sábado, 12 de fevereiro de 2011

Fala pessoal,

Aproveitando que na última semana publiquei a música "Heart Shaped Box", resolvi falar um pouco sobre o álbum MTV Unplugged in Ney York, que foi uma gravação em acústico feito pela MTV americana em 18 de novembro de 1993 e lançado em 1º de novembro de 1994, 7 meses após a morte de Kurt Cobain.

Uma música que me chamou a atenção nesse álbum foi a "Where Did You Sleep Last Night", que logo depois fui descobrir que se tratava de um cover de um cantor de Blues chamado Lead Belly, e além do mais é conhecida também pelos nomes de "My Girl", "Black Girl" e "In the Pines".





As filmagens mostram um Kurt Cobain triste, esboçando sentimentos na canção. No acústico Kurt Cobain cantou essa música com muita pessoalidade, pois a música identificava-se num momento de sua vida em que ele desconfiava de Courtney Love o trair. Nas filmagens Kurt Cobain quase chega a chorar.





"Where Did You Sleep Last Night" é uma música tradicional de folk americano que retrata a década de 1870, e pelo o que andei pesquisando, parece ser uma música que tem resistido a várias gerações. Por ser uma canção antiga, de outros povos, "In The Pines" pode ter sido transmitida pelo boca-a-boca, o que explica as várias versões que existem da música.
A primeira versão impressa foi feita em 1917 por Cecil Sharp, e era composta por apenas quatro linhas e uma melodia:


"Black girl, black girl, don't lie to me,
Where Did You Sleep Last Night?
I stayed in the pines where the sun never shines
And shivered when the cold wind blows" 


Tradução: 
Minha garota, minha garota não minta pra mim
Me diga onde você dormiu a última noite
Nos pinheiros, nos pinheiros
Onde o sol nunca brilha
Eu tremeria durante a noite inteira

Outros registros ainda informam que a música teve uma versão gravada em 1925 num cilindro fonográfico, - uma das primeiras invenções criadas para a captação de áudio - por um colacionador popular. Foi a primeira documentação de "Train The Longest" uma versão variante da canção que inclui a estrofe "The longest train I ever saw" (trad: o maior trem que eu já vi). 
Esta estrofe provavelmente começou como uma música diferente, que mais tarde se fundiu em "In the Pines"

Em algumas versões a letra da música sobre a "mina de carvão" e a "Georgia Line" pode ter referência a Joseph E. Brown, um ex-governador da Georgia que ficou famoso por alugar condenados para trabalharem nas minas de carvão em 1870.
Embora existam versões que mencionam que ela perdeu a cabeça numa roda motriz, a música deixa claro que a decapitação foi causada pelo comboio. Algumas versões seguintes omitiram a referência ao comboio e retribuíram a causa. O historiador musical Norm Cohen escreveu em seu livro em 1981 "Long Steel Rail: The Railroad in American Folksong" que a canção foi composta por três elementos comuns, um coro sobre "In the Pines" (nos pinheiros), um coro sobre "The longest train I ever saw" (o maior trem...) e uma estrofe sobre decapitação, mas nem sempre todos os elementos estão presentes em todas as versões.

A partir de 1926, várias pessoas passaram a fazer gravações comerciais da música, inclusive algumas bandas de bluesgrass. Em uma dissertação em 1970, foram assinaladas 160 permutações da canção


Bem como a reorganização dos três elementos freqüentes, a pessoa que vai para os pinheiros, ou que é decapitado, é descrito como um homem, mulher, adolescente, marido, esposa ou mãe, enquanto os pinheiros pode ser visto como a representação da sexualidade, morte, ou a solidão. O trem é descrito como matar um ente querido, como tomar um fora da pessoa amada, ou como o sair de um trabalhador itinerante longe de casa.


Nas variantes em que há a uma descrição de confrontação na canção, a pessoa que está sendo questionada é sempre uma mulher. Na versão das irmãs Kossoy, o questionamento é feito da seguinte forma: 


"Little girl, little girl, where'd you stay last night? Not even your mother knows." 
A resposta à pergunta:  "Where did you get that dress/ And those shoes that are so fine?" 
Em outra versão é:
"From a man in the mines/ Who sleeps in the pines."[1] 


Tradução


"Menina,menina, onde você esta noite? Nem mesmo sua mãe sabe." 


