quarta-feira, 12 de maio de 2010


O Alice In Chains é uma banda formada em Seattle, Washington e fez parte do movimento grunge dos anos 90, que teve sua explosão para o mundo com o álbum Nevermind, do Nirvana.
No entanto, a Alice In Chains (diferente da maioria das bandas da região, que tinham seu som influenciado principalmente pelo punk) fazia um som mais pesado, puxado para o heavy metal e com letras muito depressivas.
Depois de ganhar notoriedade nos bares de Seattle, a banda decide gravar um álbum independente, mas acaba fechando contrato com a Columbia Records. O primeiro trabalho oficial então é o EP We Die Young, lançado em julho de 1990, cuja faixa título ganha boas posições em rádios americanas de rock. Um mês depois, chega às lojas o primeiro álbum, Facelift, que ganhou fama com a grande exibição do clipe ''Man In The Box'' na MTV. Em 1992, começa o verdadeiro auge da banda, que lança o segundo álbum, Dirt, ganhando Disco de Platina em dois meses após o lançamento. Dirt também é marcado pelas letras sempre tratando de assuntos controversos como depressão, vícios e abusos, aliás, característica da banda em todos os seus trabalhos.

O Alice In Chains então faz turne com Ozzy Osbourne para a divulgação do novo álbum e, em 1993, grupo tem uma passagem pelo Brasil no festival Hollywood Rock, no Rio de Janeiro e São Paulo. Após estas datas, Mike Starr deixa o grupo devido as turnês intensas da banda. Foi substituído temporariamente por Mike Inez, baixista de Ozzy e depois. o mesmo é confirmado como novo baixista. Em 1994 a banda surpreende fãs e críticos com Jar of Flies, EP que trazia canções acústicas e leves, e que estreou como nº1 nas listas de vendas de álbuns da Billboard. Foi o primeiro EP na história a alcançar tal posição.

Porém, a banda fica vários meses sem tocar, e a especulação sobre o vício em heroína

do vocalista Layne Stanley só aumentam. A banda passa por tensões internas, retornando apenas em novembro de 1995, com o lançamento do disco homônimo, Alice In Chains, que trazia de volta o som pesado, embora diferente do heavy metal de Facelift. Nesse terceiro álbum as canções são muito ''arrastadas'' e mórbidas, sendo conhecido como o álbum mais depressivo da banda e que mais teve a contribuição de Stanley nas letras. Em 1996 o grupo toca no Acústico MTV, seu primeiro em show em três anos e que mostra um Layne Stanley muito fraco, um pouco perdido nas músicas e com sua voz mais reservada. Em muitas músicas foi preciso que o guitarrista Jerry Cantrell o auxiliasse, chegando até a substituí-lo em muitos versos. Nesse acústico é tocada uma nova canção, ''Killer is me''. Em 1998, Staley se reuniu com os outros membros do grupo pela última vez para gravar duas canções inéditas: "Get Born Again" e "Died", que Layne escreveu para sua namorada, Demri Parrott falecida em 1996. Estas canções foram lançadas em 1999 no box-set Music Bank. A compilação continha 48 canções, incluindo raridades, velhas demos, as duas novas canções, e a maior parte das faixas contidas nos álbuns da banda. A possibilidade da reunião completa do Alice in Chains finalmente terminou em 20 de Abril de 2002, quando Staley foi encontrado morto em seu condomínio de uma overdose letal da combinação de heroína e cocaína.

Em 18 de Fevereiro de 2005 o Alice in Chains se reuniu novamente para um concerto beneficente no Premiere Club, em Seattle, a fim de arrecadar fundos para as vítimas do tsunami asiático. No lugar de Layne Stanley, vários cantores, como Ann e Nancy Wilson do Heart. Em 2007, com William DuVall no vocal, saem em turnê com o Velvet Revolver. A partir daí a banda, já contando como William permanentemente, faz uma série de shows pelos Estados Unidos. Após muita espera por parte dos fãs é lançado em 29 de setembro de 2009 o novo álbum: Black Gives Way to Blue e o começo de 2010 é movimentado para a banda, com o lançamento de três videoclipes para os singles e muitos shows pelos estados americanos.



Grind




Letra:

In the darkest hole, you'd be well advised
Not to plan my funeral before the body dies, yeah
Come the morning light, it's a see through show
What you may have heard and what you think you know, yeah
Let the sun never blind your eyes
Let me sleep so my teeth won't grind
Hear a sound from a voice inside
Sure to play a part, so you love the game
And in truth your lies become one and same, yeah
I could set you free, rather hear the sound
Of your body breaking as I take you down, yeah
Let the sun never blind your eyes
Let me sleep so my teeth won't grind
Hear a sound from a voice inside
In the darkest hole, you'd be well advised
Not to plan my funeral before the body dies, yeah
Let the sun never blind your eyes
Let me sleep so my teeth won't grind
Hear a sound from a voice inside

DMCA.com

Seguidores