sábado, 5 de fevereiro de 2011

Depois desse post tosco do Guilherme, nada como um Clipe da Semana para animar os ânimos! Hoje temos aqui na Comissão do Rock "Heart Shaped Box", uma das grandes músicas que o Nirvana compôs em sua carreira. 




Heart Shaped Box tem um clipe bastante enigmático. Podemos passar horas vendo e revendo o clipe para tentar captar alguns significados que a música pode passar para quem o assiste 


Observei em algumas pesquisas algumas tentativas de interpretações interessantes, como a de uma internauta que dizia que Kurt desejava ser parte de sua família biológica (Seus pais se separaram em sua infância e ele nunca se conformou com isso) e que o trecho "Lance seu cordão umbilical para que eu possa subir de volta" pode ter alguma ligação com o fato de ele querer recomeçar sua vida novamente e esquecer esses sentimentos, diante de sua família dilacerada. Segundo a autora do comentário,.... "Kurt chegou a dizer-se que ele escolhe as palavras simplesmente baseada no som das palavras, para reforçar a emoção da música com as alterações da voz dele."


Nesse mesmo fórum por onde pesquisei, surgiu também a possibilidade de a música ter relação com seu nascimento, sobre o amor que Kurt tinha por Courtney Love, mas o que parece mais claro, ao observarmos o clipe é que ele se aproxima mais do tema morte. 


Segundo um trecho da biografia de Kurt Cobain citada por uma internauta, "Heart Shaped Box" significa "Caixa em forma de coração", e a idéia veio de um presente que a Courtney deu pro Kurt, uma caixinha de seda em forma de coração,enfeitada e foi um dos primeiros presentes que a Courtney deu prá ele.


Quando compôs a música, inicialmente era para se chamar "Heart Shaped Coffin" ( Caixão em forma de coração), mas acharam que era muito sinistro.


Quanto ao clipe, as imagens mostram, um velhinho com uma touca de papai noel sendo crucificado, o Kurt, Krist e Dave esperando num quarto de hospital, um feto pendendo de uma árvore, uma menina ariana com um capuz...
Esse clipe fala de morte, doença e o Kurt disse que foram imagens que ele teve em sonho.

Esse é um clipe muito interessante, chocante, vibrante, cheio de intrepretações. Mais uma grande obra de arte que o Nirvana deixou para a gente.


Fontes consultadas: http://www.sing365.com/music/archive.nsf/Nirvana-Heart-Shaped-Box-Reviews/E7707469F976D65F48256FD6000E141C

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070525153756AA8P52f

4 comentários:

  1. Sem dúvidas, um dos clipes mais chocantes da história!
    Kurt soube transformar sua dor em canções com letras fortíssimas, fazendo com que todos ao redor também fiquem comovidos.
    A biografia "Harvier then Heaven" de Charles R. Cross revela toda a sua frustração com relação à sua família, seu casamento, sua adolescência e o fato de se tornar um astro e ter de sofrer pressões da mídia.
    Kurt foi um gênio e é um ídolo até hoje da juventude!

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Hey cara topa uma parceria?Meu blog é o www.resenharock2.blogspot.com .Aliás curti muito essa matéria,e pelo meu ver a criança que dizer ser ariana no clipe,significa a exclusão social e racismo já que a raça ariana era considerada pura e também pelo motivo que a menina usa um chapéu da KU-Klux-Klan que era contra os negros.Essa é a unica parte do video que consigo entender.

    ResponderExcluir
  3. Esta faltando muita coisa,esta tão obvio que o homem com a touca vermelha faz alusão ao feriado de ações de graças de forma crítica,também retoma em vários trechos, a ideia de que não pediu que ninguém morrer por ele e zomba fazendo reclamações pelo "pacote"(a morte de Cristo,o preço que foi pago de valor inestimavel) que ele deve...

    ResponderExcluir

1 - Comentários com conteúdo ofensivo não serão aceitos

2 - Para denunciar algum comentário hostil, clique em "relatar" que ele será avaliado

Seguidores