Onde você conseguiu esse vestido / E os sapatos que são tão bons?" de uma versão é: 


"De um homem nas minas / Quem dorme nos pinheiros."[1]


O tema da mulher ser pego fazendo algo que ela não deve, portanto, também é comum a muitas variantes.Uma variante, realizada no início do século XXpelo clã Ellison (Ora Ellison, falecido) em Lookout Mountain, Georgia, conta a história de uma menina de Geórgia jovem que foge para os pinheiros depois de ser estuprada. Seu estuprador, um soldado do sexo masculino, foi decapitado mais tarde pelo trem.
Algumas versões da canção também referência a Grande Depressão, com a "negra", sendo umvagabundo no movimento da polícia, que testemunha o assassinato de seu pai, enquanto trem pasava. Ela se esconde dormindo nos pinheiros, no frio.




Versões Notáveis

Bill Monroe

Suas gravações da música em 1941 e 1952 , sob o título "In The Pines" . foram muito influentes na bluegrass e versões posteriores paísForam gravadas pelos" Bluegrass Boys " e com violinos, eles representaram  "longest train", variante da canção, e omitiram qualquer referência à decapitação. No entanto, como Eric Weisbard escreve no seu artigo de 1994, no New York Times  " é uma canção simples que vive além do seu Tempo", "... o trem enigmático é quase tão assustador, sugerindo uma passagem eterna:" Eu perguntei ao meu comandante para o tempo do dia / Ele disse que jogou seu relógio fora. '"



Lead Belly


Huddie Ledbetter, também conhecido como Lead Belly , gravou mais de uma dúzia de versões na metade de 1944 e 1948, na maioria das vezes sob o título "Black Girl" ou "Black Gal". Sua rendição, em primeiro lugar, para Musicraft Records em Nova York em fevereiro de 1944, é indiscutivelmente a mais familiar. Apontada como "Where Did You Sleep Last Night", esta versão aparece em um número de Lead Belly "best-of" compilations, como absolutamente o melhor (2000).
Outra versão conhecida foi gravada por Moses Asch , fundador da Folkways Records , em Nova YorkApontada como "Black Girl" ou "In The Pines", esta versão aparece em compilações como Where Did You Sleep Last Night - Lead Belly Legacy vol. 1 (1996) e O Lead Belly Definitivo (2008).
Lead Belly é muitas vezes atribuída a autoria da música, como na versão lançada pelo Nirvana em seu álbum Unplugged MTV em 1994, no entanto, Ledbetter teria descoberto e reinterpretados a canção, assim como outros músicos fizeram antes e depois dele. Segundo a folclorista americana Alan Lomax , Lead Belly aprendeu a canção de alguma interpretação da versão de 1917 compilado por Cecil Sharp, e pela gravação de fonógrafo em 1925. 


Nirvana



É provável que Cobain tenha feito referência à versão de Lead Belly de por sua interpretação da canção, esta Em 2009, em um artigo da MTVKurt Loder lembra discutindo com Cobain sobre a canção título, com Cobain insistindo: "Mas a versão Leadbelly é chamado de" Where Did You Sleep Last Night "," e Loder preferiu o "In the Pines", título usado por Bill Monroe (assim como Lead Belly).O 
Nirvana ocasionalmente cantou a música durante a década de 1990. O cantor / guitarrista Kurt Cobain foi introduzido à música de Mark Lanegan , e tocou guitarra em uma versão em álbum de 1990 Lanegan, The Winding Sheet . Como Lanegan, Cobain normalmente gritou seu verso final.

Cobain ganhou aclamação da crítica e comercial para sua performance acústica da canção durante aparição do Nirvana no MTV Unplugged  em 1993. Esta versão foi um título póstumo lançado sobre a banda do MTV Unplugged in New York no álbum do ano seguinte.


