domingo, 12 de setembro de 2010



Nevermind é o segundo álbum de estúdio da banda norte-americana Nirvana, lançado em 1991. Assim que foi lançado, conquistou aclamação da crítica e sucesso de público, vendendo em torno de 26 milhões, 10 milhões segundo a RIAA. Este álbum consagrou o Nirvana no mundo todo, famoso pela sua variada sonoridade e principalmente pela sua capa, eleita pela revista Rolling Stone como a melhor capa de todos os tempos. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame
Mesmo lançado há 19 anos, Nevermind ainda continua sendo um dos trabalhos mais influentes do cenário musical. Recentemente, o canal de TV norte-americano VH1, elegeu Nevermind como o segundo melhor álbum de rock da história, apenas atrás de Revolver, dos Beatles.

Curiosidades

O bebê da capa é Spencer Elden, então com quatro meses de idade. A inspiração para a foto veio de Kurt Cobain e Dave Grohl, inspirados por um documentário sobre bebês que nasciam debaixo da água. Como as imagens destes nascimentos eram fortes demais, a banda preferiu uma foto de um bebê nadando. Após tentar sem sucesso comprar uma imagem deste tipo em um banco de fotos publicitárias, o diretor de arte Robert Fisher contratou o fotógrafo submarino Kirk Weddle para a missão, e Spencer Elden, filho dos amigos do fotógrado, Renata e Rick Elden, foi o escolhido. Foi de Kurt a idéia de acrescentar à foto a nota de um dólar pendurada no anzol.


Renata, a mãe de Spencer, comenta: "Foi muito rápido. Estávamos ambos dentro da água com o bebê. O soltei dentro da água três vezes e Kirk conseguiu a imagem definitiva após tirar apenas uma dúzia de fotos."
pai, Rick, comenta: "Na época achamos que o NIRVANA era apenas mais uma banda grunge de fama efêmera. Apenas quatro meses depois, quando dirigíamos pela Sunset Boulevard e vimos as fotos de Spencer em cartazes é que percebemos o quanto estávamos enganados."

Quando da foto original, nem o bebê nem seus pais receberam nenhum tipo de pagamento. Mais tarde, porém, Spencer recebeu do NIRVANA uma cópia em platina do álbum Nevermind. Spencer Elden, que não é um grande fã do NIRVANA, comenta: "Não é grande coisa. Mas eu tive um professor que ficou muito impressionado quando soube que era eu o menino na capa do álbum."


Em 2001, quando do aniversário de 10 anos do álbum "Nevermind" e do lançamento do box-set póstumo "Nirvana", a revista Rolling Stone recriou a foto de Spencer, desta vez com onze anos e nadando atrás de uma nota de 10 dólares. O fotógrafo foi novamente Kirk Weddle, o mesmo da famosa primeira foto de Spencer. Desta vez o modelo recebeu US$140 pelo seu trabalho.




Foi também iniciativa da Rolling Stone uma nova recriação de Nevermind, desta vez com Bart Simpson no lugar do protagonista. Em uma edição comemorativa da revista foram usadas três diferentes capas com personagens dos Simpsons recriando imagens clássicas do rock. Além da capa de Nevermind foram homenageadas as capas de "Abbey Road" dos Beatles e "Born In The USA" de Bruce Springsteen. Na versão da capa de Nevermind publicada, foi omitido o pênis de Bart Simpson, por questão de censura. Grande fã dos Simpsons, Spencer considerou esta uma grande homenagem: "Isso, sim, foi algo realmente legal!".

Em 2003, doze anos depois de ilustrar Nevermind, Spencer Elden novamente foi fotografado para uma capa de álbum. Cevin Key, da banda Skinny Puppy, escolheu Spencer para protagonizar a capa de seu álbum solo, "The Dragon Experience". Conseguiu o contato graças ao fato de sua namorada ter sido babá de Spencer. Foi a mesma namorada a responsável por tirar a foto que aparece na capa do álbum de Cevin. Novamente Spencer não recebeu pagamento em dinheiro, mas apenas um poster da imagem da capa.

Comenta Spencer: "A cada cinco anos alguém vai me ligar e perguntar algo sobre a foto em Nevermind... e provavelmente vou terminar ganhando algum dinheiro com isso." É, sem sombra de dúvidas, o mesmo menino que, ainda aos quatro meses, já nadava atrás                         
                                                                                    de dinheiro.
Faixas:

01.Smells Like Teen Spirit         
02.In Bloom
03.Come as You Are
04.Breed
05.Lithium
06.Polly
07.Territorial Pissings
08.Drain You
09.Lounge Act
10.Stay Away
11.On a Plain
12.Something in the Way                                                                      





          
     
        Link 1 - Megaupload
  Link 2 - 4shared
     

2 comentários:

  1. Gostaria de troca link e banner com seu blog, caso aceita a parceria entre em contato comigo no blog http://welcometothejungles.blogspot.com/
    e torne-se meu seguidor.
    Abraço: Luiz F.

    ResponderExcluir
  2. Um clássico realmente... mas declarações como: "o canal de TV norte-americano VH1, elegeu Nevermind como o segundo melhor álbum de rock da história, apenas atrás de Revolver, dos Beatles" ñ podem ser levadas a sério.... Respeito o Nirvana, mas existem albuns muito melhores !!! PO, vai escutar o "Dark side of the moon" do Pink Floyd, "Moving Pictures" do Rush...(a lista é grande)... a VH1 mandou muito mal !!!

    ResponderExcluir

1 - Comentários com conteúdo ofensivo não serão aceitos

2 - Para denunciar algum comentário hostil, clique em "relatar" que ele será avaliado

Seguidores