royalties. Nos termos da legislação tributária holandesa, as bandas estão sujeitas a baixa a não-inexistencia a taxas de imposto. Paul McGuinness, afirmou que o acordo é legal e habitual e as empresas geralmente buscam minimizar os encargos tributários deles.. A medida gerou críticas no parlamento irlandês. A banda mais tarde, respondeu, afirmando que cerca de 95% da sua actividade teve lugar fora da Irlanda, e que fossem tributadas a nível mundial devido a isso. Bono foi um dos vários números super-ricos, cujo regime fiscal foram apontados para a crítica de um relatório pela caridade "Christian Aid", em 2008.


Colaborações

Além de seu trabalho com o U2, ele tem colaborado com Zucchero, Frank Sinatra, Johnny Cash, Willie Nelson, Luciano Pavarotti,Sinéad O'Connor,Green Day, Roy Orbison, Bob Dylan, Tina Turner, e B. B. King. Ele já gravou com Ray Charles, Quincy Jones, Kirk Franklin, Bruce Springsteen, Tony Bennett, Clannad, The CorrsWyclef JeanKylie MinogueJay-Z e Rihanna, assim como relatos de completar um dueto inédito com Jennifer Lopez.Em Robbie Robertson, álbum homônimo, lançado em 1987, ele toca guitarra baixo e vocal. No álbum homônimo lançado em 1999, Michael HutchenceMichael Hutchence, Bono completou a gravação da canção "Slide Away", como um dueto com Hutchence.


Outros complementos

Em 1992, Bono comprou e contratou pessoas para renovar quartos em Dublin, em um hotel de duas estrelas, o "Clarence Hotel", com Edge, e converteu-o em um hotel de cinco estrelas, com 49 quartos. The Edge e Bono gravaram várias músicas juntos, exclusiva da banda. Eles também trabalharam na trilha-sonora de Homem-Aranha. Bono é um conhecido fã do time da Escócia, Celtic Football Club, e em 1998, havia rumores de que Bono estava destinado a comprar ações do clube escocês.No entanto, foi relatado em 28 de abril de 1998, que este não era o caso do Bono, dizendo: "É bobagem. Eu fui a um par de jogos e eu sou um fã, mas eu não tenho ligações financeiras".


Em maio de 2007, a MTV informou que Bono estava a escrever o prefácio para uma coleção de poesias, intitulado "Third Rail".O prefácio do livro dá detalhes sobre os sentidos da poesia, dizendo: "Os poetas que enchem os bancos aqui vieram para testemunhar, testemunhar o misterioso poder do rock and roll ... Rock and roll é verdadeiramente uma igreja ampla, mas cada um acende uma vela para a sua visão do que é". A coleção, que é editado pelo poeta Jonathan Wells, inclui títulos como "Punk rock You're My Big Crybaby""Variações sobre um tema de Whitesnake" e "Vince Neil Atende Josh em um restaurante chinês em Malibu (Depois de Ezra Pound)".


Bono faz parte do conselho da Elevation Partners, firma de private equity, que tentou comprar a Eidos Interactive, em 2005 e desde então passaram a investir em negócios de entretenimento. Bono tem investido na Forbes Media, grupo nos Estados Unidos através da Elevation Partners. Elevation Partners tornou-se o primeiro estrangeiro a investir na empresa, tendo uma participação minoritária na Forbes Media LLC, uma nova companhia que engloba o negócio de 89 anos, que inclui a revista Forbes, o site Forbes.com e outros ativos. Os termos do acordo não foram divulgados, mas segundo relatos da participação, no valor de € 194 milhões (US$ 250 milhões).


No cinema, Bono interpreta a personagem "Dr. Robert", uma guerra anti-xamã, no filme Across the Universe. Também neste filme, Bono canta canções dos Beatles canções "I Am the Walrus" e "Lucy in the Sky with Diamonds". Também existem outras participações especiais, como em 1999 no filme Entropy (brDe Cabeça Para Baixo), com as canções "Mofo", "Mysterious Ways", "Lemon" e "Capetown Soundcheck"; e no filme The Million Dollar Hotel (brO Hotel de Um Milhão de Dólares) tendo lançado também a trilha-sonora do próprio filme The Million Dollar Hotel Soundtrack,sendo este, baseado em uma história concebida por Bono

Bono em encontro com a presidenta Dilma Roussef em 2011, onde discutiu com a mandatária do país, propostas de combate à AIDS e de erradicação da pobreza

FONTE: WIKIPÉDIA
OBS: A COMISSÃO DO ROCK UTILIZA AS PÁGINAS DA WIKIPÉDIA COMO FONTE DE SUAS BIOGRAFIAS PARA PROPORCIONAR AOS LEITORES UMA INFORMAÇÃO COMPLETA E PRECISA.


DMCA.com

Seguidores