Outros artistas

  • Dick Justice fez uma versão chamada "Brownskin Blues" em 1929.
  • Cows - Fizeram cover da canção em 1992, em sua coletânea Sub Pop "Smells Like Smoked Sausages".
  • Peg Leg Howell registrou um tradicional blues versão com Eddie Anthony no violino como "Rolling Mill Blues" em 1929, para a Columbia Records .
  • Nathan Abshire , um tocador de acordeon da Louisiana, registou uma variação distinta da música, cantada em francês Cajun , como "Pine Grove Blues". Sua melodia é um blues de condução difícil, mas as letras, quando traduzidas para o Inglês, são familiares, "Hey, black girl, where did you sleep last night?"Tornou-se sua canção tema e ele gravou pelo menos três vezes, desde os anos 40 em diante. Os Pine Leaf Boys gravaram uma versão baseada em Abshire's.
  • Pete Seeger - A versão "de" Black Girl "aparece no Folkways Smithsonian 2002. Foi o relançamento das gravações da década de 1950 e 1960, intitulada American Favorite Ballads, Vol. 1..
  • Josh White - A versão "de" Black Girl  foi feita em 1955 em 25th Anniversary album, a história de John Henry, uma narrativa musical. (Elektra 123)
  • Louvin Brothers - A versão aparece no álbum de 1956, Tragic Songs of Life .
  • Kossoy Sisters gravaram uma versão em sua sessão de 1959 com Erik Darling .
  • Bob Dylan cantou a música em 04 novembro de 1961, no Carnegie Chapter Hall em Nova Iorque.Ele apresentou-se em 12 de janeiro de 1990, no Toad's Place em New Haven, Connecticut .Nenhuma dessas gravações foi oficialmente lançada.
  • Hole tocou a canção em vários shows ao vivo, começando primeiro em 1991. Courtney Love , vocalista do Hole, viria a se casar com Kurt Cobain do Nirvana, que também cobriu a canção (mais notavelmente no MTV Unplugged em 1993). Na sequência da morte de Cobain, em 1994, Love continuou a tocar a música nos shows.
  • The New Christy Minstrels , sob a direção de Randy Sparks, gravou uma versão de seu álbum de estréia de 1961, sobre o selo Columbia.
  • Joan Baez - A versão "Very Early Joan" inclui performances de 1961 e 1963.
  • Doc Watson  cantou muitas vezes  a música em uma gravação ao vivo existente, que data de 1960.Ele executou mais rapidamente do que muitas outras versões, acompanhado apenas de seu banjo.
  • Roscoe Holcomb gravou uma versão, disponível no The High Lonesome Sound .
  • Jackson C. Frank - Sua versão 'aparece no segundo disco de Blues Run The Game .
  • The Four Pennies gravaram e lançaram "Black Girl" em outubro de 1964, que chegou ao nº. 20 nas paradas britânicas.
  • Clifford Jordan - Fez em 1965  um arranjo de jazz com a cantora Sandra Douglass .
  • O Pleazers gravou "Poor Girl", em 1965. Ela foi originalmente gravada como "Black Girl", mas mudou devido a ele ter visto a canção como racista .
  • Grateful Dead gravou a canção em 17 de julho de 1966. Ela aparece como "In The Pines", em sua box-set de 2001The Golden Road.
  • Tiny Tim - Sua versão de 1966, apareceu no lado B de seu single "April Showers ".
  • Norma Tanega gravou a canção em 1967. Ela aparece como "Hey Girl", em seu único álbum "'Walkin' My Cat Named Dog".
  • John Phillips - A versão de" Black Girl "aparece como faixa bônus no CD remasterizado de John Phillips (John, the Wolf King of L.A.) registrados em 1969.
  • Long John Baldry realizou '"Black Girl" em um dueto com Maggie Bell que aparece em It Ain't Easy .
  • Michelle Woods e Deepak Sampathu realizaram "In the Pines" ao vivo na Filadélfia no Club 707 em abril de 2010.
  • Dave Van Ronk - Sua versão aparece em The folkway Years 1959 - 1961
  • Link Wray gravou duas versões intitulado "Georgia Pines" e "In the Pines" no seu 1973 folk-rock release Beans and Fatback .
  • Os Osborne Brothers gravaram uma versão para o álbum Up This Hill And Down(Decca DL-74.767) em junho de 1966.
  • Gene Clark gravou a canção para seu álbum de 1977 Two Sides to Every Story .
  • Charlie Feathers gravou uma versão em 1980, em Memphis.
  • Blood on the Saddle gravou uma versão com Annette Zilinskas para seu 1986 álbum Poison Love(Chameleon CHLP Records-8601).
  • Mark Lanegan é a versão "de" Where Did You Sleep Last Night " foi gravada em agosto de 1989, e aparece em seu álbum solo de estréia de 1990, The Winding Sheet. .
  • Dolly Parton -  Sua versão ao vivo foi gravado em 1994. Ele aparece em seu álbum, Heartsongs: Live From Home . "É fácil de jogar, fácil de cantar, a harmonia é grande e muito emocional", diz Parton da música, que aprendeu com os membros mais velhos de sua família. "A canção é perfeita para as pessoas simples." 
  • Alexander Veljanov - Sua versão aparece em seu álbum The Sweet Life , lançado em 2001
  • Odetta , o povo americano / cantor de blues, gravou a canção para seu álbum de tributo 2001 para Lead Belly, Looking for a home - Thanks to Leadbelly .
  • Josh White - A gravação de "Black Girl" em Nova York foi em Londres (2002).
  • Dee Dee Ramone e Youth Gone Mad gravou uma versão em seu álbum de 2002 Youth Gone Mad com Dee Dee Ramone , o encarte credita a música à Lead Belly.
  • R. Crumb realizou "In the Pines", em Hamburgo, na Alemanha, em 2003. O único lançamento conhecido desta performance ao vivo é na R. Crumb Music Sampler , que está incluído com o R.Crumb Handbook .
  • Ralph Stanley & Jimmy Martin - versão 'aparece em seu álbum, First Time Together , lançado em 2005.
  • (Smog) - versão aparece em seu álbum de 2005 A River Ain't Too Much to Love .
  • Susheela Raman realizados "Where Did You Sleep Last Night", em seu álbum de 2007 .
  • Micah P. Hinson realiza "In The Pines" em seu álbum de 2009 "All Dressed Up & Smelling of Strangers".
  • Tracy Bonham tocaram "In The Pines" em um show do Brooklyn em 12 de fevereiro de 2010.
  • Star Pupil realizado "Where Did You Sleep Last Night", no Bullocks Tavern em Evansville, em 17 de Abril de 2010.
  • Piter Wilkens - versão "apareceu em seu álbum de 2010" Fleanende Hollanner ".
  • Hugo Race realiza "In The Pines" em 2010, "Fatality".
  • Jack Rose -  a versão 'aparece em seu EP 2010 "Ragged e Direito"
  • My Own Private Alaska - versão aparece em seu álbum de 2010 "Amém".
  • Martin Simpson se apresentou ao vivo em Edimburgo, 2011


