segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Comissão Downloads está de volta hoje, com esse post do blog Rock Online, do blogueiro Rafael Sartori. O álbum de hoje é o The Final Frontiers, que pode ser o último álbum da carreira da banda Iron Maiden.


Se esse for realmente o último álbum, a banda encerrará o ciclo de forma digna.

Ao longo de 30 anos de estrada, o Iron Maiden se acostumou com a grandiosidade. Porém, o que antes se resumia às turnês - com toda a pompa dos estádios, palcos, luzes e aviões - de uns tempos para cá começou a refletir também no som do grupo. Como resultado disso, o grupo passou a gravar álbuns com faixas cada vez mais longas e “floreadas”. Essa tendência atinge seu ápice em “The Final Frontier”, que ultrapassa os 76 minutos de duração - muitos deles de introduções - e diversas mudanças de climas e passagens instrumentais.
O repertório começa com a surpreendente “Satellite 15... The Final Frontier”, cheia de efeitos, ruídos e uma bateria percussiva. Mas logo o Iron Maiden dá as caras na segunda metade da música e continua nos trilhos até o último acorde do disco. Desde a saída de Bruce Dickinson, o Iron Maiden se tornou um grupo de músicas sombrias e complexas e, mesmo com a volta do vocalista, essa linha permaneceu.
O single “El Dorado”, já conhecido dos fãs, traz boas linhas de voz e a levada característica de Steve Harris no baixo. Junto com “The Alchemist”, são as canções mais diretas e agitadas do disco. Entre essas duas temos a balada “Coming Home”, que parece ter sido feita para a carreira solo de Bruce Dickinson, e “Mother of Mercy”, com um bom refrão que deve funcionar ao vivo.
A partir daí, cada faixa é uma verdadeira epopéia. “Isle Of Avalon”, a primeira delas, é possivelmente a música mais interessante de todo o álbum. Isso porque ela tem um excelente equilíbrio entre peso e melodia, distorção e som limpo, voz e instrumental, calmaria e velocidade. É uma espécie de “Rime of the Ancient Mariner” moderna.
Já “Starblind”, “The Talisman”, “The Man Who Would Be King” e “The Wild Wind Blows”, que completam o repertório, podem deixar um não fanático pelo Iron Maiden um tanto quanto entediado se forem ouvidas em seqüência. Isso porque todas têm mais ou menos a mesma estrutura - começando quase como um sussurro e “explodindo” do meio pro final. No entanto, todas têm muito potencial para agradar, desde que ouvidas isoladamente.
Boatos dão conta de que “The Final Frontier” é o último álbum de estúdio do Iron Maiden. Se for verdade, Steve Harris e companhia encerram o ciclo de forma digna. Não no auge, é verdade, mas também ainda bem longe da decadência.


Rafael Sartori
Redação TDM
fonte: Rock Online



Satellite 15....The Final Frontier





TrackList:
  • 01. Satellite 15…..The Final Frontier
  • 02. El Dorado
  • 03. Mother Of Mercy
  • 04. Coming Home
  • 05. The Alchemist
  • 06. Isle Of Avalon
  • 07. Starblind
  • 08. The Talisman
  • 09. The Man Who Would Be King
  • 10. When The Wild Wind Blows


 
Opção 1 - DepositFiles 
Opção 2 - Megaupload

Seguidores