Aparições


Em filmes

  • A canção pode ser ouvida no fundo do Nicholas Ray filme The True Story of Jesse James. .
  • Algumas linhas da canção são cantadas por Sissy Spacek , tocada por Loretta Lynn , no filme de 1980, Coal Miner's Daughter .
  • Lead Belly a versão da música aparece no filme de terror de 1997, I Know What You Did Last Summer.
  • Cantado no funeral de Jo Van Fleet personagem Ella Garth no surpreendente filme de 1960, Wild River (filme) .
  • A versão é cantada por Nicholas X. Parsons no Culto Independente 2009 Dark-Comédia Suspense Suspense filme, In The Pines (filme) , dirigido por Chip Johnson
  • Parte da música pode ser ouvida no final do filme "Lucky Number Sleven ', dirigido por Paul McGuigan

 Em execuções

  • A canção aparece no jogo 1958 A Taste of Honey , pela British dramaturgo Shelagh Delaney . É cantada pelo personagem Josephine, que substitui a letra de "negrinha" com o "menino". O "menino" no jogo é o namorado de Jimmy, um marinheiro negro que a engravidou.
  • A canção também aparece no jogo 2009 Breakfast at Tiffany's , estrelado por Anna Friel como Holly Golightly. Sung acusticamente por Holly na frente do palco com apenas uma guitarra.


  • A canção é mencionada em Charles Frazier s 'novela Thirteen Moons . Ao escrever sobre a evolução da ferrovia através da Carolina do Norte nos anos seguintes Reconstruction , a personagem principal, Will Cooper, lembra de uma canção ", sobre os pinheiros e pegou a cabeça na roda de condução e do corpo sobre a linha, o narrador articulado para saber onde sua mulher dormia na noite passada. "
  • Um dos Manly Wade Wellman é histórias de fantasia sobre o herói-menestrel John Silver é "Shiver In The Pines", e faz referência à canção.
  • Andrea Cabassi conto Where Did You Sleep Last Night desenvolve a partir da trama de música letras isso.

Letra e tradução - Versão do Nirvana

Where Did You Sleep Last Night?

My girl, my girl, don't lie to me,
Tell me where did you sleep last night?

In the pines, in the pines
Where the sun will never shine
I would shiver the whole night through

My girl, my girl, where will you go?
I'm going where the cold wind blows

In the pines, in the pines
Where the sun will never shine
I would shiver the whole night through

Her husband, was a hard working man
Just about a mile from here
His head was found in a driving wheel
But his body never was found

My girl, my girl, don't lie to me,
Tell me where did you sleep last night?

In the pines, in the pines
Where the sun will never shine
I would shiver the whole night through

My girl, my girl, where will you go?
I'm going where the cold wind blows

In the pines, in the pines
Where the will never shine
I would shiver the whole night through

Minha Menina

Minha menina, minha menina não minta pra mim
Me diga onde você dormiu a última noite


Nos pinhos, nos pinhos
Onde o sol nunca brilha
Eu tremeria durante a noite inteira


Minha menina, minha menina, onde você vai?
Eu estou indo onde o vento frio sopra


Nos pinhos, nos pinhos
Onde o sol nunca brilha
Eu te procuraria a noite inteira


Seu marido, era um homem trabalhador
Apenas cerca de uma milha daqui
Sua cabeça foi encontrada em uma roda motriz
Mas seu corpo nunca foi encontrado


Minha menina, minha menina, não minta pra mim
Me diga onde você dormiu a última noite


Nos pinhos, nos pinhos
Onde o sol nunca brilha
Eu tremeria durante a noite inteira


Minha menina, minha menina, onde você vai?
Eu estou indo onde o vento frio sopra


Nos pinhos, nos pinhos
Onde o sol nunca brilha
Eu tremeria durante a noite inteira














































Fontes de pesquisa:

Wikipedia - In The Pines
Wikipedia - Lead Belly
Letras Terra - Where Did You Sleep Last Night?

Obs: Em alguns momentos publiquei algumas citações das fontes (em itálico), mas procurei criar meu próprio texto na maior parte do post.

DMCA.com

12 comentários:

  1. OTIMA MUSIK
    GOSTEI
    BOA NOITE BOM FDS
    SEGUINDO JÁ
    :)

    andryelle.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Aff mano, seu post ficou mt grande e acabou preujudicando os posts dos outros, presta atenção aeeee !!!!!!!!!

    haha

    ResponderExcluir
  3. Não está prejudicando nada.
    Cuida da sua vida que eu administro o meu blog.

    ResponderExcluir
  4. Ola eu sou totalmente apaixonada com nirvana
    e seu post ficou otimo nao sabia o significado dessa musica nem tinha ouvido essas outas versões que sao muito boas tbm
    parabens ^^

    ResponderExcluir
  5. Nirvana é mara, Mara! huaushua

    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  6. Adorei pois sou muito fã do nirvana mais vc podiam fazer mais mais segredos musicas

    ResponderExcluir
  7. Valeu, Vida de Várias Formas!

    O Segredos Musicais é um quadro que a gente gostaria de explorar mais, porém, como é um quadro que exige, bastante pesquisa, ficou meio parado por causa da falta de tempo dos colaboradores. Mas vou lembrar do seu pedido e fazer mais um Segredos Musicais em breve!

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Caramba,

    Só fui conhecer esse artigo hoje. Muito bom, amigo, parabéns pela pesquisa tão bem feita, e obrigado por mostrar essas outras tradições da música que conhecemos naquele final do Nirvana Unplugged.

    Espero que esse trabalho fantástico continue!

    grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. naturally like your web-site however you have to test the spelling on
    several of your posts. Several of them are rife with spelling issues and I find it very troublesome to inform the truth
    on the other hand I'll definitely come back again.

    Also visit my weblog ... weight loss
    Also see my page > weight loss

    ResponderExcluir
  10. Please let me know if you're looking for a author for your site. You have some really great posts and I believe I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'd love to write some articles for your blog in exchange for a
    link back to mine. Please send me an email if interested.
    Regards!

    Here is my blog weight loss

    ResponderExcluir

1 - Comentários com conteúdo ofensivo não serão aceitos

2 - Para denunciar algum comentário hostil, clique em "relatar" que ele será avaliado

Seguidores